COMO UMA PÓS-GRADUAÇÃO IMPULSIONA A SUA CARREIRA?

  • Data de publicação
    26 de agosto de 2021
  • Discussão
    Nenhum comentário

COMO UMA PÓS-GRADUAÇÃO IMPULSIONA A SUA CARREIRA?

Um curso de pós-graduação traz as possibilidades de carreira que você precisa e conecta com o mercado de trabalho de forma rápida.

Você  investiu o seu tempo, que,imagino, é precioso, para ler este texto?  Provavelmente você está pensando em fazer um curso de pós-graduação. Ou, quem sabe, quer retomar aquela especialização não concluída. Sabe aquele curso que falta só o trabalho final? Ou aquela pós na qual você tem pendência em uma ou duas disciplinas?

Então, talvez na época você não tenha dado importância, ou tenha pensado que não é necessário. Algo como – “deixa assim, depois eu vejo” !! Mas agora você sente a necessidade de aprimoramento e, ainda mais importante, da certificação. E sabe que o mercado profissional, cada vez mais, demanda especialização.

Pois saiba que você não é a única pessoa a pensar assim! E, da mesma forma, não está sozinho na retomada de um projeto de pós antigo ou tentando “correr atrás” da certificação que ficou no meio do caminho. Você, na verdade, faz parte de um seleto grupo de profissionais que percebe as necessidades do mercado.

Ou seja, você já saiu na frente dos concorrentes! Veja que interessante a  pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, sobre o setor de pós-graduação: nos últimos quatro anos o número de alunos em cursos de pós-graduação lato sensu teve um aumento impressionante de 74%, (isso mesmo, você não leu errado!). Saltou de 683 mil alunos para quase 1,2 milhão! Enquanto a pós-graduação stricto sensu brasileira cresceu 48,6% na última década, passando de 3.128 programas para impressionantes 4.650.

E grande parte desses alunos frequenta instituições privadas, nas quais a oferta corresponde a 91% do total de vagas. Exatamente! Esta é também a realidade do nosso Estado.  Aqui em Florianópolis, a Faculdade Cesusc, reconhecida por seus cursos de graduação, com tradição na formação de profissionais no curso de Direito e consolidada pela oferta de cursos de pós-graduação, a maioria deles na área do Direito, mesmo antes desta situação de pandemia, já vinha comprovando esta realidade mencionada na pesquisa.

Assim, após passado o impacto inicial da pandemia, com a consequente reorganização da oferta de nossos cursos, sentimos uma demanda crescente de ex-alunos querendo retomar cursos não concluídos. Além disso, muitos em busca do certificado ainda não retirado e, até mesmo, egressos com intenção de começar um curso de especialização em outra área. Todos, entretanto, em busca de aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional, motivados pela nova configuração e pelas demandas de mercado.

 

Por que agora é o momento para uma pós-graduação?

Vivemos um momento de incertezas ou de reinvenção, consequência da pandemia. Situações de crise ou de mudanças profundas como esta da COVID-19 nos mostram que o investimento no desenvolvimento profissional é o caminho mais adequado e assertivo. É o que nos prepara para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças. É o que garante, em meio às incertezas advindas deste processo, respaldo profissional, ancorado na diferenciação, na figura de um profissional que investe em si mesmo e busca o aperfeiçoamento através de um curso de pós-graduação, seja ele lato sensu ou strictu sensu.

 

Pós-graduação lato sensu ou strictu sensu?

Qual a melhor escolha? 

Pois bem, um curso de pós-graduação strictu sensu demanda mais tempo de estudo. É imperativo dedicação praticamente exclusiva aos estudos. O que significa que você demora mais para concluir, bem como necessita um estudo com mais aprofundamento, além de pesquisa em muitas fontes e validações de estudos, ideias, teorias. Também, este tipo de especialização, por suas próprias características, sofre avaliações e controle mais rigoroso por parte do MEC.

Por outro lado,um curso lato sensu, que são os cursos oferecidos pela Faculdade Cesusc, deve necessariamente seguir as regulações do MEC. Entretanto as instituições têm mais liberdade para formatar a oferta. Eles devem ter mínimo de 360 horas de aula, o Trabalho de Conclusão não é obrigatório, isso vai depender do projeto do curso e, sua maior vantagem é o fato de ser um curso totalmente voltado para as necessidades do mercado de trabalho. Este tipo de curso forma os profissionais que o mercado busca, bem como oferece uma grade de disciplinas que contempla necessidades e áreas específicas.

Comprove aqui na pós-graduação da Faculdade Cesusc (link) o que acabamos de falar. Basta dar uma olhada nos  cursos (link), disponíveis em nosso site e você verá que vários deles contemplam áreas específicas do Direito. Por exemplo, só para citar algumas opções, nós temos cursos de pós-graduação em:

  • Direito do Seguro 
  • Direito do Trabalho 
  • Direito e Negócios Imobiliários 
  • Direito e Administração de Condomínios 
  • Direito Público 
  • Direito de Família

Depois destas informações todas, sem sombra de dúvidas, escolha uma pós-graduação. Se você está em busca de um emprego melhor. Se você quer remuneração mais alta. Se quer fazer transição de carreira. Se está buscando novos rumos profissionais. Ou então, precisa de aprimoramento profissional, um curso de pós-graduação lato sensu, como os ofertados pela Faculdade Cesusc é a melhor escolha.

Um outro motivo para que você decida por um curso de pós-graduação da Faculdade Cesusc é a possibilidade de networking real e imediato. Os nossos alunos são unânimes quando se trata de comprovar esta afirmação! Muitos escolhem um de nossos cursos somente pela possibilidade de interação com professores reconhecidos, com anos de vivência prática,  atuação no mercado e, mais importante, expoentes em suas áreas de atuação.

Uma prova concreta e inegável da consistência de relacionamentos que possibilitamos em nossos cursos é o fato de termos profissionais de todo o país. Professores com expertise comprovada e atuantes no mercado. Só para que você tenha uma ideia, temos um curso cujo corpo docente é 100% formado por professores doutores, todos ícones em seu campo de estudo e trabalho.

  

Mudança no perfil dos alunos 

Perceba um dado interessante. Seguindo a já citada pesquisa do Instituto Semesp, a maioria das pessoas matriculadas em programas de especialização e MBA tem entre 25 e 34 anos. Porém, houve um aumento na participação de pessoas acima de 35 anos. Veja que, de acordo com a pesquisa, em 2016, a faixa de 35 a 39 anos representava 16,6% do total de alunos. Em 2019 subiu para 17,6%. E no grupo de 40 a 44 anos, houve um salto de 9,8% para 11,9%. Esta é a percepção ao rastrear os dados de matrícula.

De modo Semelhante ao que os dados acima revelam sobre o Brasil, aqui na Faculdade Cesusc temos esse recorte. O que mostra que nossos alunos de pós-graduação são os egressos dos nossos cursos de graduação. Sem dúvida, por razões óbvias, dentre elas por reconhecerem a qualidade do ensino que ofertamos. Mais ainda, pela possibilidade de networking com professores renomados. Entretanto, sentimos um aumento no interesse pelos cursos vindo de profissionais mais experientes, que representam uma faixa etária acima dos 36 anos de idade. Profissionais consolidados no mercado de trabalho ou em vias de consolidação, muitos querendo concluir cursos já iniciados conosco cuja pendência é unicamente o Trabalho de Conclusão (TCC) ou, similarmente, alguns reprovados em 1 ou 2 disciplinas que não sentiam necessidade de finalizar o curso e, agora, são pressionados pela necessidade de certificação. Ou, não mais surpreendente, profissionais que vieram por recomendação de colegas, para os quais um curso de especialização foi um passo importante na carreira.

 

Modalidade EaD ganha força

A modalidade de ensino a distância está ganhando espaço: no período de 2016 a 2018, o número de alunos nesse formato aumentou 125% e, em 2018, sua participação já representava um a cada três alunos, segundo o Semesp.

Com o advento da pandemia, no início de 2020, foi necessária uma adaptação às pressas. Muitas instituições, com oferta notadamente presencial foram obrigadas a migrar para o remoto, sob pena de ter que fechar as portas. Caso contrário corriam o risco de perder grande parte dos alunos.

Com esta reestruturação dos programas de pós-graduação, do presencial para o remoto as IES tiveram um aumento de 30% na procura por seus cursos. Isto, obviamente também gerou uma resistência inicial muito grande que foi neutralizada pela necessidade de continuidade das atividades cotidianas.

Felizmente a Faculdade Cesusc conseguiu lidar com o desafio da pandemia de forma equilibrada. O impacto inicial foi trabalhoso! Não abrimos turmas novas em 2020, além disso, sem qualquer outra opção, as aulas tradicionalmente presenciais migraram para o formato remoto. Outrossim,  entre erros, acertos e ajustes estamos finalizando o primeiro semestre de 2021 com 04 turmas novas, de cursos totalmente remodelados para a oferta EaD, com aulas ao vivo, de forma remota. Somos muito orgulhosos em dizer, com alunos satisfeitos, e, melhor ainda, de várias regiões do Estado e até mesmo do país, que , não fosse pelo remoto, não teriam a oportunidade de estudar na Instituição.

Para comprovar, temos  um aluno que faz aulas diretamente da Bahia, e que faz, inclusive, estágio na área de atuação da especialização escolhida. Oportunidade  viabilizada de forma totalmente digital, remota. Outra aluna, de Goiânia, também pode iniciar seus estudos conosco, pela oferta remota. Como também, situação oposta, uma aluna da Faculdade que, em virtude da pandemia, voltou para o Estado de origem, o Pará, e continua estudando.

Por isso, animados pelo resultado positivo, já iniciamos o segundo semestre de 2021 com mais 05 cursos ofertados de forma remota, entre eles, inclusive um curso inédito, o primeiro do sul do Brasil em Gestão de Condomínios.

Entre tantas idas e vindas, acertos e desacertos, tropeços e ajustes, a pandemia mostra que educação foi, é e sempre será um dos melhores investimentos. E, oportunamente, tem muito espaço para inovação, descobertas e ressignificação nesse cenário educacional.

E você? Tenho certeza, que começou a ler este texto pensando em um curso de pós-graduação, pergunto:  já confirmou que está no caminho certo? Então, você está esperando o quê para fazer sua inscrição? Bora lá???