Neuromitos Quizz: veja as respostas da semana!

  • Data de publicação
    25 de abril de 2022
  • Discussão
    Nenhum comentário

Continuando com a nossa série de perguntas e respostas sobre os Neuromitos, confira as curiosidades que o professor Adriano Emanuel Machado, coordenador do nosso novo curso de pós-graduação em Neurociências, esclareceu essa semana!

 

O neurônio é a única célula que importa no sistema nervoso. 

Origem do Mito: O neurônio é uma célula essencial nas funções de aquisição, processamento e emissão de informação no sistema nervoso, o que é crítico para o adequado funcionamento do sistema, o que torna essa célula realmente especial.

Por que é um mito:  Ainda assim, existem as células gliais (astrócitos, oligodendrócitos, micróglia…) que mantém o ambiente em ordem, protegido e adequado para o funcionamento dos neurônios. Logo, todas as células do sistema nervoso, neuronais e gliais, trabalham em conjunto, não sendo nenhum tipo mais essencial do que o outro.

 

Há coisas que aprendemos até os 3 anos de idade. Depois não tem mais jeito! 

Origem do Mito: O cérebro das crianças é realmente mais plástico (fácil de ser modificado) que o cérebro adulto, possuindo assim uma grande facilidade e eficiência nos mais variados tipos de aprendizagem.

Por que é um mito: Mesmo assim, durante toda nossa vida somos capazes de aprender novas habilidades, pois embora a plasticidade tenda a diminuir com a idade, ainda assim a eficiência do sistema nervoso em formar novas memórias é tanta que nunca é tarde para se aprender novos conhecimentos.

 

Gostou? Então acompanhe nossas redes sociais e nosso blog que na próxima semana postaremos mais neuromitos e suas explicações!