Produção Multimídia com ênfase em Design, Gestão de Mídias, Desenv. Web e Mobile

MEC CONCEITO 5
  • Mensalidade
    A partir de R$247,20*
  • Duração
    2,5 Anos
  • Presencial
    Sede SC-401
  • Horário das Aulas
    Período Noturno

LOCAL DO CURSO: SEDE SC-401

O profissional formado no Curso de Produção Multimídia estará habilitado para fazer a captação, a edição, a pós-produção, o tratamento e a animação de conteúdos digitais para uma gama diversa de aplicações. O curso também se preocupa em formar profissionais críticos, capazes de construir um projeto de vida e profissional baseado em valores éticos e de cidadania.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Matriz curricular flexível

Esta característica faz com que o aluno possa se adaptar rapidamente ao mercado de trabalho cursando as matérias que forem mais propícias para a sua trajetória e sem a exigência de pré-requisitos.

Teoria aliada à prática

O curso enfatiza as atividades interdisciplinares buscando uma forte associação entre a teoria e a prática. Os alunos também participam do Projeto Multidisciplinar Integrador, que permite que eles entendam o processo completo de uma produção multimídia.

Sintonia com o mercado

O corpo docente do curso têm experiência acadêmica e vivência do mercado. A sintonia fina do curso com o setor também é desenvolvida através da parceria com o Projeto Link Lab da Acate e com a análise contínua das demandas das empresas e instituições da Grande Florianópolis.

Carreira

A Produção Multimídia vai muito além das mídias digitais ou do marketing digital. A atuação do profissional desta área abre uma série de oportunidades em organizações públicas e privadas que demandam profissionais qualificados na produção multimídia.

Mercado de Trabalho

Houve uma explosão na demanda por profissionais do segmento de Tecnologia em Produção Multimídia por conta das transformações tecnológicas e de consumo. O profissional multimídia é preparado para atuar na área de comunicação na mesma medida em que ele pode empreender em seu próprio negócio.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Empresas que usam mídias digitais

O profissional formado nesta área pode atuar em empresas público e privadas que utilizam produtos e serviços de mídias digitais e suas tecnologias, como é o caso de empresas de comunicação e as três esferas de governo.

Empresas Dotcom

Outra área de atuação deste profissional é trabalhar em empresas do setor de TIC com o desenvolvimento de websites assim como na alimentação e na atualização de conteúdos pertinentes para estas empresas e os seus clientes.

Criação e gerenciamento de ambientes digitais de comunicação

O egresso da graduação Produção Multimídia da Faculdade Cesusc também poderá atuar na criação e no gerenciamento de ambientes digitais de comunicação, desenvolvendo mídias linguagens e suportes para este tipo de ambiente.

Desenvolvimento de interfaces

Os profissionais desta área também podem integrar equipes multidisciplinares que vão gerar e desenvolver interfaces para setores como o de telemedicina, EAD (educação a distância), produção de softwares e conteúdos para dispositivos móveis.

Desenvolvimento de jogos

Outro campo de atuação para os profissionais formados na graduação Produção Multimídia é a dos jogos eletrônicos. O egresso pode formar as equipes de desenvolvimento e contribuir com a concepção e o desenvolvimento do design dos jogos levando em conta as suas diferentes características e destinações.

Na mediação de projetos multidisciplinares

O profissional da área também pode atuar como mediador em projetos multidisciplinares, aplicando os seus conhecimentos com atitude empreendedora e com perfil de gestão. Outra alternativa é o próprio profissional empreender e criar a sua própria empresa multimídia.


MENSALIDADE 2022 1ª fase (12 créditos)
9X de R$ 247,20
Matrículas até 31/10/2021

MENSALIDADE 2022 1ª fase (20 créditos)
9X de R$ 412,00
Matrículas até 31/10/2021

*Temos outras possibilidades de parcelamento, consulte conosco.

Sem taxa de matrícula.

Os valores apresentados acima já estão com a bolsa de 40% concedida apenas para alunos novos, ou seja, os ingressantes na primeira fase do curso através de processo seletivo realizado no ano 2021/2 e 2022/1.

A mensalidade regular do curso de Produção Multimídia, SEM a bolsa, são 6 parcelas de R$1.030,00.

Todos os descontos não são cumulativos e estão condicionados ao pagamento do boleto no prazo.

Formas de pagamento: boleto bancário ou cartões de crédito e débito.

Matriz curricular

Portaria Ministerial nº 97 de 01/04/2016, publicado no DOU de 04/04/2016

ementas do curso

Design Digital e Arquitetura da Informação

Aspectos de planejamento de design, projeto de interfaces gráficas (GUI) e ambientes digitais, arquitetura da informação, card sorting, ergonomia de software, interatividade em multimídia, metodologias de projeto, noções de análise de requisitos.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Cultura Digital

Cibercultura e culto à imagem. Tecnologias digitais e suas interfaces associadas ao trabalho. A formação virtual dos sujeitos. Existência à deriva. Tempos híbridos e fronteiras líquidas.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Planejamento Gráfico e Editoração 2D

Planejamento visual, noções de composição, gráficos vetoriais e bitmap, tipografia, ferramentas digitais de criação e edição 2D, editoração digital, produção para design gráfico e digital.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Modelagem e Animação 3D

Criação de modelos e objetos 3D, edição de surfaces, técnicas de texturização, iluminação, background. Aspectos de visualização, criação de ambientes para animação, criação de câmeras, planos e paths de câmera, renderização simples e avançada.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Design Instrucional & Objetos Educacionais

Introdução às tecnologias educacionais, história da tecnologia educacional. Design instrucional e didáticas, matriz curricular e percursos de aprendizagem. Criação de objetos educacionais em diferentes suportes e mídias.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Roteirização e Storyboard

Roteiros lineares e narrativas não-lineares, redação para locução, trilhas sonoras e foleys, ambientação de personagens, planos de câmera, pré-visualização de cenas e contextos, análise de briefings e técnicas de apresentação de storyboard.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Projeto Multimídia Integrador I

Gestão de projetos, planejamento audiovisual, noções de interatividade. Criação de projeto integrador que envolva aspectos da cultura digital contemporânea e a questão da inclusão social nas TICs.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

IHC e UX

Estudos de interface, cognição e aprendizado em ambientes digitais. Usabilidade, seus métodos e testes. Aspectos culturais de IHC. A experiência do usuário nas interfaces gráficas, criação de interfaces em diferentes dispositivos e suportes. Design de interfaces, legibilidade, arquitetura da informação e acessibilidade.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Temas Transversais

Cidadania e inclusão social. Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Educação em Direitos Humanos. Herança cultural desse grupo social. Educação ambiental pensada em conjunto com as Diretrizes para o Desenvolvimento Nacional Sustentável. Impactos da industrialização sobre os recursos naturais como flora, fauna, ar, solo e água.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Fotografia e Vídeo Digital

Captação, edição e pós-produção de imagens digitais. Noções técnicas de fotografia, enquadramento, assunto, abertura, exposição, ISO. Técnicas de estúdio, iluminação, balanço de branco, temperatura da cor, técnicas e linguagens fotográficas. Formatos e suportes digitais. Introdução ao vídeo digital, formatos, resoluções, técnicas de filmagem, tilt, pan, grua, plano-sequência. DSLRs, camcorders e tecnologias de vídeo digital.

Carga Horária: 120

Créditos: 6

Gestão e Produção de EAD/ E-learning

Planejamento de EaD, metodologias, gestão de recursos, integração do projeto. Estratégias de recursos, modalidades e conteúdos educacionais. Aspectos cognitivos do aprendizado, desenvolvimento de competências. Lidando com clientes, fornecedores e equipe. LMS, LCMS, CMS, KMS e sistemas de aprendizagem à distância. Produção de conhecimento. Social Learning, Crowdlearning e experiências inovadoras em tecnologias educacionais.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Design de Games e Recursos Audiovisuais

Introdução à gameficação e uso de jogos digitais na aprendizagem. Interatividade e didáticas. Ferramentas de simulação, contextualização e resolução de problemas. Uso de recursos audiovisuais e multimídia como apoio à aprendizagem. Edutainment, educomunicação. Aprendizagem baseada em jogos digitais.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Mobile Learning

Perspectivas de aprendizagem móvel. Aprendizagem ubíqua, blended learning, active learning. Aspectos do microlearning, aprendizagem baseada em recursos. Geração de aplicativos educacionais. O universo mobile, conectividade e aprendizagem coletiva.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Projeto Multimídia Integrador II

Planejamento de EaD, design instrucional, percursos de aprendizagem, produção multimídia. Gestão de equipes. Produzindo para diferentes plataformas. Criação, produção e gestão de curso EaD completo sobre sustentabilidade.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Programação O.O/ HTML 5

Noções de lógica e algoritmo / noções de programação orientada a objetos / html 5, responsividade, recursos e métodos. Editando páginas html5. Servidores, protocolos e métricas web.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Estéticas e Linguagens das Mídias

Noções de semiótica. Estudo das filosofias estéticas. Teorias da linguagem e da comunicação.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Vídeo e Áudio Digital

Técnicas cinematográficas, pré e pós-produção avançada em vídeo digital. Ferramentas de edição e pós-produção de vídeo. O áudio em multimídia. Formatos, arquivos, resoluções e suportes para áudio digital. Captação, edição, mixagem, masterização e pós-produção em áudio. Trabalhando com trilhas sonoras e foleys. O áudio como suporte ao vídeo, animação e interatividade.

Carga Horária: 120

Créditos: 6

Marketing Digital

Introdução ao marketing digital, principais elementos do marketing digital, SEO, SEM, mail-marketing, Adwords e campanhas online. Buscadores. Cases de campanhas de sucesso. Criação e monitoramento de campanhas adwords.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Redação Criativa em Marketing de Conteúdo

Técnicas de redação criativa para web, comunidades, canais e mídias sociais. Redação para content marketing, funil de vendas, landing pages, call-to-action, pesquisando e escrevendo com qualidade. Técnicas de marketing aplicadas ao content marketing. Content marketing em estratégias Inbound.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Projeto Multimídia Integrador III

Planejamento de marketing digital, empreendedorismo, marketing digital para pequenas e médias empresas. Direção de arte. Metodologias ativas. Criação de campanha digital sobre cidadania.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Aplicativos Mobile

Noções de programação de webapp e aplicativos nativos / html 5, responsividade, recursos e métodos. Sistemas operacionais, plataformas e ambientes gráficos. Uso dos recursos.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Interatividade Multimídia

Integração das mídias, transmídia, multimídia. Recombinação em multicanais. Tipos de interatividade. Inteligência coletiva e crowdsourcing. Ferramentas de interatividade e uso dos recursos interativos como estratégia comunicacional.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Animação 2D/3D

Princípios da animação digital, ferramentas de animação vetorial, bitmap em 2D. Criação e modelagem de personagens, ambientes e backgrounds 3D. Modelagem avançada 3D. Animação de personagens 3D. Renderização avançada.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Estratégias Digitais em Inbound Marketing

Introdução ao Inbound marketing, conversão, remarketing, integração dos diferentes recursos de marketing digital. Criação de conteúdo relevante, ciclos de vida, personalização e contextualização. Gerando tráfego, mensurando resultados em Inbound marketing. Gerando mídia espontânea.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Social Media e Web Analytics

As mídias sociais e sua importância para as organizações. Marketing nas redes sociais. Presença, feedback, monitoramento em mídias sociais. Campanhas de sucesso em mídias sociais. A importância da análise de dados. Web analytics, google analytics, análise de dados em redes sociais. Medindo resultados, gerando tomada de decisão.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Projeto Multimídia Integrador IV

Gestão de equipes de marketing digital. Relacionamento com os públicos. Gerenciamento de crises. Marketing digital em mobile devices. Projeto Livre, ligado à criação de campanha completa de marketing digital.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Pós-produção Multimídia

Integração das diferentes mídias (formatos) em diferentes mídias (canais), efetivação de campanhas educacionais, de marketing ou de entretenimento. Trabalhando com multimídia e alta interatividade. Casos de sucesso em pós-produção multimídia.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Mobile Marketing

Integração de campanhas de marketing digital em diferentes suportes, ambientes, canais e dispositivos. Efetivação do Inbound marketing, casos de sucesso em mobile marketing. Produção multimídia avançada em marketing digital.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Tópicos Especiais em EAD

Gestores educacionais em dispositivos móveis. Biomas educacionais. Mooc´s, social learning, crowd learning e novos recursos em tecnologia educacional. Produção multimídia avançada em EaD.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Projeto Multimídia Integrador V

Gestão tecnológica dos recursos multimídia. Criação, desenvolvimento, gestão e monitoramento de produtos de multimídia inseridos no contexto educacional, marketing, institucional, organizacional ou entretenimento. Apresentação de trabalho ou produto de conclusão de curso para uma banca de professores e/ou convidados externos.

Carga Horária: 160

Créditos: 8

Linguagem Brasileira de Sinais

LIBRAS e Educação especial histórica, contextualização e o papel político-pedagógico da escola. A linguagem e a surdez. Estrutura linguística da LIBRAS. Introdução à Gramática de LIBRAS. Comunicação em LIBRAS.

Carga Horária: 180

Créditos: 9


coordenação

O profissional de Produção Multimídia

5 de fevereiro de 2021

O profissional de Produção Multimídia

Produção MultiMídia A cada ano que passa percebemos um mundo em evolução rápida e constante  e as pessoas mais conectadas. A pesquisa Video Viewers, do Think with Google mostra que houve um crescimento de 135%…

leia mais

Divulgada lista de contemplados com Bolsa Desempenho 2020-1

Divulgada lista de contemplados com Bolsa Desempenho 2020-1 A Secretaria Acadêmica divulgou o resultado dos acadêmicos contemplados com a Bolsa Desempenho da Faculdade Cesusc, referente ao semestre 2020-1. Os interessados em interpor recurso, deverão fazer via…

leia mais

Publicado Edital para bolsas do artigo 170 

Publicado Edital para bolsas do artigo 170  A Direção da Faculdade Cesusc torna público o Edital que estabelece os critérios de inscrição e seleção para obtenção de Bolsa de Estudos do Artigo 170  do Programa…

leia mais

Divulgada lista de contemplados com Bolsa Desempenho 2019-2

Divulgada lista de contemplados com Bolsa Desempenho 2019-2 A Secretaria Acadêmica divulgou o resultado dos acadêmicos contemplados com a Bolsa Desempenho da Faculdade Cesusc, referente ao semestre 2019-2. Os interessados em interpor recurso, deverão fazer via…

leia mais

Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Marco Antônio Maschio Cardozo Chaga

27 de janeiro de 2020

Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Marco Antônio Maschio Cardozo Chaga

Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Marco Antônio Maschio Cardozo Chaga É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do Professor Marco Antônio Maschio Cardozo Chaga. Lamentamos a perda deste professor, que…

leia mais

DIVULGADA LISTA DE CONTEMPLADOS COM BOLSA DESEMPENHO 2019-1

DIVULGADA LISTA DE CONTEMPLADOS COM BOLSA DESEMPENHO 2019-1 A Secretaria Acadêmica divulgou o resultado dos acadêmicos contemplados com a Bolsa Desempenho da Faculdade Cesusc, referente ao semestre 2018-2. Os interessados em interpor recurso, deverão fazer via…

leia mais