Como a pós-graduação em Avaliação Psicológica traz ganhos para a carreira

7 de dezembro de 2021

Veja algumas considerações e perspectivas para a atuação profissional

Hoje queremos falar com os psicólogos e os futuros profissionais da Psicologia. E, mais especificamente, com aqueles interessados em Avaliação Psicológica. Você sabe que esta é uma área que está em expansão?

Pois é. Mesmo sendo uma das áreas mais atingidas pela pandemia, a avaliação psicológica está em pleno crescimento. É possível verificar sua necessidade em muitos segmentos de atuação.

E foi para começar a discutir a Avaliação Psicológica, que a Faculdade Cesusc ofereceu uma aula sobre o tema. A Prof. Andréa Pesca, coordenadora do nosso curso de Pós-graduação em Avaliação Psicológica nos brindou com considerações importantes.

Além de discorrer sobre o assunto, a prof. Andréa apresentou as disciplinas da pós e os benefícios de continuar os estudos em Avaliação Psicológica.

Por que uma pós em Avaliação Psicológica?

É um curso que capacita os profissionais de Psicologia de forma teórica, técnica e prática. A área de avaliação psicológica é uma área técnico-científica, que demanda conhecimento especializado em diferentes contextos profissionais.

Segundo a Prof. Andréa, a pós vai trazer um embasamento aos alunos. Um olhar sob cada uma das áreas mais procuradas em avaliação psicológica. Conhecer os processos e sua importância. E ter respaldo científico em todas as etapas do processo.

E, mais importante: estabelecer um olhar crítico. Que os alunos possam perceber a necessidade, ou não, da avaliação psicológica de um paciente. E que o façam de forma ética e responsável.

Com isso, a prioridade é a compreensão dos fundamentos teóricos. Desenvolver habilidades e competências técnicas mais aprofundadas que um curso de graduação. E refletir sobre a postura profissional do Psicólogo.

Ainda, aproveitando a fala da Prof. “a avaliação psicológica não é para qualquer psicólogo”, é necessário postura profissional ao fazer um laudo psicológico. E conhecimento de técnicas de escrita, também! O que será uma das disciplinas do curso.

Avaliação Psicológica não é teste psicológico

Você acha que fazer um teste, é ser submetido a uma avaliação psicológica? Sinto muito. Engano seu. A avaliação psicológica pode incluir testes. Porém é um processo muito mais amplo. Bem mais complexo. E por isso a importância da capacitação.

Uma avaliação psicológica se dá em várias etapas. A primeira é a entrevista e a última é a devolução, o laudo. Nessa jornada podem ser incluídos questionários, dinâmicas, observações e mais.

É condição para o profissional a administração, apuração e interpretação de instrumentos psicológicos. Tudo de acordo com a natureza da demanda. Com o objetivo do procedimento.

Avaliação Psicológica: ame ou odeie

É um procedimento criticado por muitos profissionais, mas, por outro lado muitos a consideram um complemento ao seu trabalho.

A avaliação psicológica é traçar competências, descobrir habilidades, investigar fenômenos para que isso venha a aperfeiçoar o diagnóstico e o tratamento do paciente. E complementar o trabalho do profissional.

Por esse viés, neste encontro a Prof. apresentou as disciplinas do curso e sua intenção ao colocá-las na grade curricular. O curso começa com uma Introdução à Avaliação Psicológica, ou seja, objetivos, tipos de avaliação, diagnóstico, raciocínio clínico.

Logo depois vem instrumentação psicológica: os testes, os instrumentos psicológicos, até mesmo instrumentos psicológicos informatizados. Uma novidade, fruto da pandemia.  Aqui temos, também, as inovações na área.

Além dessas, outra disciplina que merece destaque é avaliação neuropsicológica, ou seja, funcionamento cerebral e comportamento. Muito tem se falado a esse respeito.

Ainda, completa a grade do curso Psicopatologia, transtornos de ansiedade, humor, personalidade. As teorias, métodos nessa área. Bem como, a disciplina Avaliação em Saúde Mental. Mesmo que ela, a saúde mental, se faça presente em todo o curso.

Além de avaliação psicológica no contexto hospitalar, no esporte e em muitas outras situações profissionais.

A pessoa como centro da avaliação psicológica

Cada ser humano é único. Reage de modos diferentes. Tem necessidades distintas. E precisa de tratamento diferente.

Nesse ponto entra a habilidade e expertise do profissional em aplicar os instrumentos certos e obter os resultados esperados. E por isso, a importância da prática.

Na pós da Faculdade Cesusc, uma das vantagens é a possibilidade de prática na clínica-escola, que é o espaço de atendimento à comunidade. É o ambiente de prática para os estudantes da Graduação em Psicologia. E será o laboratório de prática da Pós-graduação em Avaliação Psicológica.

Neste curso teremos 40h de prática. Que podem ser feitas no consultório, no local de trabalho do estudante ou na clínica-escola. Uma oportunidade de aprimorar a teoria e as técnicas estudadas durante o curso.

Enfim, oportunidades de desenvolvimento não faltam. E a avaliação psicológica encontra muitos caminhos e possibilidades no próximo ano. Sabe por quê?

Porque as pessoas estão olhando mais para si mesmas, e buscando ajuda para resolver e ou administrar suas inquietações e conflitos. E para melhorar o desempenho ou descobrir habilidades.