Pedagogia – EAD

MEC CONCEITO 5
  • Mensalidade
    A partir de R$ 344,09*
  • Duração
    4 Anos
  • Modalidade
    Online
  • Horário das Aulas
    Encontros quinzenais

CURSO ON-LINE

O Curso de Pedagogia, na modalidade on-line, forma profissionais aptos a compreender e traduzir as necessidades da sociedade em seu contexto social, cultural, histórico, ambiental, econômico e tecnológico. A atuação do formado poderá ocorrer em ambientes acadêmicos e corporativos em todos os níveis de ensino, acompanhando e avaliando os processos educacionais.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Sintonia fina com o mercado

O curso proporciona o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos por meio do trabalho interdisciplinar, atento às demandas reais da área profissional, resultando em permanente atualização e dinamismo no atendimento às exigências do meio educacional.

Flexibilidade para estudar

Como esta Graduação é oferecida na modalidade Online, o estudante pode adaptar a sua agenda com os estudos, sabendo que cada aula tem previstas 10 horas de atividades.

carreira

O profissional formado em Pedagogia tem um amplo campo de atuação em diferentes níveis educacionais. Quem procura esta carreira poderá atuar como docente e demais atividades pedagógicas em instituições públicas e privadas.

mercado de trabalho

A necessidade de profissionais qualificados na área educacional é constante. A busca pela carreira pedagógica proporciona a abertura ampla de diferentes áreas de atuação. Ao longo do curso, o acadêmico poderá escolher entre diversas possiblidades que vão desde a docência até a Gestão Escolar.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Educação Infantil e Básica

Atuação como docente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e preparado para lidar com as realidades do dia a dia no âmbito educacional.

Educação Especial

A pedagogia permite a formação para educação inclusiva e o trabalho junto à Educação Especial, além do atendimento a pessoas com deficiência no meio escolar.

Educação a Distância

O profissional formado em Pedagogia pode atuar com tutoria e produção de conteúdo, com a possibilidade de trabalhar como designer instrucional.

Gestão Escolar

Possibilita o trabalho de Orientação, Supervisão e Administração Escolar, assim como em Coordenações Pedagógicas em todos os níveis educacionais.

Assessoria Pedagógica

Oportuniza o trabalho no Ensino Superior e em diferentes instâncias educacionais que necessitam de apoio pedagógico.

Pedagogia Empresarial

O pedagogo está apto a desenvolver atividades ligadas a Gestão de Recursos Humanos e capacitação profissional nas empresas.


MENSALIDADE 2020 1ª fase - 19 créditos
6X de R$ 344,09
Matrículas até 25/01/2020

MENSALIDADE 2020 1ª fase - 19 créditos
5X de R$ 412,91
Matrículas até 25/02/2020

MENSALIDADE 2020 1ª fase - 19 créditos
4X de R$ 516,14
Matrículas até 25/03/2020

MENSALIDADE 2020 1ª fase - 19 créditos
3X de R$ 688,18
Matrículas até 30/04/2020

* O ingresso no Curso de Pedagogia online ocorre todos os meses, independente do início do semestre da graduação presencial, conforme a tabela de valores e créditos acima. Por se tratar de uma graduação online (EaD) a matriz curricular foi planejada para permitir que o aluno possa concluir os estudos em quatro anos, independente do período de matrícula.

* O valor da semestralidade é dividido em 6 parcelas (mensalidade) e pode variar conforme o período de inscrição, a quantidades de créditos, disciplinas e matriz curricular. Na primeira fase a matrícula em todas as disciplinas corresponde a, no mínimo, 19 créditos, sendo que a duração do Curso é de 4 anos. O Valor do crédito para o Curso de Pedagogia é de R$ 18,11.

(1) Considerando a data da matrícula a semestralidade poderá ser dividida pelo número de meses que faltam para conclusão do semestre letivo.

Formas de pagamento: boleto bancário ou cartões de crédito e débito.

Matriz curricular

Portaria Ministerial nº 835 de 29/11/2018, publicado no DOU de 30/11/2018

Horário das disciplinas

ementas do curso

Orientações para estudos a distância

Introdução a EaD; Introdução ao Projeto Pedagógico do Curso; atividades de integração dos alunos; Apresentação dos recursos tecnológicos do AVA; O processo de ensino/aprendizagem; técnicas de estudo.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica I - A formação do Pedagogo(a)

Histórico da formação do Pedagogo(a). Desafios de ser docente. Competências para o exercício da profissão. Ética profissional na docência. Professor reflexivo e professor pesquisador. Fontes de informação qualificada para o(a) Pedagogo(a). Metodologia científica e normas técnicas para organização dos trabalhos acadêmicos.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Direitos Humanos e Educação

Fundamentos dos Direitos Humanos. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Cidadania, Ética, Direitos Humanos e Educação. Direitos Humanos no Brasil e Políticas Públicas. Educação em Direitos Humanos. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Direitos da criança e do adolescente e sua interface no currículo da educação básica.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

História da Educação

História da Educação: objetos, abordagens e fontes. A educação nas diferentes sociedades históricas e as diversas configurações da instituição escolar: da Antiguidade Clássica ao Período Medieval. Colonização e educação no Brasil. Nascimento da escolarização moderna. Educação e República no Brasil. A educação catarinense, experiências de modernização. Práticas e objetos escolares na escolarização básica.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Filosofia da Educação

Natureza da filosofia, origens e evolução histórica. Pressupostos filosóficos na relação sociedade e educação em diferentes contextos históricos. Pressupostos liberais, filosofia positivista, fenomenologia, existencialismo, pragmatismo, filosofia marxista e educação. Emergência e crítica da educação moderna disciplinar. Reflexão filosófica e seus principais temas contemporâneos: Ética, Epistemologia, Política, Estética. Papel da reflexão filosófica frente aos problemas teóricos e práticos.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Psicologia da Educação I

A natureza da Psicologia da educação como ciência aplicada, seu âmbito e sua relação com a educação. Princípios psicológicos relacionados com a educação e com o processo de ensino e aprendizagem. Contribuições da Psicologia para a formação do educador. Temas contemporâneos do campo da educação e educação inclusiva.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Organização e Gestão da Escola

Elementos norteadores da Organização Escolar. Estrutura organizacional do sistema educacional nacional. Gestão escolar. Projeto Político Pedagógico. Instituições da Educação Básica Brasileira. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio. Base Nacional Curricular Comum. A organização do trabalho nas Instituições de Educação Básica: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica II: Diversidade e Educação Inclusiva

Educação Inclusiva e a Diversidade como referência para o planejamento pedagógico. Processos de exclusão e inclusão. Ações efetivas de educação inclusiva em seus aspectos teóricos e práticos. Direitos Humanos, diversidade e práticas inclusivas. Metodologia científica e normas técnicas para organização dos trabalhos acadêmicos.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Psicologia da Educação II: Teorias da Aprendizagem

Principais teorias do desenvolvimento e da aprendizagem aplicadas à educação escolar. Semelhanças e diferenças nas teorias psicológicas para ensino e aprendizagem. A contribuição das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem ao processo de ensino e aprendizagem.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Sociologia da Educação

Contexto histórico e Surgimento da Sociologia. Estado, Governo e Cidadania. As concepções de educação a partir dos clássicos da Sociologia. Escola e Sociedade. Educação, Cultura e Socialização. Sociedade em Rede. Educação e Relações de Poder. Direitos Humanos e o papel da escola no combate à reprodução e legitimação das desigualdades sociais.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Currículo, Conhecimento e Cultura

Currículo e seus significados. Concepções de currículo. A teoria curricular e os aspectos da ideologia, da cultura e do poder. O currículo oficial e reformas curriculares. O currículo como confluência de práticas. Diferentes abordagens do Currículo escolar e suas correlações. Currículo e Conhecimento.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Educação e Sexualidade

Aspectos históricos da Educação e Sexualidade no Brasil. Conceituação dos termos Educação Sexual, Orientação Sexual, Educação em Sexualidade e Educação para a Sexualidade. Aproximação das discussões do campo da Educação e Sexualidade: corpos, gêneros e sexualidades. Estudo de documentos legais do campo da educação que embasam a Educação e Sexualidade no espaço escolar: Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Aspectos da Língua de Sinais e sua importância: cultura e história. Identidade surda. Introdução aos aspectos linguísticos na Língua Brasileira de Sinais: fonologia, morfologia, sintaxe. Noções básicas de escrita de sinais. Processo de aquisição da Língua de Sinais observando as diferenças e similaridades existentes entre esta e a Língua Portuguesa.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Didática I

Aspectos históricos e concepções de Didática. Escola: lugar de trabalho e aprendizagem do professor. A formação da cultura escolar: interculturalismo. Teorias pedagógicas e processos de ensino e aprendizagem. Organização do trabalho docente por eixos temáticos e por Projetos. O conhecimento escolar: disciplinar, interdisciplinar, transversalidade. Pesquisa como princípio educativo e formativo.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica III: Infância e Múltiplas Linguagens

Conceitos de infância e criança. Desenvolvimento e aprendizagem da criança. Tópicos sobre a aprendizagem e múltiplas linguagens. A arte, a musicalidade, a fotografia, o audiovisual, a dramatização, o desenho e demais linguagens no processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil. As tecnologias digitais e infância, desafios educativos. Metodologia de pesquisa e normas técnicas para organização dos trabalhos acadêmicos.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Linguagem Matemática

A linguagem matemática no cotidiano. Jogos e brincadeiras no ensino da matemática. Atividades pedagógicas que estimulam o raciocínio lógico-matemática. Linguagem de programação para crianças. Construção do pensamento algébrico. Resoluções de problemas.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Arte e Educação

Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Arte na Educação Básica. Desenvolvimento estético e expressivo da criança. A criança como produtora e leitora de manifestações artístico-culturais. Competências específicas do ensino da Arte na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O ensino e aprendizagem de/em Arte na Educação Básica.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Alfabetização e Letramento

Conceitos de alfabetização e letramento. A função social da escrita. Enfoques teóricos sobre os processos de desenvolvimento e aquisição da leitura e da escrita e os diferentes métodos. Didática da alfabetização e letramento. Compreensão crítica do ato de ler como leitura de mundo. Alfabetização e letramento digital.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Didática II: Planejamento e Avaliação

Instrumentos do trabalho docente: planejamento da aula, registro e avaliação. Organização e seleção dos conteúdos. Recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem. Projetos Pedagógicos e Projetos Institucionais. Avaliação da aprendizagem: concepção e instrumentos de avaliação. Avaliações Nacionais e Institucionais. Influências sociais na sala de aula: relações interpessoais e intrapessoais.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Educação, Comunicação e Tecnologia

Teorias e conceitos de comunicação e tecnologia. Meios de comunicação de massa e leitura crítica das mídias. Educação, escola e comunicação. Mídia e Educação. Políticas públicas de formação e uso das mídias e tecnologias na escola. Ensino e aprendizagem mediado pelas tecnologias. Ecossistemas comunicativos.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Estágio Supervisionado I: Princípios e dinâmicas da Educação Infantil

Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil (Base Nacional Comum Curricular). Observação e análise da realidade e contexto da Educação Infantil. Observação da organização do tempo e do espaço físico no âmbito da Educação Infantil. Acompanhamento da ação docente e da Gestão Escolar na Educação Infantil. Observação e análise da relação criança-criança e da construção das culturas infantis, das relações estabelecidas entre docentes-crianças e famílias-instituição.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Ludicidade e Psicomotricidade na Infância

Bases do desenvolvimento psicomotor. Implicações cognitivas e afetivas no desenvolvimento psicomotor. Papel da Psicomotricidade na aprendizagem e desenvolvimento infantil. Conceito de Psicomotricidade Funcional e Psicomotricidade Relacional. Ludicidade e Infância. Caráter lúdico no planejamento docente. Conceitos e práticas pedagógicas com jogos, brincadeiras e brinquedos. Expressão corporal.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa I

Conceitos básicos para o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação Básica. Aquisição da linguagem e a criança na sociedade letrada. Concepções, representações e hipóteses de leitura e escrita formuladas pela criança. Relações entre escrita, oralidade, linguagens verbal e não verbal. Literatura infantil e a formação de leitores. Docência e planejamento do ensino da Língua Portuguesa no contexto da Educação Infantil. Produção e análise de recursos metodológicos para a Educação Infantil.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Ensino e Aprendizagem da Matemática I

Conceitos básicos para o ensino e a aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Matemática e a infância. Numeralização. Jogos e brincadeiras na aprendizagem da matemática. A articulação dos conhecimentos matemáticos com as demais áreas do conhecimento. Docência e planejamento do ensino da Matemática no contexto da Educação Infantil. Produção e análise de recursos metodológicos para a Educação Infantil.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Ensino e Aprendizagem das Ciências da Natureza I

Ciência como atividade humana. Conhecimento científico e senso comum. Investigação científica como método de aprendizagem. Ensino de Ciências da Natureza: epistemologia e concepções didáticas. Currículo, interdisciplinaridade e contextualização do ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil. Possibilidades do uso das TICs no ensino e aprendizagem das Ciências da Natureza.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Ensino e Aprendizagem das Ciências Humanas I

Conceitos básicos para o ensino das Ciências Humanas na Educação Básica (Base Nacional Comum Curricular). Construção dos conceitos de consciência histórica, consciência socioambiental, diversidade, identidade, relações, lugar, tempo e raciocínio espaço-temporal. Docência e planejamento das Ciências Humanas no contexto da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Estágio Supervisionado II: Prática Docente na Educação Infantil

Projeto e intervenção pedagógica no âmbito da Educação Infantil. Observação, registro e análise crítica e reflexiva das intervenções pedagógicas e das relações educativas estabelecidas com as crianças e os profissionais da instituição de Educação Infantil. Elaboração de relatório de estágio.

Carga Horária: 120

Créditos: 6

Sustentabilidade, meio ambiente, cultura e educação

Aprofundamento teórico dos conceitos: sustentabilidade e meio ambiente. Educação para a sustentabilidade: perspectiva educativa. Educação ambiental: questões ambientais, culturais e abordagens educativas.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Educação, multiculturalidade e relações étnico-raciais

Diversidade cultural, religiosa, étnico-racial, geracional e de gêneros e suas implicações na organização escolar e na ação docente. Compreensão da multiculturalidade como conceito norteador para uma educação tolerante e inclusiva, com ênfase na promoção dos Direitos Humanos.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Educação, Gênero e Diversidade

Aproximações teóricas dos conceitos de diversidade, diferença e identidade. Discussão das questões de corpos, gêneros e sexualidades na contemporaneidade em seus entrelaçamentos com as infâncias e juventudes. Análise das temáticas de corpos, gêneros e sexualidades nas instâncias sociais na produção de subjetividades.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Design de Games e Recursos Audiovisuais

Introdução à game ficção e uso de jogos digitais na aprendizagem. Interatividade e didáticas. Ferramentas de simulação, contextualização e resolução de problemas. Uso de recursos audiovisuais e multimídia como apoio à aprendizagem. Edutainment, educomunicação. Aprendizagem baseada em jogos digitais.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Educação Especial com ênfase na educação inclusiva

Educação inclusiva e implicações na prática educacional. Papel dos profissionais da educação em relação ao público-alvo da educação especial. Desenho Universal e Acessibilidade. Estudo de metodologias e estratégias que garantam o Desenho Universal para a aprendizagem aos escolares de público-alvo da educação especial. Políticas públicas e legislações de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva no Brasil.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Estágio Supervisionado III: Princípios e dinâmicas dos Anos Iniciais

Aprendizagem e Competências dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Base Nacional Comum Curricular). Observação e análise da realidade e contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Observação da organização do tempo e do espaço físico no âmbito dos Anos Iniciais. Acompanhamento da ação docente e da Gestão Escolar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Observação e análise do cotidiano escolar, práticas educativas e relações estabelecidas entre criança-criança, docentes-crianças e famílias-instituição.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa II

Conceitos básicos para o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação Básica. Orientações para o ensino da Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular. Apropriação, desenvolvimento e produção da língua escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A interpretação de textos e a produção de sentidos. A Literatura Infanto-Juvenil e a formação de leitores. Docência e planejamento do ensino da Língua Portuguesa no contexto dos Anos Iniciais e na Educação de Jovens e Adultos. Produção e análise de recursos metodológicos para os Anos Iniciais da Educação Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Ensino e Aprendizagem da Matemática II

Conceitos básicos para o ensino e a aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Orientações para o ensino da Matemática na Base Nacional Comum Curricular. Matemática nos Anos Iniciais: conjuntos numéricos e operações, geometria do espaço e forma, grandezas e medidas, estatística e probabilidade. Docência e planejamento do ensino da Matemática no contexto dos Anos Iniciais da Educação Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Produção e análise de recursos metodológicos para os Anos Iniciais da Educação Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Ensino e Aprendizagem das Ciências da Natureza II

Aprofundamento pedagógico e problematização do ensino e aprendizado das Ciências da Natureza. Orientações para o ensino das Ciências Naturais na Base Nacional Comum Curricular. Elementos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências Naturais nos Anos Iniciais: análise e intervenção nas práticas educativas. Experimentação. Meio ambiente e Seres vivos. Processos avaliativos no ensino de Ciências Naturais.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Ensino e Aprendizagem das Ciências Humanas II: cultura afro-brasileira, africana e indígena

Docência, conteúdos e planejamento das Ciências Humanas no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Orientações para o ensino das Ciências Humanas na Base Nacional Comum Curricular. Ensino histórico e geográfico da África, da cultura afro-brasileira e indígena. História, Geografia e cultura indígena do Brasil e Santa Catarina. O espaço geográfico como local das mudanças e permanências. Memória, História e esquecimentos. Narrativa dos sujeitos africanos, indígenas e diaspóricos, fugindo das narrativas eurocêntricas acerca destes povos.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Currículo, contemporaneidade e avaliação

Currículo: conceitos e perspectivas. Função Social da Escola. O currículo oficial: BNCC; Propostas Curriculares: Estadual e Municipal. O currículo e os ritos de exclusão. Atuais perspectivas do currículo. Currículo na Cultura Digital. Avaliação.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Estágio Supervisionado IV - Prática Docente nos Anos Iniciais

Projeto e intervenção pedagógica no âmbito dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º a 5º anos). Observação, registro e análise crítica e reflexiva das intervenções pedagógicas e das relações educativas estabelecidas com as crianças e os profissionais da instituição dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Elaboração de relatório de estágio.

Carga Horária: 120

Créditos: 6

Educação de Jovens e Adultos

Histórico, Políticas Públicas e Legislação da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Organização e Gestão na EJA. Propostas curriculares na EJA. Organização e Práticas Educativas em EJA. Trabalho por projetos e eixos temáticos. Os sujeitos e a especificidade da EJA. Alfabetização e letramento na EJA. Práticas pedagógicas com TICs na EJA.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância

História da EAD. Ferramentas e tecnologias para Educação a Distância. Métodos de ensino e aprendizagem a distância. Educação ativa. Processos de Comunicação e docência na EAD. Docência e Tutoria. Tutoria presencial e online. Ensino híbrido.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Neurociências e Educação

Introdução ao estudo do Sistema Nervoso. Neuroplasticidade e a Aprendizagem. Funções Cognitivas e aprendizagem: memória, atenção e Funções Executivas. Introdução ao estudo das Emoções nas suas relações com Cognição e Aprendizagem. Neurociência da Educação. Neurociência e o Desenho Universal na aprendizagem.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Design instrucional e objetos educacionais

Introdução às tecnologias educacionais, história da tecnologia educacional. Design instrucional e didáticas, matriz curricular e percursos de aprendizagem. Criação de objetos educacionais em diferentes suportes e mídias.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica IV: Trabalho de Conclusão de Curso

Pesquisa em Educação: teorias e métodos. Metodologia científica. Orientação e acompanhamento da definição da temática, do processo de pesquisa, organização e escrita do Trabalho de Conclusão de Curso.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Políticas Públicas, Financiamento e Educação

Análise crítica de legislações e políticas educacionais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Plano Nacional de Educação (PNE), entre outras. Ação docente e profissionalização do pedagogo no contexto das reformas do Estado. Organizações governamentais, não-governamentais e movimentos sociais na implementação de políticas públicas.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Gestão Democrática Educacional

Teorias das Organizações e de Administração Escolar. Trabalho coletivo e interdisciplinar como princípio do processo educativo. Gestão democrática Educacional. Concepções que fundamentam a organização do trabalho administrativo-pedagógico. Relações de poder no cotidiano da escola e suas implicações para o trabalho pedagógico. O clima e a cultura da escola e a gestão escolar. Planejamento, acompanhamento e avaliação do trabalho pedagógico. Relação escola/comunidade.

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Pedagogia em espaços não escolares

Educação formal, não formal e informal. Pedagogia e ações educativas em espaços não escolares, pedagogia hospitalar, pedagogia empresarial, entre outros. Profissional da Pedagogia em diferentes espaços. Conhecimento e análise de experiências educativas formais e não formais em diferentes campos de atuação. Pedagogia e movimentos sociais.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Optativa

Opção de disciplina escolhida pelo acadêmico dentre as constantes da lista previamente estabelecida pela Instituição, conforme explicitado no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Tecnologias digitais, cibercultura e prática docente

Cultura digital, cibercultura, ciberespaço e tecnologias digitais. Hipertexto e hipermídia. Convergência midiática e ubiquidade. Ensino e aprendizagem com as tecnologias digitais. Aprendizagem colaborativa em rede. Planejamento e prática docente envolvendo tecnologias e tecnologias educacionais.

Carga Horária: 60

Créditos: 3


coordenação

MSc. SILVIANE DE LUCA AVILA

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), na linha de Educação e Comunicação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/Udesc). Licenciada em Pedagogia também pela Udesc.

Currículo lattes

corpo docente

Faculdade Cesusc fecha parceria com núcleo do Ministério Público de Santa Catarina para promoção de curso de capacitação

29 de abril de 2019

Faculdade Cesusc fecha parceria com núcleo do Ministério Público de Santa Catarina para promoção de curso de capacitação

Faculdade Cesusc fecha parceria com núcleo do Ministério Público de Santa Catarina para promoção de curso de capacitação A Faculdade Cesusc, por meio do curso de Pedagogia e do Núcleo Intersetorial de Suporte ao APOIA…

leia mais