Jornalista norte-americano Richard Weingarten apresenta a metodologia aos docentes do curso de Psicologia

28 de março de 2019

Nesta sexta-feira (dia 29), a Faculdade Cesusc recebe a visita do jornalista norte-americano Richard Weingarten, que vai apresentar aos docentes do curso de Psicologia a metodologia “Comunidade de Fala”, desenvolvida por ele a partir de experiência próprias com sofrimento psíquico. O método está sendo aplicado em centros de tratamentos de transtornos mentais em diferentes partes do mundo.

A reunião, que acontece das 13 às 15 horas na Sede SC401, será mediada pela professora Tânia Grigolo e poderá ser acompanhada pelos alunos do curso. Richard também estará presente nas aulas das disciplinas Saúde Mental, às 8 horas, e Psicopatologia, às 10h30, ministradas pela docente.

Segundo Tânia, a adoção da metodologia desenvolvida por Richard, que já acontece em instituições de São Paulo e Rio Grande do Sul, será de grande valia para o grupo de pesquisa formado por professores, coordenadores e alunos da Faculdade Cesusc, cujas pesquisas tem registro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de pacientes do Sistema de Saúde Mental de Florianópolis.

– Richard, que passou por um período de sofrimento psíquico, integra um movimento internacional dentro da Psicologia chamado Recovery. Ele viaja o mundo participando de projetos que desenvolvem esse conceito e contribuem para o tratamento de pessoas com transtornos mentais. Sua metodologia tem o objetivo de oferecer suporte psicológico a partir da construção de narrativas, e de apresentações das mesmas, da trajetória de vida e experiências de cada pessoa nesta condição. A aplicação desses métodos tem como intuito colaborar com a noção de recuperação das plenas capacidades dos pacientes, encerra a docente.