Faculdade Cesusc apoia iniciativas de empoderamento feminino na tecnologia

  • Data de publicação
    13 de março de 2019
  • Discussão
    Nenhum comentário

Faculdade Cesusc apoia iniciativas de empoderamento feminino na tecnologia

Apesar do primeiro algoritmo da história ter sido desenvolvido por uma mulher – a matemática inglesa Ada Lovelace, entre 1842 e 1843 – a representatividade feminina na área da tecnologia e da programação sofreu bruscas quedas nos últimos anos.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE, apenas 20% dos profissionais que atuam no mercado de Tecnologia da Informação são mulheres. E a origem da questão pouco tem a ver com o grau de educação. Segundo o mesmo órgão, as profissionais de TI do sexo feminino têm maior grau de escolaridade que os homens do setor no Brasil, mas, mesmo assim, ganham cerca de 30% menos que eles.

Com o intuito de ajudar a virar esse jogo, o Curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Cesusc, coordenado pelo professor Sérgio Murilo Schütz, vem aderindo a diversos eventos de extensão que visam o empoderamento feminino na tecnologia.

– O futuro está sendo escrito em linhas de código. E o público feminino, apesar de usuário de apps, redes sociais e dispositivos digitais, não participa muito ativamente da produção da tecnologia, sobretudo pelas barreiras que o machismo cria, como, por exemplo, o estereótipo de que mulher não programa – explica Schütz.

Para isso, a Faculdade Cesusc vem se mobilizando para promover palestras, workshops e cursos de aperfeiçoamento nas áreas de tecnologia com foco na indústria 4.0. E a proposta da Instituição é criar cada vez mais projetos de extensão e conscientização, além de parcerias voltadas às necessidades do público feminino neste segmento.

Entre as iniciativas da Faculdade Cesusc está o apoio ao evento ao JS4Girls (Java Script For Girls), projeto gratuito e voluntário que tem o objetivo de empoderar mulheres no meio tecnológico. Desde 2016 a instituição cede seus laboratórios para o JS4Grisl acontecer. A próxima edição, que também ocorrerá na Cesusc, e será dividida em duas etapas: no dia 23 de março entre 9h e 17h30, com workshop de HTML/CSS, e no dia 30 de março, no mesmo horário, com workshop de Lógica de Programação com Javascript.

Para se inscrever, acesse https://goo.gl/forms/uUqpoCcCLFHo9iNH2