Alunos de Administração apresentam projetos desenvolvidos durante o semestre na disciplina de Design Thinking

1 de dezembro de 2017

Os acadêmicos do curso de Administração da Faculdade Cesusc apresentaram, na última quinta-feira (dia 30), os trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre na disciplina de Design Thinking.

Segundo a Professora Aline Santos, a disciplina tem uma abordagem no sentido de trazer soluções inovadoras para os problemas, focando os usuários do problema para participar e cocriar uma solução. “Ao todo, foram apresentados 11 trabalhos desenvolvidos com base nos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os alunos organizaram grupos e trabalharam com foco em diferentes problemas, que abordam meio ambiente, acessibilidade, maternidade etc. Eles identificaram os problemas, coletaram dados, analisaram e agora propõem soluções por meio dos protótipos”, explica a docente.

Os projetos estão em fase embrionária, mas por trazerem problemas reais dos usuários à tona, ajudam os alunos a desenvolverem o espírito empreendedor com uma visão mais coparticipativa. “O propósito de fazer algo relevante não parte apenas do empreendedor. A ideia é criada em conjunto com as pessoas que enfrentam algum tipo de problema. Com esses projetos, os alunos podem participar de editais de inovações para conseguir apoio financeiro e disponibilizar as soluções no mercado. Além disso, podem participar de eventos como o Social Good Brasil e apresentar essas ideias inovadoras”, completa.

Para o acadêmico Marcus Tomasi a disciplina e o projeto desenvolvido “ajudaram a observar de diversos ângulos os problemas sociais. Com isso conseguimos analisar os dados coletados e propor soluções viáveis para a sociedade”.

*Design Thinking é o conjunto de métodos e processos para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.