Dados Abertos será tema de Aula Aberta promovida pelo Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

15 de abril de 2019

Nesta terça-feira (dia 16), o Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Cesusc promoverá mais uma edição do “Aula Aberta Conexões Inteligentes” com uma palestra do implementador oficial MPS.BR pela SOFTEX, Leonardo Tristão, sobre o tema “Dados Abertos”.

O encontro será realizado na Sede SC-401, na sala 111, às 20h50, e contará também com a participação do Professor Luiz Claudio Dalmolin e do Coordenador do Curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Sérgio Murilo Schütz. A atividade é destinada aos alunos das 3ª e 4ª fases do curso, mas estudantes de outras fases e cursos, além da comunidade externa com interesse no tema, podem participar.

Segundo Sergio Schütz, a proposta da “Aula Aberta” é compartilhar conhecimento e desenvolver a articulação entre os conteúdos das disciplinas, proporcionando uma relação interdisciplinar e multidisciplinar, além da troca de experiências com o profissional.

– O conceito de dados abertos, tema da aula aberta, vem sendo divulgado nos portais de instituições públicas e privadas. Estes dados podem ser consumidos por cidadãos que desejam acompanhar o uso de recursos públicos, a operação de um determinado serviço, ou até mesmo acompanhar as ações sociais de uma empresa privada. Com base neste cenário, analistas de sistemas são essenciais tanto para especificar como os dados podem ser organizados a fim de providenciar o compartilhamento, quanto definir como tais dados podem ser consumidos em outras aplicações. Sendo assim, o objetivo da aula é apresentar processos de análise de dados, ferramentas que auxiliam na análise de dados e formas de utilizar dados abertos e gerar soluções – explica.

A atividade também será transmitida ao vivo em formado de webinar pelo canal da Faculdade Cesusc no Youtube. A interação entre os participantes é limitada apenas ao chat do Youtube, onde será possível enviar perguntas ao palestrante.

Sobre Leonardo Tristão

Formado em Ciência da Computação e pós-graduado em Qualidade e Engenharia de Software, ambos pela Universidade do Vale do Itajaí, Tristão foi o implementador oficial MPS.BR pela SOFTEX. Também é Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal de Santa Catarina, na qual sua pesquisa envolveu aplicação de solução computacional para área de engenharia de transportes. Colaborador do LabTrans da UFSC, foi responsável pelo desenvolvimento de projetos de software para diversos órgãos do governo federal, tais como, Secretaria Nacional de Portos (SNP), Secretaria Nacional da Aviação Civil (SAC), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).