História

A Faculdade Cesusc é mantida pelo seu órgão mantenedor, o Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), foi recredenciada pela Portaria Ministerial nº 1.271 de 29/11/2018 (DOU de 30/11/2018) do Ministério de Educação (MEC). O nome foi recentemente trocado devido a Instituição ser mais conhecida pelo nome da Mantenedora do que pela Faculdade. A mudança foi solicitada ao Ministério da Educação (MEC) e foi confirmada no Diário Oficial da União em 02 de fevereiro de 2015, por meio da Portaria n° 95, de 30 de janeiro de 2015. A Instituição que tinha o nome de Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis passou a se chamar de Faculdade Cesusc.

A Instituição oferece Cursos de Graduação, Extensão, bem como Cursos de Pós-Graduação Especialização (lato sensu) nas áreas de Gestão, Tecnologia da Informação, Psicologia e Direito. A Faculdade ainda desenvolve uma série de atividades, por meio de seus Núcleos e Grupos de Estudos e Pesquisas.

A Faculdade oferece uma perspectiva de ensino diferenciada, guiada pela necessária visão interdisciplinar voltada para a transformação do social e o compromisso com outras realidades. Os Projetos Pedagógicos dos Cursos estão em constante reformulação para se adequar às novas perspectivas do mercado de trabalho e às exigências do Ministério de Educação (MEC).

Os Programas de Pesquisa e Extensão e de Responsabilidade Socioambiental oferecem atividades culturais e acadêmicas abertas à comunidade. A Faculdade ainda desenvolve importantes atividades assistenciais e de pesquisa, por meio dos Núcleos de Pesquisa e de Extensão como o Núcleo de Assessoria Jurídica Emancipatória (Naje), Núcleo de Prática Jurídica em Arbitragem Empresarial (Nupa), além do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do Escritório de Atendimento Jurídico (Esaj), e do Centro de Produção de Saberes e Práticas em Psicologia (Cepsi).

MISSÃO INSTITUCIONAL

Em sua concepção, a Faculdade Cesusc ratifica seus valores, por meio da missão de “promover a formação de profissionais capacitados para interagir de forma ética e produtiva com a comunidade visando ao desenvolvimento social”, oferecendo educação de qualidade com seriedade, competência, consciência e dedicação ao ensino. Além disso, firma um compromisso com a sociedade, na formação de cidadãos éticos e dinâmicos, conscientes de suas responsabilidades quanto à sustentabilidade, com visão holística proativa, capazes de atuar no processo de melhoria da qualidade de vida da sociedade.

VISÃO

A Faculdade Cesusc possui como visão “ser a melhor Instituição de Ensino Superior particular de Santa Catarina”, comprovada por meio da busca por excelência nos indicadores de qualidade da educação.

PRINCÍPIOS E VALORES

A Faculdade Cesusc possui como valores fundamentais o ensino de qualidade, a sustentabilidade e a responsabilidade social. De uma forma ampla, na contínua transformação da Faculdade Cesusc, como referencial de qualidade de ensino superior, os seguintes princípios são fundamentais para o planejamento, a execução e o controle das políticas da Instituição:

  • A) CIDADANIA: criação de condições para que a comunidade acadêmica se realize profissional e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, do desenvolvimento de competências e espaços para empreender, atuando na sociedade de forma consciente de seus direitos e deveres;
  • B) INOVAÇÃO: promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar diferencial de excelência de ensino e gestão na Faculdade;
  • C) TRANSPARÊNCIA: atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora do ser humano, objetivando o desenvolvimento das instâncias de representatividade da comunidade acadêmica, a promoção de relações de qualidade e proteção dos interesses de todos;
  • D) SUSTENTABILIDADE: compreensão dos fatores sociais, ambientais e econômicos que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo a curto e longo prazo. Em sua atuação, a Faculdade Cesusc propicia a compreensão das relações de interdependência entre os diversos componentes sociais, bem como entre as comunidades e o ambiente externo. Além disso, busca o alcance de resultados consistentes pelo aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas;
  • E) RESPONSABILIDADE SOCIAL: atuação definida pela relação ética e transparente da organização com todos os segmentos com os quais a Faculdade Cesusc se relaciona. Refere-se também à inserção no desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, além de respeitar a diversidade e promover a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização.

1998

Apresentação do projeto da Faculdade Cesusc e do Curso de Graduação em Direito para o Ministério da Educação (MEC).

2000

Início das atividades da instituição em Ponta das Canas, em Florianópolis, com a autorização do Curso de Graduação em Direito.

2001

Autorização para a Faculdade ofertar o Curso de Graduação em Administração.

2002

Transferência da instituição para a sede atual, em Santo Antônio de Lisboa, na SC401, em Florianópolis.

2005

Autorização para o início do Curso de Graduação em Psicologia.

2006

Reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) dos cursos de Direito e de Administração.

2007

Autorização para a oferta do Curso de Graduação de Tecnologia em Design de Interiores.

2010

Reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) do Curso de Graduação em Psicologia.

2011

Reconhecimento do Curso de Graduação em Tecnologia em Design de Interiores.

2012

Solicitação ao Ministério da Educação (MEC) para a oferta do Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

2013

Autorização para a oferta do Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

2014

Solicitação ao Ministério da Educação (MEC) para oferta de Educação a Distância (EaD) com o Curso de Graduação em Tecnologia em Gestão Comercial.

2015

Alteração do nome da Faculdade e mudança da identidade visual.

Solicitação ao Ministério da Educação (MEC) para a oferta de três novos Cursos de Graduação de Tecnologia.

Renovação de reconhecimento do Curso de Graduação em Tecnologia em Design de Interiores com conceito máximo do MEC.

2016

Autorização para a oferta dos Cursos de Graduação em Tecnologia de Gestão de Marketing; Gestão da Tecnologia da Informação; e Produção Multimídia.

Início da oferta do Curso de Graduação em Tecnologia de Gestão de Marketing, Gestão da Tecnologia da Informação, e Produção Multimídia.

Curso de Graduação em Direito é reconhecido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil com o selo “OAB Recomenda”.

Portaria do Ministério da Educação (MEC) faz a renovação de reconhecimento do Curso de Graduação em Direito.

2017

Início dos Cursos de Graduação em Tecnologia de Gestão de Marketing e Produção Multimídia.

Portaria de credenciamento para ofertas de Cursos de Educação a Distância (EaD) e autorização do Curso de Graduação (EaD) em Tecnologia de Gestão Comercial.

Protocolo de autorização para o Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

2018

Início do Curso de Graduação Online em Tecnologia de Gestão Comercial.

Recredenciamento presencial da Faculdade.