Confira algumas profissões do futuro e como você pode se preparar para elas

  • Data de publicação
    19 de dezembro de 2017
  • Discussão
    Nenhum comentário

O avanço das tecnologias veio para aumentar a produtividade das pessoas e das empresas, ampliar a expectativa de vida das sociedades com um certo desenvolvimento e facilitar a comunicação e as transações globais. Hoje, é muito mais fácil trabalhar e se comunicar com qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Essas mudanças também fazem os especialistas pensarem nas profissões do futuro, ou seja, em funções que não existem hoje mas que serão muito cobiçadas por profissionais e empresas em pouco tempo.

Você está por dentro desse assunto? Já pensou nas faculdades que pode cursar a partir de agora e que fornecerão uma ótima base de conhecimento para essas profissões do futuro? Saiba que muitas das funções entre as mais demandadas pelo mercado daqui a 10 ou 20 anos não existem hoje em dia.

O que virá pela frente em relação às profissões e como se preparar para essa nova realidade

Diferentes pesquisas sobre o mercado de trabalho no futuro, citadas por uma reportagem da revista Exame, apontam para números bastante relevantes. Diversas profissões que conhecemos atualmente vão deixar de existir dentro de 20 ou 30 anos, mas outras vão surgir no mercado de trabalho e exigir profissionais capacitados para preencher essas vagas.

Um estudo da consultoria McKinsey, citado pela reportagem da revista Exame, indica que trabalharemos como parceiros das novas tecnologias – como a inteligência artificial e a IoT (Internet das Coisas). De acordo com a McKinsey, para cada emprego “perdido” por causa da adoção de uma nova tecnologia surgirão outros 2,4 novos postos de trabalho, principalmente em startups.

Esse novo cenário exigirá das pessoas que quiserem ter ótimas oportunidades de trabalho e uma carreira longa comecem a se preparar para as profissões do futuro desde já. Um dos pontos que você terá que ter em mente é o de buscar qualificação constante e formações complementares e/ou estar preparado(a) para desempenhar mais de uma carreira durante a sua vida profissional.

A boa notícia é já existem diversos cursos de graduação que estão preparados para oferecer essa formação qualificada e sempre atualizada. A Faculdade Cesusc, por exemplo, conta com nove cursos de graduação – sendo um online – que têm como principal característica a atualização constante de conteúdos e professores comprometidos com a qualidade de ensino.

Como a Faculdade Cesusc pode ajudar você a estar preparado(a) para as profissões do futuro

A Faculdade Cesusc tem como um de seus diferenciais a preocupação constante com a atualização dos conteúdos que são ensinados em sala de aula ou virtualmente, por meio da Graduação Online em Gestão Comercial. Os professores que fazem parte do corpo docente apresentam tanto qualificação de mestrado ou doutorado quanto experiência profissional em suas áreas de atuação.

Dessa forma, os cursos estão sempre se renovando e apresentam ótimas avaliações conferidas pelo Ministério da Educação (MEC). No total, oferecemos nove opções de cursos de graduação, sendo uma graduação online, de Gestão Comercial, e oito presenciais: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Direito, Gestão de Tecnologia da Informação, Marketing, Produção Multimídia e Psicologia.

Todos os cursos estão focados no que há de mais moderno nas áreas de atuação, pois são ministrados por professores que combinam o que há de melhor na prática acadêmica com a vivência profissional. Também contamos com excelentes laboratórios e parcerias com grandes instituições – tudo para facilitar a inserção do aluno no mercado de trabalho e prepará-lo para as profissões do futuro.

Algumas profissões do futuro e como você pode se preparar para elas

O leque de profissões com grande potencial no futuro é muito grande. Ainda que diversas profissões do futuro ainda não estejam criadas, uma pesquisa feita pelo portal Exame.com, com o apoio do Profuturo (Programa de Estudos do Futuro) da FIA (Fundação Instituto de Administração), sinalizou algumas tendências.

Confira, abaixo, algumas das profissões do futuro e quais cursos de graduação você pode fazer para estar preparado(a) para elas – lembrando que a qualificação constante será quase um mantra para o profissional que quiser estar preparado para o mercado de trabalho nas próximas décadas.

1) Gestor em ecorrelações: para profissionais formados em Administração. Exige conhecimento técnico ambiental, de direito ambiental e facilidade em comunicação. O foco de atuação é o controle socioambiental e qualidade de vida.

2) Gestor de operações e logística: também para quem optou pela carreira em Administração. Os crescentes investimentos em infraestrutura têm garantido um ótimo espaço para esses profissionais.

3) Conselheiro em aposentadoria: outra oportunidade para quem se formar em Administração. O profissional dessa área tem como missão auxiliar no planejamento da aposentadoria, dos pontos de vista financeiro, ocupacional e de plano de saúde.

4) Coordenador de desenvolvimento de força de trabalho: uma alternativa de futuro para profissionais formados em Psicologia e em Administração. Esse profissional alia conhecimentos de psicologia, administração e gestão de pessoas, atuando com foco na educação continuada do quadro de funcionários de uma instituição.

5) Gestor de treinamento de varejo: uma possibilidade de atuação para quem cursa as graduações de Administração e de Gestão Comercial. É o profissional responsável por padronizar o atendimento ao cliente em redes de varejo e pelo treinamento dos funcionários que prestam esse atendimento.

6) Gestor de marketing para e-commerce: para profissionais graduados em Marketing ou em Gestão de Tecnologia da Informação. Com a forte expansão das vendas pela internet, esse segmento precisa cada vez mais de profissionais que assegurem um melhor posicionamento das empresas e marcas na internet e maior segurança nas transações comerciais.

7) Gestor de inovação: outra alternativa para quem optar pela graduação em Marketing. A tendência é de que a inovação, cada vez mais, esteja menos relacionada ao desenvolvimento de novos produtos e mais focada na otimização de processos e na consequente redução de custos.

8) Gestor de comunidade: mais um campo de atuação para quem faz a graduação em Marketing. O gestor de comunidade é o especialista que gerencia o relacionamento com os consumidores em redes sociais, acompanha o posicionamento da marca e de seus concorrentes e identifica oportunidades novas no segmento de atuação da companhia e/ou organização.

9) Especialista em cloud computing: profissão do presente e do futuro, voltada para quem optou pelas graduações em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Gestão de Tecnologia da Informação. Esse especialista, na prática, é o responsável pelo gerenciamento de dados armazenados em nuvem.

10) Advogado societário: é imprescindível a formação em Direito para quem quiser especializar-se em fusões e aquisições. Noções de administração e economia são muito bem-vindas – algo que você encontra no nosso curso da Faculdade Cesusc.

11) Advogado tributário: também exige a formação em Direito. Como o Brasil tem uma das legislações tributárias mais complexas do mundo, esse é um profissional que não encontrará dificuldade em se colocar no mercado de trabalho, tanto no presente quanto no futuro.

Interessado nessas profissões do futuro e nos cursos de graduação que poderão prepará-los para a nova realidade do mercado de trabalho? Então confira mais sobre os nossos cursos de graduação, acessando as páginas específicas de cada curso, e participe do nosso Processo Seletivo Simplificado.