Conheça mais sobre o curso Design de Interiores e o mercado para esses profissionais

22 de novembro de 2017

Você sabe o que faz o designer de interiores? O designer de interiores – profissão que vem sendo alavancada pela expansão do mercado imobiliário – é o responsável pela ambientação de espaços residenciais e comerciais.

O profissional de Design de Interiores atua no desenvolvimento de projetos residenciais, comerciais e institucionais. Outros campos de atuação para esse profissional são os segmentos náutico, de eventos, de decoração e de paisagismo.

O desenvolvimento de projetos residenciais é uma das áreas mais tradicionais para o designer de interiores. Para esse perfil de público, o profissional desenvolve, geralmente, projetos customizados. Neles, o designer fica mais atento às necessidades do cliente do que às tendências do mercado.

Uma importante área de atuação para quem faz Design de Interiores é a de desenvolvimento de projetos para o segmento comercial (lojas, shoppings, etc.) e de serviços (hotéis, escritórios, consultórios, etc.). O profissional que atua neste segmento deve levar em consideração o perfil dos empreendimentos e também o público que está sendo atendido.

Os projetos institucionais são geralmente de grande porte, como, por exemplo, edifícios empresariais, onde há grande circulação de pessoas. Neste tipo de projeto há a necessidade de o profissional atender à proposta da instituição e também de observar os seus públicos.

Um segmento que está em expansão, principalmente em Santa Catarina, para o profissional que busca a graduação de Design de Interiores é o setor náutico – isso porque um dos principais polos de produção de iates do Brasil está no Estado. Nesse caso, o profissional da área desenvolve, em sua maioria, projetos customizados, devendo estar atento ao limite de carga e aos revestimentos permitidos.

O que os projetos de Design de Interiores devem levar em consideração

Segundo a ABD (Associação Brasileira de Design de Interiores), um projeto de interiores deve considerar a estrutura do empreendimento, a localização, o respeito ao meio ambiente e o contexto social e legal do uso do espaço que será projetado.

A entidade considera que a concepção do projeto exige uma metodologia sistemática e coordenada, o que inclui pesquisa e levantamento das necessidades do cliente e sua adequação às soluções estruturais, de sistemas e produtos. Tudo isso você aprende em uma graduação em Design de Interiores como a da Faculdade Cesusc.

O curso de Design de Interiores da Faculdade Cesusc

O curso de Design de Interiores da Faculdade Cesusc, de Florianópolis, tem duração de dois anos e meio (cinco semestres). A qualidade da graduação foi reconhecida com a nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação) com Conceito de Curso 5.

Essa qualidade está relacionada a uma série de diferenciais oferecidos pela instituição, como a infraestrutura, a sintonia com o mercado e a matriz curricular flexível.

Os alunos do curso têm acesso a salas equipadas com pranchetas individuais e laboratórios especiais, assim como ao Núcleo de Práticas Profissionais e Pesquisa em Design de Interiores. Além disso, os professores combinam a prática acadêmica com a vivência do dia a dia de um profissional da área de Design de Interiores.

As iniciativas desenvolvidas pelos alunos são apresentadas anualmente ao mercado no “Vitrine Design de Interiores Cesusc”, que acontece desde 2009. No evento são exibidos projetos, maquetes e ambientes feitos pelos alunos da faculdade.