Grupo de Extensão Arte, Cultura e Cidadania visita Blumenau

23 de abril de 2018

Grupo de Extensão Arte, Cultura e Cidadania visita Blumenau

O Núcleo de Pesquisa e Extensão do curso de Psicologia da Faculdade Cesusc realizou uma viagem com o grupo do Projeto Arte, Cultura e Cidadania, no último dia 9 de abril, para a cidade de Blumenau. O objetivo do passeio foi oferecer um espaço terapêutico, político e de lazer, onde os usuários da Saúde Mental estiveram inseridos nos espaços coletivos e territórios simbólicos.

Algumas participantes, também usuárias da rede de Saúde Mental, estiveram no Instituto Dudalina para se capacitarem na técnica de Patchwork e compartilharam o que aprenderam com o grupo. Além de ser uma atividade terapêutica, a parceria com o Instituto, que envia os retalhos de materiais e linhas para a Faculdade CESUSC, facilita a oportunidade de produzir objetos que possam agregar valor, afetivo e comercial.

A visita também se estendeu ao CAPS III, um equipamento que funciona 24 horas por dia, onde os participantes tiveram um momento de trocas sobre a forma de pensar a Saúde Mental e como estão sendo realizados as oficinas terapêuticas, acolhimento e cuidado. “Esse foi um espaço político, onde conhecemos outras formas de cuidado em uma rede organizada ao trabalho de saúde mental preventivo e de proteção, que oferece um serviço de alta qualidade, com equipe mínima completa, alimentação e local adequados, o que aumenta a adesão dos usuários aos cuidados”, explica o professor e coordenador do projeto, Felipe Faria Brognoli.

Outra visita realizada foi na Associação Enloucrescer, composta por usuários, familiares e apoiadores da Saúde Mental. O grupo de Florianópolis foi recebido na FURB, onde é feia a oficina de Teatro, ministrada por equipe mutidisciplinar, tais como estagiários de Psicologia, Artes Cênicas e Enfermagem. “A Associação tem uma parceria com a faculdade, utilizando os espaços, oferecendo campos de estágio. É também uma incubadora dos produtos sociais, resultado das oficinas terapêuticas que os associados realizam, aproximando a comunidade e familiares na luta pelos direitos dos usuários da Saúde Mental”, finaliza.

Para fechar o passeio, o grupo participou de um café colonial, no Parque Ramiro, com a presença de integrantes da Alegremente, onde dialogaram bastante e discutiram formas de pensar a Saúde Mental.