O que se aprende no curso de Direito e por que essa formação é tão procurada

  • Data de publicação
    15 de novembro de 2017
  • Discussão
    Nenhum comentário

Um dos cursos mais antigos e tradicionais no Brasil e no mundo, é o Direito. Os primeiros cursos de graduação na área foram criados em 11 de agosto de 1827, em São Paulo e em Olinda, e é por isso que em 11 de agosto celebra-se o Dia do Advogado.

As oportunidades de trabalho para quem opta pela graduação de Direito são amplas, tanto no setor público quanto no privado.

As muitas oportunidades que o Direito oferece no setor público

O setor público tem muitas oportunidades para o bacharel em Direito. Se você optar por essa carreira, poderá atuar como juiz, promotor, delegado de polícia ou advogado público. Em todos esses casos é necessário fazer concurso público.

Como juiz, o egresso deste curso trabalhará para a solução de conflitos judiciais envolvendo pessoas, empresas e, inclusive, o próprio setor público. O objetivo, nesse caso, será atuar de forma mais justa e rápida possível.

Outra opção bastante procurada pelo bacharel em Direito é a atuação no Ministério Público. O papel do promotor é o de cuidar e defender os interesses da sociedade e fiscalizar o cumprimento das leis.

O egresso deste curso também poderá ser delegado de polícia, o que possibilita chefiar investigações e elaborar inquéritos policiais. Pode atuar ainda como advogado público, defendendo os interesses de pessoas carentes ou os interesses públicos da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios.

Além disso, essa formação facilita a entrada em diversas outras carreiras públicas. Isso porque boa parte dos concursos públicos exige conhecimentos em Direito.

Grandes oportunidades no setor privado para quem faz o curso de Direito

As boas oportunidades para quem faz esta graduação não se restringem ao setor público. Também há muitas chances de se fazer carreira no setor privado.

A principal oportunidade de trabalho envolve a advocacia, na qual o formado em Direito – com carteira na OAB – vai poder defender os interesses de pessoas e empresas de forma autônoma ou por meio de um escritório ao qual está filiado nas mais diversas áreas dessa profissão.

Outra possibilidade de atuação é a arbitragem, ou seja, a atuação do egresso em prol da resolução de disputas e conflitos, cuidando para que sejam oferecidas técnicas de resolução de controvérsias e oferecidas soluções ágeis, fora da via judicial.

Apesar de ser uma carreira tão tradicional, o Direito vem, assim como outras áreas, reinventando-se com o tempo para responder às novas demandas da sociedade e do mercado. Algumas especialidades vêm ganhando força nos últimos anos. Uma delas é a do especialista em compliance, que é o responsável pela adequação de um negócio às normas e leis que o regem e o Direito Eletrônico que envolvem os contratos eletrônicos, bem como as relações de consumo numa sociedade em rede.

Duas áreas em que há, tradicionalmente, muito espaço para os formandos que optam pela carreira privada são a trabalhista e a tributária. As regras são complexas, estão em constante mudança – prova disso foi a Reforma Trabalhista aprovada em 2017 – e exigem muito cuidado por parte das empresas.

Um exemplo disso é que, segundo um relatório do Banco Mundial, uma empresa brasileira de pequeno porte gasta, em média, 1.958 horas por ano para resolver problemas relacionados a impostos. Esse dado demonstra a necessidade cada vez maior – e constante – de advogados especializados nessa área.

Os diferenciais do curso de Direito da Faculdade Cesusc

Entre os diferenciais o curso da Faculdade Cesusc tem cinco anos de duração e você pode optar pelas aulas no período da manhã ou à noite.

Um diferencial do curso da Faculdade Cesusc é que a formação do aluno não fica restrita às disciplinas tradicionais do Direito (como as áreas Constitucional, Administrativa, Tributária, Civil, Empresarial, Penal, etc.). Quem faz o curso da Faculdade Cesusc também sai com noções de Psicologia e Antropologia e poderá escolher disciplinas optativas que se relacionam com as novas tendências do Direito. Esse é o caso das disciplinas de Biodireito, Direito Autoral e Propriedade Intelectual, Serviços Públicos e Direito Regulatório e Direito da Integração.