Comunicado à Comunidade Acadêmica

  • Data de publicação
    20 de outubro de 2021
  • Discussão
    Nenhum comentário

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Faculdade Cesusc, diante da divulgação e circulação de vídeo com fragmento de aula ministrada por integrante de seu Corpo Docente do Curso de Psicologia, vem perante sua Comunidade Acadêmica, prestar os seguintes esclarecimentos:

  1. O respeito às diferenças em suas manifestações cotidianas em uma sociedade pluralista e sem preconceitos de qualquer ordem, constituiu um compromisso fundador de nossa Instituição, o que alcança o respeito e o incentivo da liberdade de expressão e a manifestação de convicções políticas, independente de suas vertentes ideológicas e preferências pessoais.
  2. A atividade docente pressupõe a observância dos princípios constitucionais, dentre os quais a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, bem como o pluralismo de ideias (art. 206 da Constituição Federal).
  3. A liberdade de cátedra, princípio que assegura a autonomia do professor em matéria didático-pedagógica, no exercício de seu ofício em sala de aula, também se coaduna com o compromisso salutar do convívio das diferenças e o respeito à dignidade das pessoas e grupos sociais a que elas pertencem, independentemente das crenças e convicções de natureza pessoal.
  4. É indispensável, no entanto, que a atividade docente, ao apresentar pluralidade e diversidade de visões de mundo, ou mesmo espírito crítico, seja realizada sem externar preconceitos de qualquer natureza ou desrespeito às pessoas ou grupos sociais, o que, infelizmente, a parte divulgada do vídeo pode permitir que assim se conclua.
  5. A cuidadosa e atenta escuta de toda a aula gravada e não limitada somente ao fragmento divulgado, indispensável para a correta compreensão do contexto, permite concluir que as manifestações externadas pelo professor foram desenvolvidas, em sua maioria, como argumento e exemplo relacionado com a necessidade do profissional de psicologia guardar distância de suas convicções pessoais ao exercer a sua função. Neste sentido, devem ser tornadas públicas manifestações do mesmo professor, na mesma aula e de forma contínua ao segmento que foi dado conhecimento, no sentido de que: “As suas questões morais, as suas questões éticas, elas podem fácil e rapidamente levar a uma distorção do conteúdo, que as pessoas trazem para análise, muito facilmente isso pode acontecer. Então você tem que suspender um pouco do seu julgamento. Aquela coisa que uma vez e outra vocês ouvem, ela é realmente importante. Não é fácil isso, suspender o nosso julgamento de valor, a nossa forma de olhar para o mundo no contato com essa diferença do outro, como eu falava pra vocês antes, ela é sumamente importante”. E mais adiante, ao tratar do exercício profissional do psicólogo: “quando estou em outros contextos, eu posso ser o ativista político, aqui não, aqui eu sou um analista”.

A Faculdade Cesusc lamenta pelo ocorrido, reiterando sua posição de respeito às pessoas e às mais diferentes opiniões e convicções políticas, bem como a importância da livre manifestação do pensamento e do exercício responsável, respeitoso e ético do magistério.