LOCAL DO CURSO: SEDE SC-401
O Curso de Marketing utiliza estratégias de ensino e aprendizagem que buscam desenvolver profissionais éticos e socialmente responsáveis capazes de estabelecer diagnósticos para a área de marketing, propor soluções para problemas e trabalhar em equipe.
FAÇA SUA INSCRIÇÃOPara ajudar os profissionais formados pelo curso a serem ainda mais competitivos no mercado, a graduação em Marketing têm a língua inglesa em sua matriz curricular.
Os docentes do curso têm experiência no mercado e estão atentos às suas principais tendências. A formação equilibra conhecimentos teóricos e a prática para preparar os alunos para analisar o cenário atual e propor soluções eficazes para os problemas de seus futuros clientes.
Com matriz curricular dinâmica e multidisciplinar, o curso apresenta conteúdos atualizados que incluem, entre outras tendências, o marketing digital. O estudante também poderá obter certificações parciais ao longo da sua formação.
Carreira
O profissional que atua nesta área desenvolve estudos de perfil do consumidor, elabora estratégias de comunicação e ajuda a definir o posicionamento mercadológico da empresa ou organização para a qual ele atua.
Mercado de trabalho
Como aconteceu com diversos setores da economia, a área de Marketing também passou por uma revolução com a disseminação da internet. Este profissional têm sido cada vez mais demandado por agências especializadas e por organizações públicas e privadas. A cada ano esta função é apontada como uma das mais promissoras do mercado.
O profissional de Marketing pode atuar com este foco, cuidando das atividades que são desenvolvidas antes da produção de um produto, serviço ou campanha. Desta forma, ele trabalha com estudo de mercado, estratégias de venda, concepção do produto, e etc.
Este tipo de marketing é desenvolvido após o produto e/ou o serviço ter sido definido e elaborado. O profissional da área passa então a atuar na elaboração de campanhas, estratégias de vendas, entre outras práticas que vão ajudar o produto/serviço no mercado.
Outra frente de atuação do profissional desta área é desenvolver o endomarketing de empresas e organizações. Para isso, ele cuida de ações internas que visam melhorar a compreensão dos valores e objetivos da empresa por seus colaboradores.
Esta é uma das áreas mais promissoras do mercado atualmente. Nela, o profissional vai cuidar da relação entre a empresa ou organização e seus clientes, parceiros e fornecedores. Com as novas tecnologias, o marketing digital passou a dominar este cenário.
O profissional de marketing pode segmentar a sua carreira em diferentes frentes, podendo atuar com marketing político, marketing esportivo e marketing cultural, por exemplo. Em cada uma destas frentes o profissional terá que buscar os resultados esperados por cada perfil de cliente.
Dois campos de atuação que estão em alta. Com o neuromarketing o profissional vai estudar as reações que acontecem no cérebro dos consumidores quando eles são expostos a imagens que podem sugerir uma compra. O profissional também pode trabalhar com consultoria e se especializar em uma determinada área para propor para ela soluções.
Sem taxa de matrícula.
A bolsa de 40% é concedida apenas para alunos novos, ou seja, os ingressantes na primeira fase do curso através de processo seletivo realizado no ano 2022/2.
Todos os descontos não são cumulativos e estão condicionados ao pagamento do boleto no prazo.
Formas de pagamento: boleto bancário ou cartões de crédito e débito.
Matriz curricular
Horário das disciplinas
ementas do curso
Histórico, evolução e tendências de Marketing. Fundamentos, tipos de demanda, funções e orientações do marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação. Composto mercadológico.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Evolução do pensamento administrativo. Fundamentos da Administração: o Administrador, as organizações, ambiente organizacional, processo administrativo, áreas funcionais, processo decisório, cultura organizacional. Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Temas Fundamentais de Economia, Sociologia, Ciência Política e Antropologia. Revolução industrial; Industrialização brasileira; Sociedade moderna segundo pensadores clássicos; Empresas, Estado e Sociedade Civil. Reflexões sobre capitalismo, democracia e autogestão. Aspectos culturais da sociedade atual. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Sustentabilidade e educação ambiental.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Fundamentos do Empreendedorismo. Empreendedorismo no Brasil e no mundo. Mitos sobre empreendedorismo. Competências, habilidades e atitudes empreendedoras. Intra- empreendedorismo. Empreendedorismo por necessidade e por oportunidade. Empreendedorismo em contextos específicos.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
O que é negociação: processos, objetivos e resultados. Fases do processo de negociação, Variáveis que determinam a eficácia na negociação. Modelo sistêmico do processo negocial. A escalada na negociação. Impasses na negociação. Métodos "Ganha-Ganha", "Perde-Perde", "Ganha-Perde". Obstáculos à resolução de problemas. Técnicas de persuasão. Conflito: conceitos, características, origem e evolução dos conflitos.O conflito nas organizações: principais elementos envolvidos. Fontes de conflitos nas organizações. Estratégias de resolução de conflitos com públicos internos e externos. Competências para evitar e resolver conflitos. Criação de um clima favorável à solução do conflito. Estilos de Comunicação e a Gestão e Prevenção de Conflitos.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
O processo de comunicação. Leitura, análise e produção textual. Estudo e aplicabilidade da norma culta e escrita: concordâncias; regência; Tipologia textual e suas dimensões: relações da semiótica organizacional. Habilidade básica de produção textual: Objetividade, clareza, condição, precisão. Redação técnica Correspondências Comerciais e eletrônicas. Relatórios. Fichamento. Resumo. Resenha. Leitura e análise de texto informativo e argumentativo.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Capitalização Simples: juros ordinários, exatos e bancários. Desconto simples. Capitalização Composta. Tipos de Taxas: equivalente, efetiva e nominal. Desconto Composto. Anuidades ou Séries de Pagamentos. Depreciação. Inflação e Correção Monetária. Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos. Análise de Investimentos.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Inglês como língua estrangeira e comunicação. Estratégias introdutórias de compreensão leitora em língua inglesa como língua estrangeira. Estudo das estruturas básicas da língua inglesa. Leitura e compreensão de textos autênticos, gerais e específicos da área. Conhecimento prévio, de gêneros textuais e tipologias textuais. Funções retóricas do texto, organização textual e geração de inferências.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Relações Públicas, Propaganda, Publicidade, Promoção de Vendas, venda pessoal, marketing direto, exposições e ventos, patrocínios, merchandising. Novas formas de comunicar-se com o mercado.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Estratégias do produto; Ciclo de vida do produto; Linha de produto; Marcas; Embalagens e rótulos; Serviços; Usuário dos Produtos. Relacionamento com o usuário do produto. Os processos de desenvolvimento de novos produtos; Por que novos produtos fracassam.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Logística aplicada ao varejo. Logística e cadeia de suprimentos: conceitos, funções e custos associados Localização de unidades. Modelos quantitativos em programação linear mista. Sistemas de manufatura. Decisões de planejamento agregado da produção em modelos de localização. Roteamento de entregas. Administração de suprimento de materiais e serviços. Técnicas de compras, desenvolvimento de fornecedores, gestão de estoque e armazenagens. Planejamento e operacionalização de processos logísticos integrados.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Definição de Preço e seus elementos de gestão; Análise de custos para decisões de precificação; Relação Preço e Composto Mercadológico; Estratégias de Preços e seus objetivos; Relação demanda e preços; Análise do consumidor e as decisões de preços; Fatores que influenciam os preços; Táticas e políticas de preços mais utilizadas.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Os serviços na economia. Classificação e conceito de serviços. Diferenças essenciais entre bens e serviços. O encontro de serviços. O composto mercadológico de serviços.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Leitura, compreensão e interpretação textual em língua inglesa de textos autênticos da área de negócios em nível básico. Estratégias de leitura de textos de inglês para negócios. Vocabulário, aspectos gramaticais e sintáticos inerentes ao inglês para negócios em nível básico. Questões linguístico-culturais na aprendizagem de inglês para negócios em situações de negociação, resolução de conflitos e de trocas interculturais.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Conceitos fundamentais de estudos de mercado, principais metodologias (quantitativas e qualitativas), estratégias para obtenção de informação (internas, externas, primárias e secundárias), etapas da pesquisa, tipos de pesquisas, elaboração do briefing, elaboração de estudos completos (quantitativo e qualitativo), métodos para coleta de dados e trabalho de campo; análise e desenho de relatório. A pesquisa de mercado pela internet. Estudo de casos aplicados.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Teorias da Liderança; Estilos de liderança; Liderança, Poder e Influência nas Organizações; Liderança e Confiança; Grupos e equipes de trabalho nas organizações; Tipos de grupos e equipes; Estágios de desenvolvimento de grupos; Características dos grupos de trabalho eficazes; Equipes de alta performance; Intervenções com grupos de trabalho nas organizações.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Análise estratégica ambiental interna e externa. Elaboração e análise de Cenários. Análise da concorrência. Conceitos de oferta e procura e equilíbrio de mercado; Elasticidade; Estruturas de Mercado.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Criatividade e inovação. Etapas e desenvolvimento de plano de negócios.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Planejamento de Marketing: conceitos; Análise mercadológica (Pesquisa de Mercado, Segmentação, Priorização, Posicionamento); Definição de objetivos e estratégias mercadológicas (Produto, preço, comunicação e logística); Avaliação quantitativa e/ou qualitativa dos Produtos e Serviços; Estudo de segmentação do mercado alvo; Dimensionamento do mercado; Avaliação dos pontos fortes e ameaças dos Produtos e Serviços em relação ao mercado; Análise da concorrência - identificação e comparação.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Direitos do Consumidor: Conceitos básicos de Consumidor e Fornecedor. Responsabilidades. O Marketing Mix sob a ótica do Código de Defesa do Consumidor. Produto (Bens e Serviços). Publicidade Enganosa e abusiva. Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Ética nos Negócios e nas Vendas.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Leitura, compreensão e interpretação textual em língua inglesa de textos autênticos da área de negócios em nível pré-intermediário. Vocabulário, aspectos gramaticais e sintáticos inerentes ao inglês para negócios em nível pré-intermediário. Prática da compreensão e expressão oral em inglês para negócios. Aspectos fonético-fonológicos da língua inglesa aplicados à comunicação no mundo dos negócios.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Conceito e qualidade e histórico. O modelo das dimensões da qualidade e dos GAPS de prestação de serviço.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Conceitos de gestão de marcas. Identidade, personalidade e promessa de marca. Importância das marcas; Conceito de brand equity; Brand equity baseado no cliente; Posicionamento e valores de marca; Elementos de marca; programas de marketing para construção do brand equity; Ações secundárias para construção do brand equity; Arquitetura de marcas; Novos produtos e extensão de marcas
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Comportamento do consumidor em marketing. Influências internas e externas no comportamento do consumidor. Processo de decisão do consumidor final e organizacional.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Origem, significados e pressupostos fundamentais da gestão estratégica .Competitividade e vantagem competitiva. Processo de formação e implementação de estratégias. BSC – Balanced Scorecard.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Objetivos da comunicação de marketing. Planejamento da comunicação integrada de marketing: orçamento, áreas de abrangência de campanhas, pesquisa de comunicação, planejamento, avaliação, controle e execução.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Contextualização do marketing de relacionamento: origem, influências e evolução. Conceitos e elementos do marketing de relacionamento. A prática do marketing de relacionamento como uma nova forma de se fazer negócios e seu impacto na competitividade das empresas. O valor do cliente ao longo do tempo (customer equity ou lifetime value). A relação entre o marketing de relacionamento e a atração, satisfação, retenção e lealdade de clientes. Gerenciamento das Reclamações, críticas e sugestões dos clientes. O marketing de relacionamento como fonte de vantagem competitiva. Endomarketing.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ética no mundo contemporâneo. Ética nos Negócios. Estado, Mercado e Sociedade. Terceiro Setor. Responsabilidade Social Corporativa. Desenvolvimento Sustentável. Sustentabilidade.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Leitura, compreensão e interpretação textual em língua inglesa de textos autênticos da área de negócios em nível intermediário. Vocabulário, aspectos gramaticais e sintáticos inerentes ao inglês para negócios em nível intermediário. Prática da compreensão e expressão oral em inglês para negócios, com ênfase em contextos variados de uso. Inglês aplicado ao mundo corporativo e ao marketing.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Conceito de marketing digital, mídias digitais e mídias sociais. Estratégias de marketing digital no enfoque da Internet e da TV interativa como canal de marketing direto, de permissão e viral e no uso de ferramentas colaborativas para construção de conteúdo em comunidades virtuais empresariais e o papel de dispositivos de integração entre pessoas, e entre pessoas e empresas, como blogs, wiki, entre outros Mídias digitais como ferramenta de marketing. Ferramentas de TI aplicadas ao marketing digital.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Marketing Social. Marketing de Causas Sociais. Campanhas e Projetos Sociais. Marketing Ambiental. Marketing Verde.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Marketing aplicado ao varejo e ao atacado; Marketing Político; Marketing de Imagem Pessoal e Profissional; Marketing Educacional; Marketing Esportivo; Marketing Digital e outras tendências.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Noções de confiança nos negócios. Credibilidade: Integridade, intenções, capacitações e resultados. Construção da confiança e produtos, serviços e relacionamentos.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Evolução e formatos do atacado e varejo. Especificidades da gestão de atacado e varejo. Análise dos mercados de atacado e varejo. O varejo, suas principais formas e classificação, Estratégias varejista e atacadista.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Aspectos da Língua de Sinais e sua importância: cultura e história. Identidade surda. Introdução aos aspectos linguísticos na Língua Brasileira de Sinais: fonologia, morfologia, sintaxe. Noções básicas de escrita de sinais. Processo de aquisição da Língua de Sinais observando as diferenças e similaridades existentes entre esta e a língua Portuguesa.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
coordenação
corpo docente
Nunca se falou tanto em Marketing, principalmente em Marketing Digital. Em tempos de vendas crescentes pela internet e de um feedback quase que imediato por parte dos clientes, tornou-se fundamental a preocupação com os desejos…
leia mais
Veja os insights de experts na área e prepare-se com quem entende do assunto Todos sabemos da rapidez dos processos de mudança. E, mais ainda, nos tempos atuais, do transforme-se, adapte-se ou morra. E no…
leia mais
Temos uma ótima notícia para os alunos, professores e colaboradores da Faculdade CESUSC. Todos tem 20% de desconto na inscrição para o 5º Congresso Catarinense de Gestão, Projetos e Liderança, realizado pelo PMI-SC. Aproveite que o…
leia mais
A Faculdade CESUSC através de parceria dos cursos de ADM, ADS e MKT e intermédio do professor Sérgio Murilo Schutz, coordenador do curso de ADS, apresenta o 5º Congresso Catarinense de Gestão, Projetos e Liderança, realizado pelo…
leia mais
O evento reúne alunos dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Marketing em dois dias de muito aprendizado e troca! Confira a programação: Dia 1 – 03/11/2021 (quarta-feira) 19h Abertura e Palestra…
leia mais
A Faculdade Cesusc abriu processo seletivo para a vaga de estagiário na área de Marketing e Relacionamento. Se você estuda na área e quer adquirir muito conhecimento, confira o edital abaixo e inscreva-se agora mesmo:…
leia mais