Faculdade Cesusc solicita credenciamento como Centro Universitário junto ao MEC

27 de outubro de 2021

O Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, depois de 21 anos funcionando como Faculdade, solicitou junto ao MEC a autorização para atender como Centro Universitário.

Entre as grandes mudanças, estão a autonomia para criar novos cursos apenas com a autorização do diretor da instituição, o que permite a flexibilidade em criar ou reformular os cursos já existentes de acordo com as demandas do mercado. Além disso, o número de vagas para um curso também pode ser ampliado sem a necessidade de autorização do MEC.

Outra grande vantagem em termos de autonomia é a possibilidade de emitir os diplomas dentro da própria instituição. Atualmente precisamos enviar os diplomas de todos os alunos para serem registrados em uma Universidade, logística que leva até 180 dias para acontecer. Com o registro interno, conseguiremos diminuir esse tempo pelo menos pela metade.

Em termos de expansão e parcerias, um Centro Universitário pode difundir polos dentro do Estado de origem da sede com até cinco cursos de graduação em cada um deles. Os convênios e cooperações nacionais e internacionais ganham força com o reconhecimento, criando mais oportunidades de intercâmbios e da criação de cursos em parceria com outras instituições.

A produção acadêmica também passa a ser mais valorizada e estimulada, pois são necessários dois anos de extensão institucionalizada e iniciação científica em todos os cursos para validar o credenciamento. E com a exigência de 20% do corpo docente tem contratado em tempo integral, aumenta a dedicação à iniciação científica, à extensão e à pesquisa como um todo.