Não sabe o que estudar? Confira cursos que despertam sua criatividade

16 de janeiro de 2018

Você se considera uma pessoa criativa? Pois saiba que, ao lado da habilidade para resolver problemas complexos, ser criativo é uma das competências mais cobiçadas pelo mercado. Tanto as empresas quanto os “caçadores de talentos” estão, cada vez mais, em busca de quem apresenta a criatividade como um de seus diferenciais.

A boa notícia para você que está procurando uma graduação que valorize a sua veia criativa é que a Faculdade Cesusc, de Florianópolis, tem dois cursos que ajudam a explorar essa sua habilidade. Conheça um pouco mais sobre os cursos de Design de Interiores e de Produção Multimídia.

Economia criativa em alta: oportunidades para quem tem criatividade

Um panorama sobre a economia criativa mundial, publicado pela consultoria internacional EY, no final de 2015, mostrou as principais vantagens da criatividade aplicada ao mercado de trabalho: contribuir para o emprego da população jovem (entre 15 e 29 anos); apresentar alta produtividade; estimular a independência e o empreendedorismo, por ser uma indústria fragmentada; integrantes com maiores níveis educacionais.

Ainda, de acordo com essa pesquisa, as pessoas que atuam na economia criativa no Brasil têm, em média, um tempo de escolaridade 17% superior ao da força de trabalho nacional que não atua nos segmentos desta área.

Mais importante do que a radiografia do mercado relacionado à economia criativa atual é perceber que o potencial de crescimento desse segmento é muito grande. Na América Latina, por exemplo, os negócios relacionados à criatividade representam 2,2% das receitas de todos os empreendimentos – ou seja, há um espaço gigantesco de crescimento pela frente. Na América do Norte (exceto México), a economia criativa representa 3,3% do ambiente de negócios e na Europa e Ásia/Oceania esse número soma 3%.

O percentual de empregos gerados atualmente de forma direta pela criatividade é de apenas 1% da população mundial. No entanto, há países onde esse percentual é maior: 4% na Suíça, conforme levantamento realizado pela Universidade de Artes de Zurique (ZHdK).

É para esse cenário de alto potencial de crescimento que a Faculdade Cesusc, de Florianópolis, prepara os alunos dos cursos de Design de Interiores e de Produção Multimídia.

Design de Interiores da Faculdade Cesusc: um dos melhores do País

O curso de Design de Interiores da Faculdade Cesusc está entre os melhores cursos do País. Ele recebeu o conceito de curso 5 do MEC (Ministério da Educação),que é a nota máxima. Entre os seus diferenciais está a excelente infraestrutura, que compreende salas equipadas com pranchetas individuais e laboratórios especiais, o que contribui para estimular a criatividade dos alunos.

Outro atrativo dessa formação é que o curso da Faculdade Cesusc tem um Núcleo de Práticas Profissionais e Pesquisa em Design de Interiores. Assim, além de naturalmente estimular a criatividade dos alunos, por meio desses recursos materiais, e do conhecimento do corpo docente qualificado, o curso encoraja, de forma direta, os estudantes a pensar “fora da caixa ou de forma diferente”, em disciplinas como Perspectiva e Humanização de Projetos (no segundo semestre) e Design Inclusivo (no terceiro semestre).

É importante para quem pensa em atuar nessa área saber que as expectativas para os profissionais formados em Design de Interiores são favoráveis.

Um estudo publicado em dezembro de 2017, pelo Bradesco, sinaliza a retomada do mercado imobiliário residencial, um dos principais segmentos de trabalho do designer de interiores.

Produção Multimídia: saiba mais sobre este curso inovador

Outro curso oferecido pela Faculdade Cesusc que valoriza a criatividade é o de Produção Multimídia. Quem conclui esta graduação está habilitado a fazer a captação, a edição, a pós-produção, o tratamento e a animação de conteúdos digitais para uma gama diversa de aplicações, como, por exemplo, interfaces digitais, games e ambientes digitais de comunicação.

A indústria de games é um ambiente muito promissor para o profissional que se forma nessa área. Segundo  reportagem do G1, em oito anos – entre 2008 e 2016 – o número de empresas dedicadas a esse segmento no mundo aumentou 600%. O faturamento anual, por sua vez, gira em torno de US$ 1,6 bilhão, segundo a NewZoo, uma das principais condutoras internacionais de pesquisas entre indústrias desta área.

Mas o mercado de trabalho para quem faz a graduação de Produção Multimídia vai além dos segmentos citados. A verdade é que houve uma explosão na demanda por esse tipo de profissional nos últimos anos, tanto em organizações públicas quanto privadas, impulsionada pelas transformações tecnológicas e de consumo.

E a tendência é de que este crescimento continue, já que as previsões de crescimento para a economia indicam uma alta de 3% no PIB do Brasil para 2018, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Venha desenvolver a sua criatividade na Faculdade Cesusc, que está com o Processo Seletivo aberto!

Quer aguçar ainda mais a sua criatividade? Venha estudar com a gente na Faculdade Cesusc! Aproveite este momento em que o Processo Seletivo Simplificado está aberto, e clique aqui para fazer a sua inscrição!