Administração

ENADE CONCEITO 4
  • Mensalidade
    A partir de R$ 892,00*
  • Duração
    4 Anos I 8 Períodos
  • Presencial
    Unidade Centro
  • Horário das Aulas
    Período Matutino ou Noturno

LOCAL DO CURSO: UNIDADE CENTRO

Administração com ênfase em Gestão de Negócios e Empreendedorismo.
Ofertado na Unidade do Centro de Florianópolis, o Curso de Administração da Faculdade Cesusc utiliza estudos de caso e bons exemplos na área preparando profissionais capacitados para ajudar empresas e equipes a crescer.

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

ENTRE AS MELHORES DO PAÍS

Com conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Conceito Preliminar de Curso (CPC), a Administração da Cesusc está entre os melhores cursos do País.

EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

A Matriz Curricular do Curso passa por constante atualização e apresenta disciplinas inovadoras e atentas às demandas mais recentes do mercado de trabalho.

SINTONIZADO COM O MERCADO

Os alunos do Curso conhecem a realidade da profissão por meio de encontros com empresários, visitas técnicas em empresas da região e participando de diversos eventos ao longo do ano.

CARREIRA

O profissional de Administração tem um campo amplo de atuação. Você pode tanto trabalhar em funções estratégicas em empresas de pequeno, médio e grande porte quanto empreender em seu próprio negócio.

MERCADO DE TRABALHO

Compreende todas as áreas da economia, desde o setor privado até o setor público. Você pode atuar tanto em empresas quanto nas três esferas de governo ou em ONGs. De acordo com o Conselho Federal de Administração, um profissional recém-formado pode receber salário de R$ 2,7 mil e um profissional com dois anos de atividade receber R$ 6,5 mil.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

DEPARTAMENTO FINANCEIRO

Trabalha com controle do orçamento, fluxo de caixa, entre outras ações para que o negócio seja sustentável a longo prazo.

GESTÃO DE LOGÍSTICA

Cuida da gestão de compras das matérias-primas e dos insumos e administra o estoque conforme as vendas ocorrem.

GESTÃO DE PESSOAS

Gerencia o relacionamento da empresa com os seus funcionários adotando políticas para melhorar do clima organizacional.

GESTÃO DE PROJETOS

Auxilia o projeto estratégico da empresa, atuando na definição dos escopos e das estratégias que influenciarão o negócio.

GESTÃO DE MARKETING

Atua na gestão de projetos de marketing, cuidando de estratégias que visam a consolidação da marca e a interlocução com os clientes.

GESTÃO EMPRESARIAL

Planeja, aloca e gere recursos, promove ações e iniciativas, valores e estratégias para consolidar os objetivos de uma organização.


MENSALIDADE 2019 1ª fase (20 créditos)
9X de R$ 594,66* desconto de 20%*
Matrículas até 25/04/2019

MENSALIDADE 2019 1ª fase (20 créditos)
8X de R$ 669,00* desconto de 20%*
Matrículas até 25/05/2019

MENSALIDADE 2019 1ª fase (20 créditos)
7X de R$ 764,57* desconto de 20%*
Matrículas até 25/06/2019

MENSALIDADE 2019 1ª fase (20 créditos)
6X de R$ 892,00* desconto de 20%*
Matrículas até 25/07/2019

MENSALIDADE 2019 1ª fase (20 créditos)
5X de R$ 1.070,40* desconto de 20%*
Matrículas até 25/08/2019

* O valor da mensalidade do Curso de Administração é de R$ 1.115,00, considerando 6 parcelas. O Desconto Promocional de 20% será concedido apenas para alunos novos, assim entendidos os ingressantes na primeira fase do curso através de vestibular e processo seletivo realizado no ano 2018/2019 e será aplicado inclusive nos semestres seguintes, desde que o aluno conclua o curso no período regular, sem trancamento, e nos termos da Portaria DIR nº 857/2019.

(1) O valor da semestralidade é dividido em 6 parcelas (mensalidade) e pode variar conforme o período de inscrição, a quantidades de créditos, disciplinas e matriz curricular. Na primeira fase a matrícula deve corresponder a no mínimo 20 créditos, sendo que a duração do Curso é de 4 anos, divididos em 8 semestres. O Valor do crédito para o Curso de Administração é de R$ 55,75.

(2) Considerando a data da matrícula a semestralidade poderá ser dividida pelo número de meses que faltam para conclusão do semestre letivo.

Formas de pagamento: boleto bancário ou cartões de crédito e débito.
Consulte ainda o item Bolsas e Financiamentos.

Matriz curricular

Portaria Ministerial nº 267, de 03/04/2017, publicado no DOU de 04/04/2017

ementas do curso

Comportamento Organizacional

Características Individuais e dimensões individuais do comportamento. Adaptação do homem ao trabalho. O estudo da personalidade. Aspectos motivacionais no trabalho. O relacionamento humano na empresa. Comunicação interpessoal. Comportamento humano, ajustamento e produtividade. Grupos e Influência Interpessoal. Risco psicossocial e acidentes no trabalho.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Cenários Econômicos I

Introdução à Microeconomia; Teoria Elementar da Oferta e da Demanda; Equilíbrio de mercado; Elasticidade; Teoria da Firma (custos, receita, produção; Lei dos Rendimentos Decrescentes); Teoria do Consumidor (Teoria da Utilidade e da Escolha); Estruturas de Mercado.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Empreendedorismo

Fundamentos do Empreendedorismo. Empreendedorismo no Brasil e no mundo. Competências, habilidades e atitudes empreendedoras. Intraempreendedorismo. Empreendedorismo por necessidade e por oportunidade. Educação Ambiental. Empreendedorismo em contextos específicos. Empreendedorismo social e contextualização dos Direitos Humanos. Inovação e criatividade. Ferramentas que auxiliam o empreendedor.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Fundamentos de Gestão

Fundamentos da Administração: o Administrador, as organizações, ambiente organizacional, processo administrativo, áreas funcionais, processo decisório, cultura organizacional. Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Fundamentos de Marketing

Marketing: Conceitos e Configurações. Segmentação e Análise Qualitativa e Quantitativa dos Consumidores. Contextualização dos Direitos Humanos aplicados a temas mercadológicos. Sociodiversidade, Cultura Afro-Brasileira e Indígena aplicadas à Análise de Segmentos. Tipos de Demanda, sob a luz da Microeconomia. Composto mercadológico.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Matemática para Negócios

Teoria dos Conjuntos; Conjuntos Numéricos; Sistemas e Matrizes; Funções do 1º e 2º grau; Aplicação da função do 1º grau.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Contexto histórico do surgimento da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Ética e Responsabilidade Social no mundo contemporâneo. Abordagem das Relações Étnico-Raciais e da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena aplicadas ao contexto social. Responsabilidade Social Corporativa e Direitos Humanos. Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental. Estado, Mercado e Sociedade. Governo e Terceiro Setor.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Comportamento do Consumidor

Comportamento do consumidor em marketing. Influências internas e externas no comportamento do consumidor. Processo de decisão do consumidor final e organizacional.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Comunicação Empresarial

A comunicação nas organizações: elementos, tipos, situações, funções, níveis, importância. Comunicação integrada: Comunicação interna, Comunicação mercadológica e Comunicação institucional. Texto escrito, oratória e informática (Word, Excel, Power point e Prezi) aplicada à administração.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Ética e Filosofia

Evolução do pensamento filosófico. A importância da filosofia para o Ser Humano e para a Administração. Relação da filosofia com a vida em sociedade e nas organizações. Abordagem das Relações Étnico-Raciais e da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena aplicadas ao contexto social e ético. O conhecimento e as diferentes formas de agir. Ética nas organizações. Ética profissional.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Gestão da Inovação e Criatividade

Fundamentos da Inovação e Criatividade. Técnicas e exercícios que potencializam a criatividade e inovação em produtos e serviços. O processo de gestão criativo e de inovação na empresa. Características da pessoa criativa e inovadora. Como estimular a inovação e a criatividade na empresa.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Matemática Financeira

Juros Simples e Desconto; Juros Compostos e Desconto; Taxa Equivalente; Taxa Efetiva; Equivalência de Capitais; Análise de Investimentos; Séries de Pagamentos; Sistemas de Amortizações de Empréstimos e Financiamentos; Tir e Vpl.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Planejamento de Carreira e Coaching

Desenvolvimento do autoconhecimento, de competências pessoais e interpessoais. Planejamento da Carreira Profissional. Definição de Coaching; Fundamentos e Pilares do Coaching; Benefícios Múltiplos do Coaching. Ética e Valores.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Teoria e Análise das Organizações

As Escolas do Pensamento Administrativo: Escola Clássica, Relações Humanas e Abordagem Comportamental, Estruturalismo e Burocracia, Teoria Sistêmica e Contingencial. Perspectivas teóricas contemporâneas.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão Contábil

Introdução aos Conceitos de Contabilidade, O Patrimônio, Capital, Fatos Contábeis, Escrituração Contábil, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Introdução a Análise das Demonstrações Financeiras: Análise Horizontal, Vertical, Liquidez, Rentabilidade, Atividade e Lucratividade.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Design Thinking

O que é Design Thinking. O processo do Design Thinking. Identificação e análise do problema. Contextualização dos Direitos Humanos pela metodologia do Design Thinking. Coleta de informações e desenvolvimento de empatia. Criatividade, geração e cocriação de soluções. Prototipagem e teste de soluções. Ferramentas do Design Thinking.

Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas: importância, origem e desenvolvimento. A área de Recursos Humanos: funções, objetivos, políticas. Gestão por Competências. Subsistemas de Recursos Humanos: desenho de cargos, recrutamento e seleção, sistemas de remuneração, gestão do desempenho, demissão. Tendências em Gestão de Pessoas.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Pesquisa de Marketing

Conceitos fundamentais de estudos de mercado, principais metodologias (quantitativas e qualitativas), estratégias para obtenção de informação (internas, externas, primárias e secundárias), etapas da pesquisa, tipos de pesquisas, elaboração do briefing, elaboração de estudos completos (quantitativo e qualitativo), métodos para coleta de dados e trabalho de campo; análise e desenho de relatório. A pesquisa de mercado pela internet. Estudo de casos aplicados.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Estatística Aplicada aos Negócios

Introdução à Estatística: usos incorretos da estatística. Noções de Probabilidade. Populações e Amostras. Tipos de Amostragens. Fases do método estatístico para pesquisas em Administração/Negócios. Construção e análise de gráficos para aplicações na Administração e em Negócios. Distribuição de frequências e medidas de posição centrais e dispersão. Análise de correlação. Pesquisas estatísticas aplicadas a Administração, Negócios e Marketing.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Arquiteturas Organizacionais

Introdução à Organização, Sistemas e Métodos. Estrutura organizacional: arquitetura, estrutura e configuração. Departamentalização. Delegação, descentralização e centralização. Métodos organizacionais: Layout. Fluxogramas. Organogramas e hierarquia organizacional. Formulários e manualização.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Cultura e Sociedade

Temas Fundamentais de Economia, Sociologia, Ciência Política e Antropologia: Modernidade, globalização, individualização, reflexividade, cultura, etnocentrismo, papéis sociais, tipos de sociedade e mudança social. Governo e Política: Estado, política, governo, poder, tipos de regime político (monarquia, democracia e autoritarismo), cidadania, movimentos sociais, inclusão social e o papel da tecnologia. Aspectos culturais da sociedade atual: Sociodiversidade (raça, etnicidade, migração, homofobia, desigualdade, preconceito); História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Educação em Direitos Humanos. Reflexões sobre capitalismo, democracia e autogestão: Empresas, Estado e Sociedade Civil; Capitalismo (origem do sistema, relações de trabalho e relações de consumo ao longo do processo histórico); Empresas e Organizações: relações de poder, cultura organizacional, terceiro setor, terceirização e Sustentabilidade e Educação Ambiental.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Direito Empresarial

Introdução ao Estudo do Direito. Fontes do Direito. Direito de Empresa. Noção de Empresa. Empresário. EIRELI. Sociedades. Tipos Societários. Estabelecimento Empresarial. Títulos de Crédito. Noções de Recuperação Judicial e Falência.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Gestão Estratégica de Marketing

Micro e Macroambiente de Marketing. Análise do consumidor e mercado. Análise da concorrência. Posicionamento competitivo. Ciclo de Vida do Produto e Matriz BCG. Previsão de demanda. Decisões estratégicas da oferta (produto/serviço). Decisões estratégicas de distribuição e entrega. Decisões estratégicas de preço. Decisões estratégicas de comunicação. Plano de Marketing.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão de Operações e Processos I

Gerência de Produção e Operações. Produtividade, competitividade e Estratégia das operações. Previsões de Venda. Projeto de Sistemas de produção: Seleção de layouts e instalações; Planejamento e Análise de Localizações. Operações e Controle dos Sistemas de Produção: Gestão de estoques; Planejamento das Necessidades de Materiais.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Finanças Corporativas e Valor I

Significado e objetivo da administração financeira. Decisões financeiras. Risco e retorno. Administração do capital de giro. Fontes de recursos de longo prazo. Estrutura de capital. Análise das demonstrações financeiras.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Projeto Integrado Multidisciplinar I

Oportunidades de negócios no contexto empreendedor. Estruturação de novos negócios. Plano de Negócios. Prática de planejamento em marketing, finanças, processos e pessoas. Formalização de negócios.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Plataformas Web e Mídias Sociais

História da Internet. Cibercultura. Características da comunicação na web: interatividade, multimidialidade e hipertextualidade. Princípios de criação de sites. Publicidade na web e redes sociais na Internet.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Estratégia Empresarial

Conceitos de estratégia; Conceitos da Administração estratégica (Vantagem Competitiva, Stakeholders, Riscos e Retorno); Análise de Cenários; Ambiente Externo (Geral, Setor e Concorrência); Ambiente Interno; Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas; Missão, Visão e Valores; Objetivos, Metas e Ações; Controle e Execução da Estratégia. Balanced Scorecard.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Liderança e Gestão de Equipes

Natureza e finalidade das equipes. Características de equipes. Estágios de desenvolvimento de grupos. Tipos de Equipes. Fatores determinantes da eficácia nas equipes. Liderança e motivação de equipes. Dinâmica das equipes: estabelecimento de objetivos, comunicação, tomada de decisão, conflitos, avaliação de desempenho.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Gestão de Operações e Processos II

Sistemas Just-In-Time. Gestão voltada para Análise e Solução de Problemas (Ciclo PDCA; Uso de Ferramentas da Qualidade dentro do Ciclo PDCA). Sistemas da Qualidade.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Finanças Corporativas e Valor II

Custo de capital e criação de valor. Alavancagem operacional e financeira. Planejamento financeiro e orçamentário.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Bases para o Trabalho Acadêmico

Noções básicas de Ciência, Conhecimento, Educação e Método. Pesquisa Bibliográfica: fontes de informação impressas e Bases de Dados. Processo de leitura. Normas da ABNT: Resumo, Citação, Referência e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. Trabalhos acadêmicos: tipologia, elaboração e apresentação. Perfil Organizacional: Descrição da Organização, Concorrência e Ambiente Competitivo. Diagnóstico Organizacional: Prêmio de Competitividade da Micro e Pequena Empresa - MPE Brasil, Avaliação da Organização eAnálise da Organização.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Desenvolvimento de Novos Negócios

Características no ambiente de negócios. Criação de novos negócios. Inovação e desenvolvimento de novos produtos. CANVAS. Plano de Negócios. Estratégia de posicionamento do produto Abordagens para elaboração das estratégias de marketing. Desenvolvendo novos mercados. Estabelecimento da estratégia. Criando um ambiente favorável às inovações.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Jogos Empresariais

Vivência prática da gestão empresarial por meio da aplicação de técnica computadorizada para tomada de decisão gerencial, envolvendo as áreas de marketing, gestão de pessoas, finanças, materiais, contabilidade e administração estratégica. Esta disciplina pressupõe uma forte relação com conhecimentos desenvolvidos nas seguintes disciplinas: Administração Financeira, Contabilidade Gerencial, Administração Mercadológica, Administração de suprimentos e logística.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Gestão de Serviços

Serviços na economia. Conceito, classificação e características. Encontro de Serviços e Momentos da Verdade. Gestão da Experiência em Serviços. Processo e design do serviço. Evidências físicas e cenário. Interações humanas. Qualidade em Serviços. Gestão da Capacidade x Demanda.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão de Suprimentos e Logística

Logística e o Gerenciamento da cadeia de suprimento. Evolução Histórica. Gestão da cadeia de suprimentos como um novo modelo competitivo e gerencial. Suprimentos e fornecedores. Abastecimento. Recebimento e Armazenagem. Modelos, parcerias e integração de processos na SCM - Supply Chain Management. Iniciativa e prática na SCM. Medição de desempenho, logística e tecnologia de informação e comunicação na SCM.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão de Vendas

Técnicas de vendas em diferentes tipos de negócios. Qualidade na processualidade das vendas. A importância e processualidade do planejamento de vendas. A integração entre o plano de marketing e o planejamento das vendas. Metodologia para planejamento de vendas. Oportunidades de mercado e previsão de vendas. Projetos em vendas e promoção de vendas.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Controladoria e Custos

Conceitos, papel, estrutura e funções da Controladoria. O Controller. Conceitos, classificações e nomenclaturas de custos; departamentalização e centro de custos; definição de bases de rateio e metodologia de aplicação de custos indiretos; custos de materiais diretos; custos de mão de obra; Efeitos dos Tributos sobre custos e preços, formação de preços.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Trabalho de Conclusão de Curso I

Diagnóstico das lacunas da empresa e desenvolvimento de referencial teórico sobre o tema proposto, sendo este com enfoque na área financeira, de pessoas, de marketing e de produção.

Carga Horária: 100

Créditos: 4

Negócios Internacionais

Estrutura do Comércio Exterior brasileiro: instituições intervenientes; Mercado internacional: regras, marketing e política comercial; Internacionalização da empresa e do produto; Principais operações comerciais, formas contratuais; Administração de exportações; Administração de importações; Práticas cambiais e principais modalidades de pagamentos internacionais; Operações de câmbio e pagamentos internacionais; Conceitos e práticas de transportes internacionais; Contratação de seguros no comércio exterior.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Inteligência em Tecnologia da Informação

Visão Geral da Tecnologia da Informação (TI), Tipos de Sistemas de Informação, Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação, Alinhamento de Estratégias de TI e do Negócio, Gerenciamento de Processos de Negócios. Arquitetura de Sistemas de Informação (ASI), Arquitetura Corporativa, Modelos de Gestão de TI. Lei Sarbannes-Oxley e o Tratado de Basiléia. Modelos de Governança de TI, Indicadores e Métricas para Gestão de TI, Monitoramento e Avaliação de Resultados de TI, Business Intelligence, Inteligência Artificial em TI.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão de Investimentos

Análise de Investimentos. Sistema Financeiro Nacional. Ativos financeiros. Investimento no mercado de capitais.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Desenvolvimento de Pessoas

Treinamento e desenvolvimento: conceitos, objetivos, estratégias. Etapas do Treinamento. Socialização organizacional. Qualidade de Vida no Trabalho. Modelos e Programas de Qualidade de Vida no Trabalho. Clima Organizacional. Pesquisa de Clima Organizacional.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Direito do Trabalho

Noções gerais do direito do trabalho. Fontes do direito do trabalho e sua aplicabilidade. Normas constitucionais e infraconstitucionais do direito do trabalho. Diagnóstico trabalhista. Gestão preventiva.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Cenários Econômicos II

Introdução aos fundamentos e Políticas Macroeconômicas; Contabilidade Social (Contas nacionais; PIB e PNB; Renda Nacional; Demanda e Oferta Agregadas; Inflação; Emprego); Instrumentos da Política Macroeconômica (Políticas Fiscal, Monetária, Cambial e de Rendas); Desenvolvimento Econômico.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Disciplina Optativa I

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Trabalho de Conclusão de Curso II

Elaboração do trabalho de Conclusão de curso (TCC). Elementos pré-textuais. Introdução do TCC. Contextualização do Tema e Problema de Pesquisa. Objetivo Geral e Específicos. Justificativa. Estrutura do Documento. Caracterização do Local de Estudo. Revisão Teórica. Procedimentos Metodológicos. Descrição e Análise dos Dados e interpretação dos Resultados. Proposição de um Plano ou Estratégias ou Soluções. Elementos pós-textuais.

Carga Horária: 100

Créditos: 4

Gerenciamento de Projetos

Conceitos Básicos do Gerenciamento de Projetos. O Contexto da Gestão de Projetos: Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Gerenciamento de Stakeholders; O PMI – Project Management Institute. Os Processos de Gestão de Projetos: Conceitos de Processos de Gerenciamento de Projetos; Processos e ciclo de vida de projetos. Áreas de conhecimento: Gestão da Integração; Início de um Projeto; Gestão do Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Comunicação; Gestão de Riscos. Métodos Ágeis.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão do Conhecimento

Sociedade do conhecimento. Dado, informação e conhecimento. Modelo de 5 fases de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi. Processos de gestão do conhecimento. Diagnóstico/avaliação de gestão do conhecimento nas empresas. Práticas relativas à gestão do conhecimento.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Governança Corporativa

Linhas temáticas que formam a teoria que suporta os principais códigos de Boas Práticas de Governança ao redor do mundo, ressaltando perspectivas futuras para a área no contexto do ambiente de negócios brasileiro. Relação destas teorias com os diferentes setores administrativos.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Gestão do Relacionamento

A importância do stakeholder: histórico e evolução do pensamento. Mapeamento e priorização de stakeholders. Gestão de stakeholders e estratégia empresarial. Redes, dinâmica de sistemas e gestão da complexidade. Públicos estratégicos: processos de identificação e mecanismos de diálogo. Gestão de externalidades e identidade organizacional.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Tendências em Gestão

Tópicos emergentes, atualidades e tendências em Administração.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Direito Tributário

Legislação Tributária. Sistema Tributário Nacional. Gestão Tributária nas Empresas e Planejamento Tributário. Tributo: Conceito, Espécies, Classificações. Norma Jurídica Tributária. Hipótese de Incidência

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Disciplina Optativa II

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Projeto Integrado Multidisciplinar II

Diagnóstico organizacional. Práticas em consultoria empresarial e gerenciamento de projeto. Técnicas para apresentação de relatórios gerenciais.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Administração Pública

Formação da burocracia moderna; impacto na formação social brasileira; Os principais Modelos de administração pública. Administração Pública e Coprodução dos serviços públicos. Conceitos de accountability e a democracia. Governo Eletrônico e Transparência. Novas tecnologias gerenciais e organizacionais.

Carga Horária: 40

Desafios Para a Sustentabilidade

Sustentabilidade corporativa e Desenvolvimento Sustentável. Responsabilidade Socioambiental e Gestão ambiental. Ferramentas de gestão ambiental. Implementação de programas de Responsabilidade Socioambiental. Instrumentos de auditoria e divulgação de resultados de ações sustentáveis.

Carga Horária: 40

Direito do Consumidor

Conceito e princípios do Direito do Consumidor. Legislação brasileira específica. Os direitos do consumidor e sua proteção. A defesa do consumidor em juízo.

Carga Horária: 40

Empreendedorismo Social

Empreendedorismo Social e Negócios Sociais. Inovação Social. Análise de Demandas Sociais. Proposição de soluções e prototipagem.

Carga Horária: 40

Ergonomia e Organização do Trabalho

Ergonomia; Princípios ergonômicos para a definição da organização do trabalho. Projeto e Organização do trabalho. Acidentes de trabalho: conceitos, causas e custos. Métodos de prevenção individual e coletiva. O desenvolvimento tecnológico e o desenvolvimento organizacional. Os diferentes aspectos de organização do trabalho.

Carga Horária: 40

Finanças Pessoais

Nossa relação com o dinheiro. Orçamento pessoal e familiar. Crédito e endividamento. Consumo planejado e consciente. Poupança e investimento. Prevenção e proteção. Consumindo serviços financeiros.

Carga Horária: 40

Gestão de Eventos

Eventos: histórico e conceitos – tipologia de eventos – planejamento de eventos – marketing de eventos – cerimonial, protocolo e etiqueta empresarial

Carga Horária: 40

Gestão de Organizações do Terceiro Setor

Conceitos de Terceiro Setor, Economia Social e Economia Solidária. Natureza e ação socioeconômica de organizações não governamentais, fundações, institutos, cooperativas, associações comunitárias, organizações da sociedade civil de caráter público (OSCIP) e de entidades filantrópicas. Formas de gestão das Organizações do Terceiro Setor: Autogestão, Cogestão, Gestão Participativa e Heterogestão. Particularidades da gestão em organizações do terceiro setor: a interface entre as dimensões social, econômica e política. Relações de Poder e Organizações Sociais. Planejamento em OSC’s. Captação de Recursos. Marketing Social e comunicação. Redes e novos arranjos institucionais. Voluntariado.

Carga Horária: 40

Gestão de Pequenas Empresas

A pequena empresa. Definição. Critérios de tamanho. Importância e Contribuição Econômica e Social; Estrutura organizacional. Empresas familiares; Gestão Estratégica, Marketing, Recursos Humanos, Produção, Qualidade, Financeira e Sustentável nas Pequenas empresas.

Carga Horária: 40

Libras

Libras e educação especial histórico, contextualização e o papel político-pedagógico da escola. A linguagem e a surdez. Estrutura linguística da Libras. Introdução à gramática de Libras. Comunicação em Libras.

Carga Horária: 40

Marketing de Relacionamento

Satisfação, valor e fidelidade do cliente. Indicadores de relacionamento com cliente. Pressupostos, fundamentos e conceitos do CRM. Os Seis Mercados do Marketing de Relacionamento.

Carga Horária: 40

Marketing Digital

A Internet como estratégia de Marketing. O uso do marketing Eletrônico como estratégia empresarial. As múltiplas funções do ambiente virtual. As ferramentas do Marketing Eletrônico no planejamento de marketing. O consumidor eletrônico.

Carga Horária: 40

Marketing Pessoal

Fundamentos do Marketing Pessoal, valores críticos para o sucesso de marketing pessoal. Etapas para a elaboração de um planejamento estratégico de Marketing Pessoal. Orientações reflexivas sobre Marketing Pessoal.

Carga Horária: 40

Marketing Social e Ambiental

O marketing e a sustentabilidade. A sociedade de consumo e o consumo sustentável. Marketing ecológico e suas características. Marketing social e suas características. Negócios sociais.

Carga Horária: 40

Negociação e Conflitos

Conceitos de Negociação e sua evolução. Negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes. Características de um bom negociador. Perfil do negociador brasileiro. Passos do processo de negociação. Ambientes de negociação e os principais tipos e abordagens. Processo da negociação ganha-ganha. Processo, planejamento e preparação de negociações. Surgimento de conflitos. Formas de abordar conflitos.

Carga Horária: 40

Pesquisa Operacional

Origem e fundamentos da Pesquisa Operacional. Programação Linear. PERT/COM. Modelagem por simulação.

Carga Horária: 40

Processo Decisório

Processo de tomada de decisão. O modelo racional da tomada de decisão. A ética no processo decisório. Ferramentas de apoio a tomada de decisão. Processo de estruturação de problemas. Processo de seleção de variáveis. Processo de desenvolvimento do modelo de apoio à tomada de decisão. Processo de obtenção de informações. Validação dos resultados.

Carga Horária: 40

Seminários em Administração

Atualidades (cenário econômico, social, político, cultural). Revisão de assuntos principais sobre Teorias da Administração; Estratégia; Gestão de Pessoas; Processos, Produção e Logística; Marketing; Contabilidade e Finanças; Tecnologia da Informação. Orientações gerais sobre provas e concursos. Redação.

Carga Horária: 40

Tendências no Mercado de Trabalho

O administrador e o seu ambiente, áreas de atuação, oportunidades no mercado de trabalho e os cenários instáveis para as empresas; As tendências do mercado de trabalho urbano e rural. Flexibilização do mercado de trabalho e direitos trabalhistas. Cenários futuros para o mercado de trabalho.

Carga Horária: 40

Tópicos Especiais em Administração

Ciclo de desenvolvimento humano. Autoconhecimento e propósito de vida. A autoimagem idealizada. Necessidades reais x necessidades falsas. Práticas para orientar o autoconhecimento e a compreensão do propósito de vida.

Carga Horária: 40


coordenação

Dra. MARIA CRISTINA F. ALVES ZAMBON

01/02/2017

Possui o título de doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGEP/UFSC (2009), mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina CPGA/UFSC (2004) e graduada em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - ESAG/UDESC (2001). Orientou diversos trabalhos, principalmente, nas áreas de marketing, gestão de marcas e gestão estratégica de pessoas, bem como realizando palestras e trabalhos de consultoria na área de estratégia e marketing. Atua também como avaliadora de cursos, ad hoc, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/MEC.

Currículo lattes

corpo docente

Disciplinas: Pesquisa de Marketing
Docente na Faculdade desde 30/07/2007

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Inteligência Em Tecnologia Da Informação
Docente na Faculdade desde 25/07/2018

Disciplinas: Gestão de Operações e Processos I e II
Docente na Faculdade desde 18/02/2008

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Gestão Estratégica De Marketing; Comportamento Do Consumidor; Gestão De Vendas
Docente na Faculdade desde 01/08/2018

Disciplinas: Gestão De Suprimentos E Logística
Docente na Faculdade desde 25/02/2019

Disciplinas: Desenvolvimento De Pessoas; Planejamento De Carreira E Coaching
Docente na Faculdade desde 18/07/2016

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Estatística Aplicada aos Negócios
Docente na Faculdade desde 26/07/2010

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Arquiteturas Organizacionais; Bases Para O Trabalho Acadêmico; Trabalho De Conclusão De Curso I ; Trabalho De Conclusão De Curso II; Fundamentos De Gestão; Fundamentos De Gestão
Docente na Faculdade desde 16/07/2014

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Empreendedorismo
Docente na Faculdade desde 01/02/2017

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Estratégia Empresarial; Processo Decisório
Docente na Faculdade desde 01/04/2008

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Teoria E Análise Das Organizações; Negócios Internacionais
Docente na Faculdade desde 01/02/2018

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Contabilidade Gerencial
Docente na Faculdade desde 18/02/2019

Disciplinas: Cultura E Sociedade
Docente na Faculdade desde 01/03/2006

Disciplinas: Controladoria E Custos; Gestão Contábil; Finanças Corporativas E Valor I; Finanças Corporativas E Valor II
Docente na Faculdade desde 18/07/2016

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Plataformas Web E Mídias Sociais
Docente na Faculdade desde 01/08/2018

Disciplinas: Gestão Da Inovação E Criatividade; Design Thinking
Docente na Faculdade desde 01/02/2018

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Introdução Ao Direito
Docente na Faculdade desde 27/07/2009

Disciplinas: Comportamento Organizacional
Docente na Faculdade desde 16/07/2018

Disciplinas: Fundamentos De Marketing; Fundamentos De Marketing; Projeto Integrador Multidisciplinar I
Docente na Faculdade desde 01/02/2017

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Direito Empresarial
Docente na Faculdade desde 14/07/2014

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Comunicação Empresarial
Docente na Faculdade desde 14/02/2013

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Cenários Econômicos I
Docente na Faculdade desde 01/02/2017

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Gestão De Serviços; Liderança E Gestão De Equipes; Ética E Filosofia
Docente na Faculdade desde 01/08/2018

Disciplinas: Ética e Filosofia; Responsabilidade Social e Sustentável
Docente na Faculdade desde 14/07/2014

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Matemática para Negócios; Matemática Financeira
Docente na Faculdade desde 11/02/2014

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Desenvolvimento De Novos Negócios
Docente na Faculdade desde 18/08/2014

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Jogos Empresariais
Docente na Faculdade desde 23/02/2012

CURRÍCULO LATES

Disciplinas: Gestão De Pessoas
Docente na Faculdade desde 01/08/2004

CURRÍCULO LATES

Selecionados para a próxima etapa do Processo Seletivo para Atividade de Extensão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Startups

16 de abril de 2019

Selecionados para a próxima etapa do Processo Seletivo para Atividade de Extensão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Startups

Selecionados para a próxima etapa do Processo Seletivo para Atividade de Extensão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Startups A Direção da Faculdade Cesusc torna pública a lista de selecionados para a etapa de entrevista do…

leia mais

Prorrogado Processo Seletivo para Atividade de Extensão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Startups

4 de abril de 2019

Prorrogado Processo Seletivo para Atividade de Extensão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Startups

Prorrogado Processo Seletivo para Atividade de Extensão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Startups Foram prorrogadas as inscrições para o Processo Seletivo até o dia 12 de abril de 2019, para o preenchimento de vagas para…

leia mais

Aberto Processo Seletivo para Curso de Extensão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Startups

27 de março de 2019

Aberto Processo Seletivo para Curso de Extensão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Startups

Aberto Processo Seletivo para Curso de Extensão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Startups Estão abertas no período de 27 de março a 05 de abril de 2019, as inscrições ao Processo Seletivo para o preenchimento…

leia mais

Projeto Disrupção & Mercado aborda o tema Fidelização de Clientes na Revolução 4.0

21 de março de 2019

Projeto Disrupção & Mercado aborda o tema Fidelização de Clientes na Revolução 4.0

Projeto Disrupção & Mercado aborda o tema Fidelização de “Clientes na Revolução 4.0” O Projeto Disrupção & Mercado da Faculdade Cesusc, numa parceria entre os Cursos de Administração, Marketing e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, terá mais…

leia mais

O Curso de Administração da Faculdade Cesusc é um dos apoiadores do evento “How to Start Local e Go Global”

15 de março de 2019

O Curso de Administração da Faculdade Cesusc é um dos apoiadores do evento “How to Start Local e Go Global”

A Faculdade Cesusc, por meio do Curso de Administração, é uma das apoiadoras do evento “How to Start Local e Go Global” O evento “How to Start Local e Go Global” é uma iniciativa da…

leia mais

Unidade Centro da Faculdade Cesusc recebe encontro focado em Open Innovation

12 de março de 2019

Unidade Centro da Faculdade Cesusc recebe encontro focado em Open Innovation

Unidade Centro da Faculdade Cesusc recebe encontro focado em Open Innovation Nesta quarta-feira (dia 13), a partir das 19 horas, a Unidade Centro da Faculdade Cesusc vai receber sua primeira atividade de extensão. Trata-se de…

leia mais