Faculdade Cesusc fecha parceria com núcleo do Ministério Público de Santa Catarina para promoção de curso de capacitação

  • Data de publicação
    29 de abril de 2019
  • Discussão
    Nenhum comentário

Faculdade Cesusc fecha parceria com núcleo do Ministério Público de Santa Catarina para promoção de curso de capacitação

A Faculdade Cesusc, por meio do curso de Pedagogia e do Núcleo Intersetorial de Suporte ao APOIA (NISA), iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), firmaram parceria com o intuito de promover e consolidar iniciativas que fomentem a pesquisa, o gerenciamento de conteúdo, a produção e o compartilhamento de indicadores e de conhecimento no NISA, que proporciona um espaço de articulação da rede de atendimento à criança e ao adolescente em que são discutidas as causas da evasão e da infrequência escolar a fim de aperfeiçoar políticas públicas.

Entre as ações acordadas está a criação de um curso de capacitação EAD sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que deve ser lançado em setembro deste ano durante o II Encontro Estadual do NISA, previsto para ocorrer entre os dias 11 e 13 de setembro de 2019, na UNIPLAC, em Lages. O curso, com 80 horas-aula, será dividido em três módulos e aberto à comunidade. O primeiro terá como tema a “Construção de Diversas Infâncias e Adolescências no Brasil”, que trará a apresentação de questões históricas e sociológicas sobre o assunto. O segundo abordará “Paradigma da Proteção Integral”, com normativas e explicações sobre o sistema de garantia de direito, as suas atribuições e as instituições que o integram. Por último, o módulo “Sistemas de Garantias de Direitos: Perspectivas do Trabalho Articulado” tratará questões práticas sobre os processos de intervenção e a metodologia intersetorial.

– Esta parceria é de suma importância para os cursos da Cesusc por proporcionar ações voltadas à comunidade no que tange a importância da compreensão dos direitos da Criança e do Adolescente – explica Emerson Correia da Silva, Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Faculdade Cesusc.

Para a programação da segunda edição do Encontro Estadual do NISA estão previstas ainda a apresentação dos grupos do núcleo em funcionamento no estado e uma mesa-redonda sobre “Construção da Infância no Brasil”.