Núcleo de Direito Ambiental e Cidadania da ESAJ promove mutirão de limpeza na Praia de Canasvieiras dia 12 de junho

5 de junho de 2019

Segundo o Fórum Econômico Mundial de Davos, em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. E para promover conscientização sobre esse grave panorama ecológico, na próxima quarta-feira, dia 12 de junho, o Núcleo de Direito Ambiental e Cidadania da ESAJ promove um mutirão de limpeza na Praia de Canasvieiras. A ação acontecerá a partir das 14h30 e terá como ponto de partida a Rua das Flores, na beira da praia. Alunos, professores, colaboradores da Cesusc, além da comunidade em geral, estão convidados a participar da iniciativa.

O projeto, que teve sua primeira edição no ano passado, na Praia dos Ingleses, ganhou inspiração o Dia ROUTE Praia, projeto que ocorre em diversas partes do mundo e reúne milhares de pessoas para mutirões de limpezas em diversas praias ao redor do planeta.

Professora de Direito Ambiental, Maria Leonor Cavalcanti Ferreira Codonho aborda a importância de iniciativas de conscientização sobre o tema.

– Precisamos mudar a cultura. Tirar um dia para recolher plásticos e outros lixo sólidos descartados incorretamente na praia é um gesto simples que faz toda a diferença. Os alunos gostaram muito do mutirão da Praia dos Ingleses no ano passado. A experiência foi muito rica para todos. Alunos, professores, colaboradores da Cesusc e a população em geral está convidada a participar no dia 12. Estamos comunicando às associações de moradores dos bairros da Grande Florianópolis e, quanto mais adesão tivermos, melhor – explica ela.

Para saber mais dados sobre o impacto do descarte indevido de lixo na natureza, assista ao vídeo de conscientização produzido por alunos da Cesusc.