Faculdade Cesusc reuniu alunos de 14 instituições do Brasil durante o Jessup 2019

27 de fevereiro de 2019

(Foto: Carina Marques)

Cerca de 90 alunos de 14 instituições de ensino superior de diversas partes do Brasil se reuniram na Faculdade Cesusc para a etapa brasileira do Jessup 2019. O evento é a maior competição de corte simulada do mundo e conta com a participação de estudantes de mais de 700 faculdades de Direito de 100 países.

A disputa consiste na simulação de um julgamento na Corte Internacional de Justiça, órgão judicial das Nações Unidas, na qual as equipes formadas pelos alunos atuam em um caso fictício que engloba importantes e complexas questões de Direito Internacional. Nesta edição, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de fevereiro, o caso debatido foi: “The Case Concerning the Kayleff Yak”, que envolveu temas como apropriação de conhecimento tradicional para fins comerciais, direito ambiental internacional e responsabilização dos Estados.

Após os alunos se inscreverem, cada universidade ou faculdade selecionou um time formado por até cinco estudantes para representá-la. Essa equipe participou das rodadas, ou seja, duelos sucessivos em que dois grupos de diferentes instituições de ensino disputam o melhor desempenho na defesa dos interesses dos respectivos países.

A equipe que representou a Faculdade Cesusc foi formada pelos estudantes de Direito Luísa Ferrari Ghizzo (5ª fase), Lucas Groff (7ª fase), Lara do Valle Pereira Esteves (5ª fase) e Caroline Von Borstel Joaquim (5ª fase), e se destacou nas rodadas. Lara e Caroline alcançaram, respectivamente, a terceira e a quinta posições no quesito Melhor Orador. Além disso, a equipe da Cesusc redigiu o quinto melhor memorial do campeonato.

(Foto: Carina Marques)

– O tema do Jessup envolveu questões fundamentais do Direito Internacional e de responsabilidade dos estados em casos de práticas de ações ilegais no plano internacional. As equipes trabalharam com a construção de dois memorias de acordo com os interesses de cada um dos dois países representados no case – explica o professor Paulo Potiara de Alcatara Veloso, do núcleo de Pesquisa em Direito Internacional da Faculdade Cesusc e coordenador do evento.

Com o sucesso e a adesão desta edição, a Faculdade vai sediar, pela terceira vez consecutiva, a próxima etapa brasileira do campeonato.

– Está confirmado que o Jessup Brazil do ano que vem será novamente na Cesusc. E a expectativa é que seja novamente um sucesso. Trabalharemos durante o ano para que ainda mais equipes e juízes, nacionais e internacionais, participem do evento, e que ocorra na nova unidade do Centro – destaca Rafaela Hörmann, national administrator do Jessup no Brasil.