Aluna da 3ª Fase do curso de Design Interiores da Cesusc é aprovada para Doutorado na Universidade de Lisboa

22 de novembro de 2018

Maristela Costa e Silva se forma em 2019, mas já foi aprovada com o portfólio feito no curso

A ideia de fazer um doutorado surgiu logo após Maristela Costa e Silva terminar seu mestrado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A inspiração e vontade também veio pelo fato de vários amigos e familiares terem passado por essa experiência, porém alguns compromissos de trabalho e com a família os planos foram transferidos. Quando ingressou na  graduação em Design de Interiores da Faculdade Cesusc, em agosto de 2017, a aluna soube do incentivo à pesquisa no Núcleo de Prática Profissional e Pesquisa de Interiores (NP3D) e que a Instituição já possuía convênio de intercâmbio com a Universidade de Lisboa para outros cursos, mas não para o Design de Interiores. Com isso em mente ao viajar para o exterior, Maristela aproveitou a oportunidade para buscar informações e contatos para intercâmbio na área de Design na universidade lusitana.

Maristela se forma no segundo semestre de 2019 e tem o desafio de junto começar o seu Doutorado em Portugal. Para isso, neste começo optou pelo regime intensivo de estudos, onde as aulas são diárias, concentradas nos bimestres janeiro-fevereiro e julho-agosto. Assim, otimiza o tempo com as férias da Faculdade Cesusc. Em seguida, a graduanda terá mais dois anos de estudos pela frente para se tornar Doutora em Design. “É uma nova etapa que foi muito esperada e batalhada. Me preparei para a chegada deste momento, para aproveitá-lo em sua plenitude. Está sendo muito gratificante ter sido aprovada na primeira oportunidade em que me candidatei ao doutoramento. O portfólio que enviei junto com os demais documentos da candidatura foram os trabalhos que realizei durante esses três primeiros semestres do curso de Design de Interiores no Cesusc”, conta Maristela.

Sua área de atuação é o Design de Interiores socialmente responsável, inclusivo e aplicado às moradias e mobiliários populares. É exatamente esse o tema de sua tese.  “Meu objetivo é trabalhar o design de produtos e espaços junto com a área de motricidade humana para propostas de design inclusivo de custo acessível a todos, garantindo conforto, autonomia e segurança.” explica Maristela.