Arquitetura e Urbanismo

MEC CONCEITO 4
  • Até 30% de desconto
  • Duração
    5 anos
  • Presencial
    Sede SC-401
  • Horário das Aulas
    Noturno

LOCAL DO CURSO: SEDE SC-401

A graduação proporciona o conhecimento teórico/prático com ênfase na interdisciplinaridade e nas situações reais da área profissional, com estratégias de ensino e aprendizagem diferenciadas. O curso formará um profissional ético e socialmente responsável, com o rigor técnico necessário nas várias áreas que compõem sua formação e atuação profissional, preparado para lidar com realidades cada vez mais complexas da profissão do arquiteto e urbanista contemporâneo.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

MATRIZ CURRICULAR INTEGRADA À ERA DIGITAL (ARQUITETURA 4.0)

Oferece Metodologias Criativas e Interdisciplinares com prática profissional diretamente nas empresas e aulas teóricas digitais. Ainda, a utilização de processos e tecnologias atuais como BIM (Building Information Modeling), o uso de realidade virtual ampliada (RVA), recursos do drone, gestão e gerenciamento do processo de projeto integrado. E, destaca-se, também, pela flexibilização curricular com reduzido número de pré-requisitos.

INFRAESTRUTURA DIFERENCIADA

Plenamente atualizada, com Atelier de Projeto Integrado e salas com pranchetas individuais, laboratório de computação gráfica com computadores e periféricos individuais, laboratório de modelagem tridimensional, de materiais e instalações, para apoio às práticas. Também temos impressora 3D, máquina de corte a laser e simulador da trajetória solar, aliados à utilização de Drone nas atividades de topografia e cartografia, além dos equipamentos tradicionais atuais, entre outros.

CARREIRA

O profissional poderá atuar de forma autônoma ou em organizações privadas e públicas, em horário variável e flexível, de forma individual e em equipes multidisciplinares. Contemplando as demandas dos indivíduos, dos grupos sociais e comunidades, desde a escala dos espaços interiores, do edifício, do paisagismo, do espaço urbano e regional. Observando-se a conduta ética e responsável no uso racional dos recursos naturais, a conservação do patrimônio construído e a visão crítica e atualizada da realidade social.

MERCADO DE TRABALHO

A realidade atual constata aumento da demanda por profissionais arquitetos e urbanistas com perfil profissional atualizado, com domínio de conhecimento em gestão e gerenciamento de processos de projeto integrado, em novas tecnologias como Processo BIM, automação, qualidade, desempenho, valor estético, bioarquitetura, arquitetura inclusiva, empreendedorismo dentre outras, em consonância com o perfil do egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Cesusc.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Planejamento de Edificações

O Arquiteto e Urbanista pode atuar no planejamento completo de edificações para diversos fins, tais como residencial, lojas, shopping centers, hospitais, escolas, museus, consultórios, escritórios, estádios, entre outros, sejam de iniciativa pública ou privada.

Planejamento Urbano

Atuação no planejamento de regiões, bairros, Planos Diretores e/ou cidades inteiras, cujo objetivo é oferecer conforto, bem-estar e qualidade de vida à população.

Paisagismo

Desenvolvimento de projetos paisagísticos, naturais e urbanos, em residências, comércios e locais públicos. Entre as atividades está a análise topográfica do local.

Restauro e Patrimônio

Atuação especializada em preservação, restauro e conservação do patrimônio arquitetônico de edifícios e sítios, além de documentos, objetos e obras artísticas de forma geral.

Acompanhamento, execução, técnica, gestão, gerenciamento e administração de obras

Responsabilidade técnica pelas atividades do processo de projeto, após a entrega do projeto executivo, fiscalização do cumprimento das leis, compra correta dos materiais, entre outras etapas da construção.

Carreira Acadêmica

A formação em Arquitetura permite que o profissional atue como professor ou pesquisador, indicada para quem quer se aprofundar nos estudos da área.

Arquitetura Promocional

Voltada para eventos, feiras e projetos comerciais. Atua na criação de stands, cenografia, vitrinismo, decoração de lojas e espaços destinados à divulgação de marcas.

Arquitetura de Interiores

Direcionada para os projetos de interiores com ou sem interveções construtivas em espaços existentes ou em planejamento, tais como apartamentos, casas, lojas, shopping centers, escritórios, instituições, empresas, mobiliário, entre outros.

Sem taxa de matrícula.

A bolsa de 30% é concedida apenas para alunos novos, ou seja, os ingressantes na primeira fase do curso através de processo seletivo realizado no ano 2023/1.

Todos os descontos não são cumulativos e estão condicionados ao pagamento do boleto no prazo.

Formas de pagamento: boleto bancário ou cartões de crédito e débito.

PARA INFORMAÇÕES DE VALORES CLIQUE AQUI

Matriz curricular

Portaria Ministerial nº 874 de 14/12/2018, publicado no DOU de 17/12/2018

ementas do curso

Introdução à arquitetura, urbanismo e paisagismo

Conceituação, origens, definição e propósitos da arquitetura, urbanismo e paisagismo. O contexto da arquitetura: criação, concepção, produção, utilização e manutenção. Objetivos e áreas de atuação. Relações entre arquitetura, paisagismo e urbanismo. Características da formação profissional. Abordagem interdisciplinar. Análise crítica em estudos de caso. Metodologia da pesquisa (de campo) e Iniciação científica.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

História das artes, cultura e sociedade

Introdução geral aos temas e objetos da História das Artes, arquitetura cultura e sociedade; períodos históricos; estilos, escolas e movimentos desenvolvidos no ocidente; conceitos de estética; Aspectos da história e cultura afro-brasileira e indígena e suas influências na arte. Articulações e relações transversais entre sociedade, cultura, arte, arquitetura e design. Metodologia da pesquisa (bibliográfica) e Iniciação científica.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Expressão gráfica em desenho de observação

Representação gráfica em forma de croquis objetos, espaços, ideias e conceitos. Desenvolver a coordenação motora, a observação, a interpretação de formas, luz, cor e sombras; habilidade de expressar elementos compositivos e pictóricos através das técnicas gráficas e métodos de apresentação do desenho à mão livre de expressão e observação e registro arquitetônico, urbanístico e da paisagem.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Geometria descritiva para arquitetura e urbanismo

Entidades básicas e processos de construção do desenho geométrico. Sistemas de projeção, ponto, reta e plano. Pertinência e posições relativas. Métodos gerais. Geração de superfícies. Seção e desenvolvimento. Representação de sólidos. Intersecção de planos e sólidos.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Geometria analítica para arquitetura e urbanismo

Geometria analítica plana e espacial. Funções e seus gráficos. Limites, continuidade, assíntotas. Derivadas. Aplicações. Cálculo integral de funções de uma variável. Aplicações. Equações diferenciais de variáveis separáveis.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Tecnologia construtiva e materiais I

Introduzir o conhecimento das tecnologias das construções mais usuais no Brasil, conceito de sistemas construtivos. Grupos de materiais e processos de interesse da Arquitetura e urbanismo e suas respectivas aplicações como: revestimentos de pisos, paredes e forros, aberturas: tipo de esquadrias e montagem, pinturas, acabamentos e detalhes, especificações e normas técnicas. Apresentação e descrição dos elementos básicos componentes da infraestrutura urbana: pavimentação, drenagem, abastecimento de água, coleta de esgoto, rede de energia elétrica.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo I

Estudo de temas simples. Critérios para habitabilidade e sustentabilidade. Relações existenciais entre o ser humano o espaço, o ambiente natural e construído. Processo de formulação de ideias, de conceitos e de programas arquitetônicos, explorando a variedade de organizações espaciais possíveis e sua expressão. Pesquisa e análise e diagnóstico de obras de referência e das formas projetuais utilizadas em arquitetura, urbanismo e paisagismo. Exercícios de projeto integrando aspectos humanos, ambientais, tecnológicos, funcionais e estéticos, desenvolvidos até a etapa do partido geral, utilizando expressão bi e tridimensionais.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

História e teoria da arquitetura, urbanismo e paisagismo I

Conceitos de espacialidade, de arquitetura, urbanismo, paisagismo e cidade. Historiografia das Teorias da Arquitetura Urbanismo e paisagismo. Origem e evolução da produção arquitetônica e urbanística a partir da Pré-história até o século XVIII; Gênese do processo de construção e urbanização e a dinâmica de sua evolução. As composições dos jardins. Paralelo entre o global e o local: mundo, Américas, Brasil e Santa Catarina.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Expressão gráfica em perspectiva e humanização de projetos

Representação gráfica através do uso de Perspectivas Cilíndricas - Cavaleira e Isométrica e Perspectivas Cônicas: 1 e 2 Pontos de Fuga com base em documentação técnica de projetos. Elaboração de croquis rápidos, humanização e sombreamento de perspectivas. Técnicas para humanização de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo por meio da representação gráfica dos elementos que compõem o projeto. Representação de texturas de diversos materiais e elementos (madeiras, tecidos, pisos, vegetação, etc.).

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Expressão gráfica em desenho arquitetônico

Desenho Técnico de Arquitetura Urbanismo e Paisagismo de forma a atender às normativas da ABNT. Conhecimento da normatização técnica específica, instrumentos básicos, escalas, elementos gráficos do projeto, Imagens, símbolos, convenções gráficas e técnicas. Vocabulário técnico.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Fundamentos da linguagem visual

Linguagem visual como forma de representação. Fundamentos teóricos e práticos aplicados diretamente a arquitetura, urbanismo e paisagismo. Elementos básicos sobre os processos de percepção e cognição: Estudo da Forma, Cor e Composição. Técnicas de diagramação, composição visual e uso dos materiais de expressão gráfica para a apresentação de projetos.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Fundamentos da ergonomia

Fundamentos da Ergonomia, das bases antropométricas, biomecânicas e fisiológicas, aplicação em arquitetura, urbanismo e paisagismo. Dispositivos de controle e manejo. Dimensionamento do mobiliário e dos espaços construídos, conforme a usabilidade e confiabilidade de produtos em relação usuário-projetista, do espaço de trabalho quanto às áreas e ângulos de alcance máximo para conforto e inclusão do usuário.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo II

Estudo de tema com baixa complexidade de uso habitacional. Processo de reconhecimento dos condicionantes arquitetônicos e sua inter-relação no processo projetual, considerando as exigências funcionais, formais e socioculturais relativas ao tema proposto, bem como a adequação às condições do sítio de intervenção, aos critérios para habitabilidade e sustentabilidade. Princípios de modulação espacial. Desenvolvimento de projeto de pequeno porte, apresentado na forma de estudo preliminar utilizando expressão bi e tridimensionais.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Computação gráfica I

Recursos computacionais aplicados na Arquitetura e Urbanismo. Complementação do Software AutoCAD - Computer Aided Design (Desenho Assistido por Computador). SketchUp para representação bidimensional e tridimensional na Arquitetura e Urbanismo. Princípios de Composição para aplicação ao projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Processo de projeto integrado

Metodologia e processo de projeto aplicado ao desenvolvimento de Projeto de Arquitetura, urbanismo e paisagismo de forma integrada. Conceituação, gestão, gerenciamento, coordenação, Integração, compatibilização, aplicabilidade, planejamento, mercados, intervenientes, qualidade, ciclo de vida, ética, direitos e deveres. Macrofases, fases, domínios de conhecimento. O projeto enquanto registro e documentação: resultado do processo. Vocabulário técnico. Aplicação na prática projetual e Modelo de referência.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

História e teoria da arquitetura, urbanismo e paisagismo II

Historiografia das Teorias da Arquitetura Urbanismo e paisagismo do período entre os séculos XVIII e XX. Contextualização dos condicionantes sociais, culturais, geoclimáticos, econômicos e políticos. Metropolização e formação de bairros. A reconstrução das cidades e as repercussões na arquitetura no período pós-guerra. As composições paisagísticas no período. Paralelo entre o global e o local: mundo, Américas, Brasil e Santa Catarina.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Mecânica para arquitetura

Estática dos corpos rígidos, Centros de gravidade. Momentos de inércia de figuras planas. Esforços solicitantes em estruturas isostáticas. Sistemas reticulares planos.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Tecnologia construtiva e materiais II

O processo de execução de obras: os serviços e os profissionais envolvidos, os materiais e as técnicas em cada etapa. Normas para execução de obras. Noções de segurança e de qualidade. Solos e fundações. Tipos de solos, suas propriedades e comportamentos associados. Tipos de fundações, critérios de escolha, noções de dimensionamento e de custos.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Topografia e Cartografia Aplicada

Conceitos básicos. Métodos de medição de distâncias e ângulos. Equipamentos de medição e metodologias para realização de levantamentos. Representação gráfica de levantamentos topográficos. Cálculo de áreas das poligonais e volume de movimentações de terra. Traçado e modificação de curvas de nível, perfis de terrenos e locação de edificações. Noções de cartografia, aerofotogrametria, foto-interpretação, posicionamento por satélite/GPS e sensoriamento remoto.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo III

Estudo de tema com média complexidade de uso misto. Reconhecimento dos condicionantes arquitetônicos e sua inter-relação no processo projetual, exigências funcionais, formais e socioculturais relativas ao tema proposto. Adequação às condições do sítio de intervenção, aos critérios para habitabilidade e sustentabilidade. Relação entre Público/Privado. Elaboração de Análise de Modelos, Partido Arquitetônico, Estudo Preliminar e Anteprojeto com detalhes construtivos relevantes. Uso da maquete volumétrica física no processo criativo. Aplicação do processo de projeto integrado na metodologia projetual. Apresentação na forma de anteprojeto utilizando expressão bi e tridimensionais.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

História e teoria da arquitetura, urbanismo e paisagismo III

História recente da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo. A historiografia do período do século XX até os dias atuais. Contextualização dos condicionantes sociais, culturais, geoclimáticos, econômicos e políticos e as manifestações arquitetônicas contemporâneas. Paralelo entre o global e o local: mundo, Américas, Brasil e Santa Catarina. Arquitetura indígena, vernácula e dos imigrantes. Principais características da arquitetura no Estado de Santa Catarina e suas vinculações históricas.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Estudos socioeconômicos e ambientais I

Meio Ambiente e Sociologia Urbana. Conceituação e estudo das relações entre fenômenos ambientais, sociais e configurações espaciais. O papel da educação ambiental na urbanização do planeta. Planejamento urbano e regional: Introdução à teoria da evolução urbana. História da cidade. Paisagismo: paisagem natural e cultural. Abordagens teóricas da relação ser humano e meio ambiente. Os assentamentos humanos e os impactos ambientais: paisagem e urbanização.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Paisagismo

Paisagismo: fundamentos e principais tendências. Fatores condicionantes da paisagem. Critérios de especificação de vegetações tropicais, subtropicais e exóticas. Variações climáticas, tipos de solos, para especificação das plantas e desenho de jardins; taxonomia e morfologia vegetal básica; estética e composição para ambientes internos ou externos contíguos. Intervenção no espaço urbano: conceitos básicos e procedimentos. Elementos compositivos no Projeto de Paisagismo. Estudo de composição de praças e jardins.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Resistência dos materiais para arquitetura

Tensões e deformações, as propriedades dos materiais e estruturas: definições, considerações gerais e classificação. Diagramas de esforços solicitantes e relações diferenciais. Tensões em vigas, torção, tração, compressão, flexão simples, composta e oblíqua. Momentos de 1ª e 2ª ordem. Lei de Hooke. Cargas axiais e tangenciais. Combinação de esforços. Cisalhamento. Flambagem.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Tecnologia construtiva e materiais III

Compreensão dos materiais e técnicas de construção: fundamentação teórica e realização prática. Estudo dos materiais empregados em edificações: suas propriedades e características. Conceitos fundamentais classes, tipos, produtos, componentes; características gerais e específicas. Normas técnicas. Técnicas e processos construtivos a serem especificados durante a fase de vedação, cobertura, revestimento e acabamento nas construções. Polímeros. Tintas e acabamentos superficiais, Impermeabilização. Patologias nas construções.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Sistemas e análise estruturais

Histórico dos sistemas estruturais. Classificação das estruturas. Generalidades do projeto estrutural. Noções de carga, calculo estático, funcionamento das estruturas e sistemas. Pré-dimensionamento de estruturas em concreto armado. Tipologias estruturais e sistemas integrados a concepção arquitetônica.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Introdução as instalações prediais

Entendimento de projeto de instalações prediais como: instalações elétricas - definições, simbologia, localização de cargas elétricas, quadro de cargas, condutores elétricos, eletrodutos, tipos de circuitos, instalações telefônicas; sonorização, climatização, sistema de automação, Instalações hidráulicas de água fria e quente, instalações de esgoto sanitário (pluvial, cloacal), Instalações de gás e de combate a incêndio, aparelhos e complementos, metais e louças sanitárias.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Estatística para arquitetura e urbanismo

Princípios de amostragem. Estatística Descritiva. Noções de Inferência. Aplicação prática em arquitetura e urbanismo. Conhecimentos de estatística aplicados a dados de estudos urbanos.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo IV

Resolução dos aspectos construtivos para edificações verticalizadas. Integração entre arquitetura, paisagismo e urbanismo. Reconhecimento dos condicionantes arquitetônicos e sua inter-relação no processo projetual, exigências funcionais, formais e socioculturais relativas ao tema proposto. Adequação às condições do sítio de intervenção. Aplicação do processo de projeto integrado na metodologia projetual. Apresentação na forma de anteprojeto com detalhamentos técnicos pertinentes, utilizando expressão bi e tridimensionais.

Carga Horária: 100

Créditos: 5

Estudos socioeconômicos e ambientais II

Conceitos básicos sobre Meio Ambiente e Paisagem Urbana. Relação entre urbanização e degradação ambiental e desenvolvimento sustentável. Paisagem urbana: O conceito evolutivo de praça e seu significado na memória das cidades. Espaços abertos e fechados. Evolução do espaço aberto e do espaço verde. Recreação, lazer e cultura. Arquitetura paisagística: construção de paisagens. Legislação: Ambiental, gerenciamento costeiro, plano diretor e código de obras.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Psicologia ambiental aplicada a arquitetura e urbanismo

Entendimentos básicos de psicologia ambiental. Estudo das inter-relações entre as pessoas e o ambiente, inseridos em um amplo campo multidisciplinar com foco na arquitetura e urbanismo. As relações com o contexto físico-social, no tocante a quatro níveis: 1) microambiente, abarcando os espaços privados (moradia etc.); 2) ambientes de proximidade, incluindo os espaços compartilhados semipúblicos (bairro, local de trabalho, praças, parques etc.); 3) ambientes coletivos públicos (cidade, vilarejo etc.); 4) ambiente global, abrangendo o ambiente em sua totalidade, construído ou não, e seus recursos, naturais ou referentes à sociedade.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Tecnologia construtiva e materiais IV

Compreensão dos materiais e técnicas de construção: fundamentação teórica e realização prática. Especificações técnicas de materiais e serviços. Canteiro de obras. Controles de qualidade de materiais. Quantificação, orçamentação; cronograma físico financeiro; processos de aprovação.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Processo BIM

Processo BIM (Building Information modelling). O processo integrado de projeto e a modelagem da informação da construção. Conceitos básicos; aplicações; resultados desde a elaboração dos projetos à execução da obra.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Estabilidade das edificações

Segurança das edificações. Cargas e critérios de segurança. Telhados: suas estruturas, cargas, determinação de esforços solicitantes. Ação dos ventos. Pisos: reação das lajes sobre vigas; cálculo de vigas contínuas. Pilares: cargas. Fundações.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Instalações prediais hidrossanitárias e complementares

Instalações Hidráulicas e Sanitárias prediais de água fria, água quente e esgoto sanitário. Coleta de águas pluviais. Instalações de Gás Liquefeito de Petróleo – GLP: conceitos e dimensionamento. Aproveitamento e utilização racional dos recursos naturais, explorando estratégias bioclimáticas. Projeto e dimensionamento de sistema hidrossanitário. Compatibilização entre projetos.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Conforto ambiental térmico

Conforto térmico como requisito importante da qualidade do ambiente construído; princípios do conforto térmico (aspectos climático-ambientais, humanos e construtivos); normas de conforto térmico relacionadas aos ambientes internos. Especificação de materiais; situações com sensível atenuação ou completa correção de problemas de ordem de conforto térmico.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo V

Estudo de tema com grande complexidade e uso institucional. Resolução dos aspectos construtivos para edificações com maior complexidade de sistemas e unidades. Integração entre arquitetura, paisagismo e urbanismo. Desenvolvimento de projeto grande porte. Adequação às condições do sítio de intervenção. Aplicação do processo de projeto integrado na metodologia projetual. Apresentação na forma de anteprojeto com detalhamentos técnicos pertinentes, utilizando expressão bi e tridimensionais.

Carga Horária: 100

Créditos: 5

Design inclusivo

Concepção de estudos, projetos de ambientes, de produtos e serviços na área de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Adequação a diversidade humana, promovendo a inclusão por meio de soluções sustentáveis. Os sete princípios do design inclusivo/desenho universal. Acessibilidade através da NBR 9050/2004. Exercitar a cidadania, conforme a usabilidade e confiabilidade de produtos em relação usuário-projetista - tecnologias assistivas.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Carga Optativa I

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Planejamento urbano e paisagem I

Planejamento Urbano e Paisagem: conceitos básicos. Planejamento urbano e regional. Paisagem. Gestão do espaço urbano. Organização espacial: forma, função e estrutura urbana. Uso e valorização do solo urbano. Serviços e equipamentos. Processos de crescimento e desenvolvimento urbano: conurbação e metropolização. A legislação ambiental. A legislação urbana: Instrumentos de controle urbanístico. Desenho urbano: relações entre as ocupações urbanas. As funções predominantes, relação de vizinhança, articulação viária, vegetação urbana.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Ferramentas computacionais aplicadas ao BIM

Ferramentas computacionais em ambientes paramétricos: permitem programar as dependências entre componentes, por meio de uso de variáveis em um arquivo base usando a mesma linguagem e versões atualizadas do projeto do edifício. Facilita e aumenta a velocidade de troca e acesso da informação entre projetistas. Auxilio na compatibilização e gerenciamento dos diversos projetos complementares que giram em torno da arquitetura.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Cálculo de estruturas em concreto armado auxiliado por computador

Projeto de vigas de concreto armado submetidas à flexão simples, ao cisalhamento e à torção. Projeto de lajes retangulares, escadas e reservatórios. Fundações e Pilares: Pilares retangulares e circulares; sapatas isoladas, corridas; muros de arrimo e blocos de estacas. Recursos informatizados no cálculo estrutural.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Instalações prediais elétricas e complementares

Conceitos fundamentais de suprimento de energia elétrica, de comunicações, Instalações especiais de segurança e automação das edificações. Uso racional dos recursos energéticos materiais e equipamentos. Normatização. Noções sobre geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Projeto técnico das instalações elétricas de telefonia e de comunicações.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Conforto ambiental acústico

Conforto acústico como requisito importante da qualidade do ambiente construído; fundamentos da acústica, propriedades e o comportamento do som relacionado com a audição humana; normas de conforto acústico; princípios acústicos referentes aos ambientes internos e externos. Soluções relacionadas com o desempenho e conforto acústico de ambientes internos e externos, a especificação de materiais, situações com sensível atenuação ou completa correção de problemas de ordem de conforto acústico.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo VI

Estudo de tema com grande complexidade relacionado a Habitação de Interesse Social. Resolução dos aspectos construtivos para edificações com maior complexidade de sistemas e unidades. Integração entre arquitetura, paisagismo e urbanismo. Desenvolvimento de projeto grande porte. Adequação às condições do sítio de intervenção. Aplicação do processo de projeto integrado na metodologia projetual. Apresentação na forma de anteprojeto e elementos do projeto executivo; detalhamentos técnicos pertinentes utilizando expressão bi e tridimensionais.

Carga Horária: 100

Créditos: 5

Técnicas retrospectivas

Conceitos e técnicas relativos à conservação, recuperação, reabilitação, reutilização e revitalização de estruturas tradicionais, edificações e conjuntos urbanos herdados. CIAMs e cartas patrimoniais. Princípios de reciclagem, substituição e manutenção dos materiais e estruturas. Técnicas de levantamento, catalogação, análise e intervenção em bens do patrimônio histórico, cultural, arquitetônico, urbanístico e paisagístico. Análise de modelos e estudos de caso.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Conforto ambiental – iluminação natural e artificial

A luz como componente do espaço. Cor e iluminação. Fontes de luz natural. Exigências humanas. Sistemas e conceitos de iluminação natural. Aspectos qualitativos critérios De desenho. Métodos de estimativa do nível de iluminação: gráficos analíticos e computacionais. Iluminação artificial e complementar: fontes de luz e sistemas de iluminação. Iluminação e economia de energia na edificação. Projeto luminotécnico, contemplando critérios e métodos de cálculo e o memorial luminotécnico, relacionado com temas atuais em Luminotécnica.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Computação gráfica II

Recursos computacionais: Interface gráfica do CAD, sistema de coordenadas (UCS e WCS) e primitivas geométricas. Operações como: mover e posicionar elementos no espaço 3D, tipos de visualização do modelo 3D, diversas formas de Viewpoint. Viewports, superfícies malha 3D, comandos de edição 3D, modelamento de sólidos, operações Boleanas, criação de objetos 3D, a partir de formas em 2D e Maquete eletrônica (renderização).

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Estágio supervisionado

Estágio Supervisionado na área de Arquitetura e Urbanismo. Introdução à prática profissional. Relação entre teoria e prática no exercício da Arquitetura e Urbanismo. Prática profissional em Projetos e acompanhamento de Obras de Arquitetura e Urbanismo. A educação ambiental na prática pré-profissional.

Carga Horária: 200

Créditos: 10

Planejamento urbano e paisagem II

Planejamento urbano e regional. Paisagem. Gestão do espaço urbano. Organização espacial: aspectos morfológico-funcionais, de centralidade, de acessibilidade e de crescimento urbano. Processos de crescimento e desenvolvimento urbano: conurbação e metropolização. A legislação ambiental. A legislação urbana: O Estatuto da Cidade; o plano diretor; instrumentos de controle urbanístico. Desenho urbano: renovação, reurbanização e revitalização urbana. Elementos vegetais e minerais na composição projetual.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo VII

Estudo de tema com grande complexidade. Resolução dos aspectos construtivos para edificações com maior complexidade de sistemas e unidades. Integração entre arquitetura, paisagismo e urbanismo. Desenvolvimento de projeto grande porte. Adequação às condições do sítio de intervenção. Aplicação do processo de projeto integrado na metodologia projetual (recursos BIM). Apresentação na forma de projeto executivo utilizando expressão bi e tridimensionais.

Carga Horária: 100

Créditos: 5

Sistemas urbanos

Sistemas de equipamentos e serviços urbanos. Infraestrutura urbana: pavimentação, água, esgoto, drenagem pluvial, iluminação pública, gás, eletricidade e telefonia. Sistema transporte coletivo. Coleta, deposição
e
manejo
 do
 lixo 
doméstico.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

História e teoria do design

Historiografia e teorias que fundamentam a compreensão da disciplina do ponto de vista do fazer projetual e da elaboração estética, na sociedade pós-industrial.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Interiores residenciais

Projeto de Interiores com a temática do espaço residencial e metodologia do projeto aplicada, contemplando áreas internas e externas, entorno, com responsabilidade ambiental. Espaços novos, reforma, remanejamento e revitalização de interiores. Elaborar estudo de problemas conceituais e metodológicos de organização do espaço interno, organograma e fluxograma, especificação de materiais, detalhamentos, utilização de escalas apropriadas, subsídios para atividades de fiscalização e execução das intervenções.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Estruturas em aço e madeira

Estruturas de Aço e de Madeira. Generalidades. Dimensionamento de elementos estruturais. O sistema estrutural e materiais para atingir os principais objetivos exigidos pela edificação: resistência, estabilidade, estética e durabilidade. Tração. Compressão simples. Flexo-compressão normal e oblíqua. Ação dos ventos nas estruturas. Análise da estrutura interna do material. Tração, compressão e cisalhamento paralelo às fibras da madeira. Compressão e tração transversal e inclinada às fibras da madeira. Solicitação de peças múltiplas. Ligações.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Composição, modelagem e maquetes

Expressão e representação plástica. Princípios de organização, estruturação e composição da forma no espaço. Análise formal das relações espaciais. A maquete como ferramenta de criação. Conceitos básicos integrados, finalidade, fases de desenvolvimento, materiais, ferramentas e técnicas artesanais. Escalas representativas de maquete física. Construção de maquetes e modelos icônico-analógicos de obras.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Atividades complementares I

As atividades complementares são componentes curriculares enriquecedores e implementadores do próprio perfil do formando e deverão possibilitar o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, competências e atitudes do aluno, inclusive as adquiridas fora do ambiente acadêmico, que serão reconhecidas mediante processo de avaliação. Podem incluir: projetos de pesquisa, monitoria, iniciação científica, projetos de extensão, módulos temáticos, seminários, simpósios, congressos, conferências, viagens de estudo orientadas, até disciplinas oferecidas por outras instituições de educação.

Carga Horária: 120

Créditos: 6

Introdução ao trabalho de conclusão de curso

Trabalho individual de pesquisa para embasamento teórico, referencial e justificativa do Trabalho de Conclusão de Curso. Temática relevante de livre escolha do acadêmico relacionada às atribuições profissionais para desenvolvimento de projeto referente a uma das áreas da Arquitetura e Urbanismo. Sob a supervisão de professor orientador, resultando em monografia contemplando plano de projeto.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Gestão profissional, ética e direitos humanos

Introdução à gestão de escritório e contratos para o profissional de arquitetura e urbanismo. Conceitos fundamentais sobre mecanismos de mercado, negociação, os fundamentos de marketing pessoal e de serviços em consonância com o desenvolvimento sustentável. Elaboração, planejamento, organização, eventos. Princípios, valores, direitos e deveres. Conduta profissional: Ética e moral; obrigações e responsabilidades. Exercício profissional: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR. Fundamentação dos Direitos Humanos.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Optativa II

Opção de disciplina escolhida pelo acadêmico dentre as constantes da lista previamente estabelecida pela Instituição, conforme explicitado no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Atividades complementares II

As atividades complementares são componentes curriculares enriquecedores e implementadores do próprio perfil do formando e deverão possibilitar o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, competências e atitudes do aluno, inclusive as adquiridas fora do ambiente acadêmico, que serão reconhecidas mediante processo de avaliação. Podem incluir: projetos de pesquisa, monitoria, iniciação científica, projetos de extensão, módulos temáticos, seminários, simpósios, congressos, conferências, viagens de estudo orientadas, até disciplinas oferecidas por outras instituições de educação.

Carga Horária: 120

Créditos: 6

Interiores comerciais e serviços

Projeto de Interiores com temática comercial/serviços e metodologia aplicada. Com responsabilidade ambiental. Organização de espaços comerciais e de serviços e suas relações com o entorno imediato, aplicação das etapas metodológicas de elaboração de projetos. Desenvolvimento de projeto a partir de perfil pré-estabelecido; ênfase à valorização do produto e do serviço, visual merchandising, os espaços coletivos e privativos, os fluxos e circulações e a acessibilidade relacionada ao espaço, mobiliário e equipamentos.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Interiores – projeto de mobiliário

Projeto de móveis com metodologia aplicada. Moveis planejados fabricados sob medida inserindo no ambiente. Avaliar as questões estéticas aplicadas ao desenho do mobiliário. Espaços específicos e suas necessidades. Desenvolver a representação gráfica e o detalhamento do móvel com recursos computacionais, seus complementos, especificidades e materiais de revestimento com responsabilidade ambiental.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Trabalho de conclusão de curso

Trabalho individual de Conclusão de Curso sob a supervisão de professor orientador. Desenvolvimento projetual das propostas definidas na Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso. Temática relevante de livre escolha do acadêmico relacionada às atribuições profissionais para desenvolvimento de projeto referente a uma das áreas da Arquitetura e Urbanismo, resultando em Projeto ao nível Executivo.

Carga Horária: 240

Créditos: 12

Elementos Decorativos

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Projeto Multidisciplinar Integrador

Carga Horária: 80

Créditos: 2

Ecodesign

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Projetos Efêmeros

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Direito Ambiental e Ecologia

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Direito Urbanístico

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Direito Autoral e Propriedade Intelectual

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Direito Imobiliário

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Empreendedorismo

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Fundamentos de Marketing

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Marketing Digital

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Inovação e Criatividade

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Inglês Instrumental

Carga Horária: 40

Créditos: 2

    MAIS INFORMAÇÕES

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA – 24/04/2024

    Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Oportunidade de estágio em Administração Oportunidade de estágio em Marketing Oportunidade de estágio em Direito Oportunidade de estágio…

    leia mais

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA – 17/04/2024

    Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Oportunidade de estágio em Administração Oportunidade de estágio em Marketing Oportunidade de estágio em Direito Oportunidade de estágio…

    leia mais

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA – 27/03/2024

    Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Oportunidade de estágio em Administração Oportunidade de estágio em Psicologia Oportunidade de estágio em Marketing Oportunidade de estágio…

    leia mais

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA – 20/03/2024

    Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Oportunidade de estágio em Administração Oportunidade de estágio em Psicologia Oportunidade de estágio em Marketing Oportunidade de estágio…

    leia mais

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA – 13/03/2024

    Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Oportunidade de estágio em Administração Oportunidade de estágio em Arquitetura e Urbanismo Oportunidades Trabalho Oportunidade de estágio em…

    leia mais

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA – 06/03/2024

    Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Oportunidade de Estágio em Psicologia Oportunidade de estágio em Arquitetura e Urbanismo Oportunidades Trabalho Oportunidade de estágio em…

    leia mais