Centro de Produção de Saberes e Práticas em Psicologia da Faculdade Cesusc recebe estudo idealizado por alunos

16 de novembro de 2018

Nesta quarta-feira (14) foram apresentados os trabalhos realizados em sala de aula,pelos alunos da disciplina Clínica da Infância, do curso de Psicologia,  que serão cedidos para uso nos atendimentos às crianças e adolescentes no Centro de Produção de Saberes e Práticas em Psicologia da Faculdade Cesusc (CEPSI).

A docente Viviane Hultmann Nieweglowski, que ministra esta disciplina, afirma que o atendimento clínico com esse público requer do psicoterapeuta habilidades e intervenções específicas, como a utilização de instrumentos lúdicos, que podem contribuir no processo de vinculação e facilitar a expressão de conteúdos psíquicos, entre outros. “Na disciplina Clínica da Infância e Juventude compartilhamos conhecimentos que sustentam este trabalho, com a proposta de que, ao final do curso, os alunos desenvolvam um instrumento lúdico que será disponibilizado ao CEPSI”, afirma.

Ao longo do semestre, os alunos desenvolvem a atividade em pequenos grupos, sendo estimulados a buscar originalidade, criatividade e pertinência com o corpo teórico estudado. Concebem a ideia, debatem sobre sua aplicabilidade, a faixa etária destinada e, ao final, constroem o instrumento e, também, o seu “manual de instrução” a fim de que os estagiários da Clínica Escola saibam como e em que momentos utilizá-lo.

Para a professora, a relevância deste trabalho se dá pela possibilidade de que os  alunos possam aplicar o conteúdo da disciplina. “Para o desenvolvimento do instrumento, os estudantes precisam contemplar conceitos teóricos e contribuir para o aumento de possibilidades de intervenções clínicas com o público atendido no CEPSI”, conclui.