Alunos do Curso de Psicologia participaram do XX Encontro Nacional ABRAPSO, em São Paulo

25 de novembro de 2019

Estudantes e professores do curso de Psicologia da Faculdade CESUSC participaram do XX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, realizado entre os dias 13 e 16 de novembro de 2019, na PUC São Paulo.

O objetivo do evento foi reunir profissionais, estudantes e pesquisadores para discutir sobre uma Psicologia crítica, comprometida com a transformação social e com a realidade brasileira e latinoamericana.

Durante os dias do evento, estudantes orientados pelas professoras Marília Amaral e Josiele Lahorgue e os professores Rudinei Beltrame e Gabriel Bueno propuseram minicurso, realizaram apresentação de pôsteres e comunicação oral em Grupos de Trabalho.

Os trabalhos apresentados são resultados dos Grupos de Estudo e Pesquisa, dos Projetos de Extensão do Centro de Produção de Saberes e Práticas em Psicologia (CEPSI), dos estágios curriculares e de intervenções desenvolvidas ao longo dos últimos semestres na Faculdade CESUSC.

As temáticas apresentadas estavam relacionadas às áreas de violência de Estado contra os povos originários; convivência e fortalecimento de vínculos comunitários; Psicologia Social em contextos de educação; intervenções em gênero e sexualidades; e a não judicialização da vida.  Ao todo, 14 estudantes e quatro professores estiveram presentes expondo as pesquisas e intervenções.

“Esse encontro que ocorre desde 1986 constitui-se em importante espaço de trocas de experiências e construção de um posicionamento crítico da Psicologia frente a perspectivas naturalizantes e a-históricas de produção de conhecimento e intervenção em nossa sociedade. A participação e engajamento de estudantes e professores reitera o compromisso ético-político do curso com a defesa de direitos humanos e sociais e com o avanço científico da profissão, com vistas à formação de profissionais críticos para transformar a realidade”, explica a Coordenadora do CEPSI e dos Estágios, professora Marília Amaral.