Faculdade Cesusc apresenta Aula Inaugural de Direito Ambiental e Urbanístico no dia 26 de abril

26 de abril de 2019

Nesta sexta-feira, 26 de abril, a partir das 19 horas, acontece, no auditório da Unidade Centro, a Aula Inaugural do curso de pós-graduação em Direito Ambiental e Urbanístico 2ª edição. A atividade tem o objetivo de apresentar o curso, o corpo docente, as metodologias de ensino da especialização, além de abordar a relevância do Direito Ambiental no contexto urbanístico. A Aula Inaugural será gratuita e aberta à comunidade.

A Especialização é uma atualização do Curso de Pós-Graduação em Direito e Gestão Ambiental, que teve cinco edições na Faculdade Cesusc. A importância da questão ambiental no Brasil e no mundo cresceu muito nos últimos anos, o que resultou em uma visibilidade ainda maior no que diz respeito à sustentabilidade. Como todas as situações da vida são reguladas pelo Direito, este passou a ter de levar em conta essa nova vertente, respaldada na reflexão do tema meio ambiente nas questões jurídicas, seja no âmbito administrativo (licenciamento, fiscalização, auditorias, etc.), seja no contencioso cível ou criminal.

–  Falar em sustentabilidade ambiental dentro dos centros urbanos, que é onde está a maior parte da população, é essencial. Questões ambientais e urbanísticas são temas correlatos dentro desse contexto. Por isso, a Aula Inaugural vai fazer uma ligação entre meio ambiente urbano e natural – explica Marcelo Dantas, coordenador da pós-graduação em Direito Ambiental e Urbanístico.

Apesar de estar dentro do escopo da cadeira de Direito, a especialização tem como público-alvo não só profissionais e interessados da área jurídica, mas de diversos segmentos de atuação

– O curso proposto pela Cesusc tem, tanto no corpo docente, quanto no discente, característica multidisciplinar. Temos diversos professores que são arquitetos, engenheiros, biólogos, geógrafos, agrônomos, bem como alunos também de segmentos diversos. Não é necessariamente uma especialização para pessoas formadas e atuantes na área jurídica – complementa Marcelo.