INTERNET DAS COISAS PARA A INDUSTRIA 4.0

  • Mensalidade
    A partir de R$663,40*
  • Duração
    Aproximadamente 20 meses*
  • Presencial
    Santo Antônio de Lisboa
  • Horário das Aulas
    Sexta: 19h às 23h
    Sábado: 8h às 14h30

LOCAL DO CURSO: SANTO ANTÔNIO DE LISBOA

O curso de Pós-graduação em Internet das Coisas para a Indústria 4.0 tem como objetivo formar profissionais com conhecimento multidisciplinar nas áreas de programação, sensores, automação, comunicação e armazenamento de dados, bem como aplicação de técnicas de inteligência artificial para viabilizar soluções para a então chamada Indústria 4.0.

VEJA A PROPOSTA DA ESPECIALIZAÇÃO

Início previsto do curso: dia 04 de outubro de 2019

FAÇA SUA MATRÍCULA

Introdução à Industria 4.0 e Internet das Coisas (IoT) (20 h/a)

Aplicações com Arduino e Raspberry Pi (30 h/a)

Sensores (30 h/a)

Programação para IoT (30 h/a)

Gestão de Projetos (20 h/a)

Comunicação de Dados (20 h/a)

Introdução ao Big Data (30 h/a)

Banco de Dados NoSQL (30 h/a)

Machine Learning (30 h/a)

Análise e Data Mining (Mineração de Dados) (30 h/a)

Internet das Coisas para Negócios (20 h/a)

Cibersegurança e Gerenciamento de Riscos de IoT (30 h/a)

Metodologia da Pesquisa (10 h/a)

Trabalho Prático de Conclusão de Curso (30 h/a)

coordenação

MSc. Sérgio Murilo Schütz

Formação em Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina (1990), Graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (1995), Especialização em Engenharia de Produção e Sistemas na área de concentração em Inteligência Artificial (2000- UFSC) e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Professor da UNIVALI (1996/2002) e Coordenador dos cursos de Ciência da Computação e do curso de Tecnologia em Redes de Computadores, Coordenador Geral do EaD da FACVEST, Coordenador da Pós-Graduação do Núcleo de Tecnologia Aplicada (2005/2010) e professor titular da Sociedade Lageana de Educação (1999-2010). Atualmente é professor dos cursos técnicos, profissionais e de aprendizagem da área de tecnologia do SENAI – Lages (SC). Professor dos cursos de graduação em Sistemas de Informação e Engenharias de Produção, Elétrica e Mecânica e Professor dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica de Recursos Humanos e Engenharia de Software da UNIPLAC. Assessor de Avaliação da UNIPLAC – Portaria 88/2014 até 2016. Tem experiência na área de Eletrônica e Ciência da Computação com ênfase em Arquitetura de Computadores, Eletrônica Analógica e Digital, Microprocessadores, Linguagens de Programação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Compiladores, Inteligência Artificial, Informática na Educação e na Saúde. Avaliador do INEP-MEC desde 02/2011 e Avaliador do CEESC desde 06/2012. Sócio idealizador do projeto Mão na Roda, do veículo PRATYKO para portadores de necessidades especiais financiado pela FAPESC. Doutorando do Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC – Turma 2013. Professor e Coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade CESUSC mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina desde 2014/2. Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Desenvolvimento Ágil de Produtos. Presidente da CPA da Faculdade CESUSC desde maio de 2018.

 

Dr. Flávio Ceci

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como Cientista de Dados na empresa Involves Tecnologia e Inovação. Também atua como professor titular dos cursos de graduação em Sistemas de Informação e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e dos programas de pós-graduação em Engenharia de Projeto de Software, Banco de Dados e Gerência de Projetos de TI da Universidade do Sul de Santa Catarina. É pesquisador e membro do grupo de pesquisa GPSC-Unisul. É coordenador dos cursos de Especialização em Análise Estratégica e Ciência de Dados, Banco de Dados e Engenharia e Ciência de Dados da Unisul, na mesma instituição, atua como Assistente de Pós-Graduação na Gerência de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação (Campus Grande Florianópolis). Possui mais de 10 anos de experiência na indústria de software atuando como desenvolvedor, analista e arquiteto de software. Desenvolveu projetos para empresas como: SupportComm, Vivo, Claro, Brasil Telecom, Embraer, Instituto Stela, entre outras. Atualmente atende como consultor de projetos de software e de Engenharia do Conhecimento, bem como análise de dados. É autor de livros na área de Business Intelligence e Inteligência Artificial. As principais áreas de pesquisa são: Estruturas de dados; Inteligência Artificial; Engenharia do Conhecimento; Análise e Ciência de Dados e Análise de Sentimentos.

docentes confirmados

Dr. Aran B. Tcholakian Morales
MSc. Amilcar Fernandes Costa De Abreu
Dr. Flávio Ceci
MSc. Gisele Zomer Rossi
MSc. Ibsem Agrello Dias
Dr. Juliano Pacheco
MSc. Juliano Mazute
MSc. Luiz Claudio Duarte Dalmolin
Dr. Max Pereira
Esp. Michel Leite de Ávila
Dr. Roberto Fabiano Fernandes
MSc. Sérgio Murilo Schütz

MENSALIDADE 1ª parcela para o dia 01/10/2019
24X de R$663,40 Total do curso

DURAÇÃO DO CURSO Aulas presenciais
Aproximadamente 20 meses conforme calendário do Curso + 4 meses para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso

CENTRAL DE RELACIONAMENTO e-mail: [email protected]
SEGUNDA A SEXTA das 08h às 21h30
SÁBADOS das 08h às 12h30 (quando houver aula)

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MATRÍCULA

Cédula de identidade (RG) (outros documentos não possuem validade para fins de registro)
CPF
01 (uma) foto 3x4 recente
Comprovante de residência
Diploma de Graduação (frente e verso)
* Caso não conste no Histórico Escolar do Curso Superior a informação sobre o Ensino Médio, o aluno deverá apresentar também o Histórico Escolar do Ensino Médio para fins de cadastro no sistema para o Censo do Ensino Superior.

ORIENTAÇÃO PARA O ENVIO DOS DOCUMENTOS VIA CORREIO

Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
Ficha Cadastral
* Os documentos encaminhados via Correio deverão ser, obrigatoriamente, cópias autenticadas em cartório, em folha A4 e em perfeito estado de leitura e compreensão, juntamente com os itens acima.