IN�CIO   /   SOBRE O ENADE   /   PARTICIPANTES   /   CALEND�RIO   /   PROVAS E GABARITOS   /   PERGUNTAS FREQUENTES

Em 2018, os acad�micos concluintes (veja em perguntas frequentes) dos Cursos de Administra��o, Design de Interiores, Direito, Marketing e Psicologia da Faculdade Cesusc realizar�o o Enade. E para voc� entender melhor o processo e preparar-se para a prova, neste espa�o constam informa��es sobre a Prova, seus requisitos legais, cronograma, arquivos das provas de edi��es anteriores com respectivos gabaritos, bem como respostas de algumas d�vidas frequentes identificadas pelo Minist�rio da Educa��o.

Como indicador de destaque do Ensino Superior no Brasil, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) � uma avalia��o anual, feita pelo Minist�rio da Educa��o, com o objetivo de verificar a qualidade dos Cursos de N�vel Superior, sejam eles bacharelados, licenciaturas ou tecn�logos.

Os resultados do Enade s�o insumos fundamentais para o c�lculo dos Indicadores de Qualidade da Educa��o Superior Brasileira:

� Conceito Enade: avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Enade.

Conceito Preliminar de Curso (CPC): avalia os cursos superiores, a partir do desempenho dos estudantes no Enade, das respostas ao Question�rio do Estudante e de informa��es sobre o Corpo Docente dos Cursos.

�ndice Geral de Cursos (IGC): avalia as institui��es de educa��o superior, considerando os CPC e a avalia��o dos cursos de P�s-Gradua��o.

Estes indicadores de qualidade do Ensino Superior s�o amplamente divulgados na sociedade, adquirindo grande import�ncia em termos de prest�gio social (um diploma pode ser mais ou menos valorizado em fun��o do conceito do curso) e tamb�m do direcionamento de pol�ticas p�blicas, sendo determinantes para as pol�ticas nacionais de expans�o e financiamento tais como Prouni (Programa Universidade Para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Assim, Cursos e Institui��es considerados com qualidade satisfat�ria (conceitos 5, 4 ou 3) conquistam a possibilidade de obter financiamentos p�blicos enquanto que os cursos com conceitos insatisfat�rios (2 e 1) n�o t�m ou at� mesmo perdem esta possibilidade.

Portanto, o Enade � um indicador muito importante para as Institui��es de Ensino Superior e tamb�m para o aluno. A nota obtida pelos estudantes na prova retrata a qualidade do Curso, o que valoriza o diploma junto ao mercado de trabalho.


© Faculdade Cesusc - 2018