Faculdade Cesusc promove conferência em alusão à Semana da Adoção

  • Data de publicação
    27 de maio de 2019
  • Discussão
    Nenhum comentário

Faculdade Cesusc promove conferência em alusão à Semana da Adoção

Na Semana da Adoção, cujo dia é comemorado em 25 de maio, a Faculdade Cesusc promove a palestra “Conversando sobre Adoção e Protagonismo”, na terça-feira, 28 de maio, às 19 horas, no auditório da Unidade Centro. O evento é aberto ao público.

Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e psicóloga da coordenadoria Estadual da Infância e Juventude de Santa Catarina, Helena Berton Eidt será uma das palestrantes ao lado do advogado da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e professor do curso de Direito da Cesusc Ênio Gentil Vieira Júnior.
– O Estatuto da Adoção no Brasil foi concebido nos anos 1990 com o intuito de dar voz e participação às crianças e adolescentes durante o processo de adoção, considerando que os direitos dos menores podem e devem influenciar na decisão. Já que uma criança não é apta a oferecer contestação ou pedir a anulação de um processo, é importante que, dentro desse contexto de limitações, ela seja ouvida, considerada e interpretada antes da decisão. O intuito desse encontro é discutir e trocar ideias com o objetivo de aperfeiçoar os mecanismos de adoção – explica Ênio.
O docente também ressalta a expertise e a experiência de Helena dentro do tema.
– Ela trabalhou quase dez anos em procedimentos na área da infância e juventude e tem muita competência acadêmica e prática para abordar o assunto, sobretudo no trato com crianças – finaliza.