Calouro: prepare-se para o primeiro semestre na faculdade

25 de fevereiro de 2021

Calouro: prepare-se para o primeiro semestre na faculdade

Após a aprovação no vestibular, o primeiro ano na faculdade é sempre o momento mais eufórico, principalmente quando se ingressa com 18 anos. Muitos planos são feitos e são muitas emoções que geram “borboletas no estômago” de cada estudante  prestes a receber o título de calouro e começar sua vida acadêmica. Atingir a maioridade é um momento muito importante, já que todos esperam ansiosamente para chegar a essa idade e poder começar a dirigir, por exemplo, ou muitos acham que podem agir sem dar satisfação aos pais, já que, em tese, são responsáveis pelos próprios atos.

Junto com toda essa ansiedade vem a responsabilidade de decidir qual carreira  seguir “para o resto da vida”. Sabe-se que é muito difícil ter que tomar uma decisão tão relevante, quando ainda se é tão jovem. A Faculdade é vista como um universo novo e cheio de expectativas para o início da trajetória profissional.

O período traz diversas mudanças e desafios, e adaptar-se a uma nova rotina é fundamental para fazer do primeiro ano algo agradável para o calouro. Novo estilo de vida e ritmo de estudos talvez não sejam as tarefas mais fáceis, já que a graduação é completamente diferente da escola. Requer dedicação por parte dos estudantes e uma lista de prioridades bem estabelecidas.

Desafios Iniciais

Depois de uma maratona de estudos e de  muito empenho para passar no vestibular, a conquista de uma vaga na faculdade é a recompensa e também o momento de se preparar para uma nova etapa da vida.

É natural criar grandes expectativas, principalmente logo após sair do ensino médio em que você fica super animado para ter uma nova rotina estudantil e louco para vivenciar a liberdade de escolher o que deseja estudar.

A experiência do ambiente universitário é transformadora, algo extremamente significativo, tanto para o crescimento profissional quanto para o desenvolvimento pessoal de cada estudante.

A primeira dica e a mais importante: tente ao máximo aproveitar todos os ensinamentos dessa nova fase. Então, nada de deixar a timidez vencer! É o momento de fazer amizades, trocar experiências e criar networking.

Ter amigos para dividir essa oportunidade vai tornar tudo mais fácil e leve, permite ajudar e ser ajudado, se distrair da rotina e aprender cada vez mais sobre outros assuntos, tendo contato com outras realidades e culturas.

Além disso, exercite a curiosidade e  pergunte muito durante as aulas. Ninguém sabe tudo, e não existe pergunta boba, tudo é válido e às vezes a dúvida que você tem, pode ser a dúvida de algum colega.

É necessário ter em mente que você não precisa saber do conteúdo antes de aprender, não é constrangimento assumir que não entendeu um assunto ou que não sabia de determinado conceito.

Estilo de Vida Saudável

A rotina de um estudante universitário deve combinar com os hábitos de uma vida saudável, quanto mais práticas que priorizam o seu bem-estar, melhor será sua saúde física e mental para lidar com todo o estresse de provas e trabalhos.

Se organize e reserve uma quantidade de horas diárias para estudar, preferencialmente crie uma rotina de estudos, pois assim, administrando melhor o seu tempo  a semana não fica sobrecarregada e os seus resultados de estudo serão infinitamente melhores.

Opte por praticar exercícios físicos, principalmente antes de estudar. Manter o  seu corpo  em movimento,  ajuda a prevenir doenças e ainda contribui para um aprendizado mais duradouro ao longo da faculdade.

A atividade física permite a liberação de hormônios e neurotransmissores para equilibrar bem-estar e disposição, para desta forma, ter uma melhor  absorção de conteúdos.

Como complemento tente manter uma alimentação equilibrada, o que preserva  a sua disposição e saúde mental. Fazer pausas e tirar um tempo para si também são fundamentais para limpar a mente e recuperar as energias.

O corpo costuma avisar quando está exausto e por isso é essencial que você respeite os seus limites. Preste atenção nos sinais, cada pessoa possui um ritmo próprio de aprendizagem. Evite se cobrar demais pois gera vários transtornos como autossabotagem por exemplo.

O calouro da Faculdade Cesusc

Se você está iniciando sua vida acadêmica na Faculdade Cesusc, saiba que vai ter ao seu dispor uma estrutura diferenciada e um curso voltado para as suas necessidades. Você tem uma rede de suporte pensada para melhor atender as necessidades, tanto de quem inicia um curso quanto de quem está no meio da jornada.

Uma dica importante é: esteja sempre atento ao Sistema Acadêmico Unimestre, já que ele é a principal ferramenta de comunicação entre professores, coordenação e alunos.

Nele é possível encontrar a grade curricular de cada semestre, o plano de ensino de cada disciplina, onde consta a organização da aula, o contato dos professores é feito através dos recados dentro da plataforma e você irá receber os comunicados da coordenação por lá também.

Além disso, pode acessar os materiais de apoio, os boletos para pagamento, abrir requerimentos  e muito mais.

Segue o link do Manual de Informações sobre o Sistema Acadêmico. Para mais informações e  eventuais dúvidas, aqui na Faculdade Cesusc você pode entrar em contato com o NAD, que é o Núcleo de Apoio Docente. O NAD atende por e-mail, além do  WhatsApp (48)98408-7593,  de segunda a sexta das 7:30h às 22:30h.

E, você, estudante universitário é um ser privilegiado pelo acesso à educação formal e por se beneficiar de uma estrutura acadêmica que fortalece as trilhas do conhecimento.

Seja bem-vindo! Mas, já vamos avisando, este é só o primeiro passo.