O trabalho do futuro passa pela pós-graduação

  • Data de publicação
    14 de dezembro de 2021
  • Discussão
    Nenhum comentário

Invista em um curso de pós-graduação e garanta o seu preparo para as demandas profissionais do futuro

 

As mudanças recentes pelas quais passamos trouxeram muitas transformações. A pandemia acelerou muitos processos. E destruiu muitos paradigmas. Foi necessário inovação e adaptação. Essencialmente, conhecimento. Todos fomos afetados de algum modo. Alguns reagiram rápido, outros nem tanto.

E no mundo corporativo aconteceu a mesma coisa. Algumas empresas já estavam se preparando para mudar. E somente aceleraram o processo. Muitas começaram a transformação do zero. E outras tantas não conseguiram acompanhar o processo. E fecharam.

E na perspectiva da educação? Da mesma forma. Um salto gigantesco para algumas instituições. Muitos aprendizados. Incontáveis mudanças de rota. A maioria, porém, assimilou as transformações, entendeu o momento, qualificou pessoas e ressignificou processos.

Desde o ensino básico até a pós-graduação, todos os níveis foram afetados pelas privações da pandemia. Para os alunos mais jovens, os nativos digitais, o impacto foi menor. Mas, mesmo assim, foi percebido. E foi sentido.

E como ficam as perspectivas no que se refere ao trabalho? Inúmeros aprendizados. Entre eles a consolidação do trabalho remoto. O tão sonhado “home office” virou realidade. E veio para ficar. As reuniões virtuais são uma constante. O trabalho híbrido também. Enfim, muitos progressos.

Então vem a pergunta básica: e os trabalhadores? Todos adaptados? Inseridos no processo? Capacitados para tal?

 

O aprendizado contínuo é o caminho para o sucesso profissional

Já se sabe – aqueles que desejam sucesso profissional precisam se manter nos estudos. O que se discute agora é como fazê-lo. E, vamos mais longe: qual perfil de estudante é mais bem-sucedido? Quais as características de quem consegue melhores colocações?

Bem, não é novidade que um curso de pós-graduação é o caminho natural para o aperfeiçoamento. Por ser mais específico que a graduação. E por apresentar mais possibilidades de ensino direcionado para a carreira. De aprendizado específico. E de prática orientada.

O componente novo nesta discussão é o egresso da pós-graduação. Esse aluno que é bem-sucedido profissionalmente é aquele que entendeu que a educação contínua é diferente de aprendizado contínuo. E que aprende continuamente.

Ou seja, de nada adianta emendar uma especialização após outra. Ou seja, somente colecionar títulos. Isso não é mais importante. O que faz a diferença é entender a necessidade do mercado, manter-se atualizado, capacitado para as novas exigências da profissão e apto para aprender.

Aqui na Faculdade Cesusc percebemos essa mudança. De forma muito acentuada em nossos cursos de pós-graduação. Aqui, os nossos egressos da pós-graduação são aprendizes constantes. E a especialização é só uma fatia desse bolo. Um ingrediente que complementa os outros.

Esses aprendizes vão sozinhos. Buscam as informações que precisam. Navegam na web. Fazem cursos para atender necessidades específicas. Desenvolvem novas habilidades. Estão abertos para o networking. Compartilham conhecimento em suas redes. Participam de eventos. E dessa forma aprendem constantemente.

 

Novas tecnologias e colaboração

A grande disrupção advinda da pandemia foi o uso massivo da tecnologia. Em todos os sentidos. De todas as formas. Ela foi a protagonista nesse cenário.

De acordo com dados sobre o futuro do trabalho, em pesquisa realizada pela Plataforma Pega, desde 2017 e finalizada agora,  o trabalhou mudou muito. E mais rápido do que o esperado. Ainda, a tecnologia foi essencial para facilitar a mudança.

Ao entrevistar mais de 3.000 pessoas o resultado é: transformação digital é um elemento básico, automação inteligente é crucial para as empresas, todos terão suas decisões baseadas na tecnologia. Em todos os níveis hierárquicos.

 

Como o trabalho está sendo afetado?

Fácil! Veja quão populares são as ferramentas Zoom e Google Meet. Tivemos que nos tornar digitais da noite para o dia. Milhares de pessoas. E foi necessário o uso dessas ferramentas. E a tendência para os próximos anos é mais mudança. Segundo a pesquisa, 86% dos entrevistados acreditam que nos próximos 5 anos muitas transformações virão.

Todos querem a melhor tecnologia. E os resultados são evidentes. Redução de custos. Trabalho mais confiável. Redução do tempo. Qualidade nas entregas. E funcionários mais satisfeitos.

 

Você está preparado para os desafios profissionais?

Qual é o seu objetivo de transformação digital? Você domina as ferramentas? Usa termos como machine learning, AI, Internet das coisas no seu dia a dia? Ou eles são familiares?

Você usa a tecnologia de que dispõe? Você é um aprendiz constante? Busca conhecimento? Percebe as necessidades de seu ambiente? Oferece respostas relevantes?

Que exemplos você segue? A China está aí para nos mostrar o caminho. As empresas chinesas adotaram o digital muito rapidamente. E fazem negócios de forma digital e globalmente. Os chineses investem bastante em cursos de pós-graduação. Aqueles que têm condição vão para os EUA, estudam e voltam para casa para aplicar e melhorar o conhecimento adquirido.

Enfim, o fato é que o trabalho não parou. Pelo contrário. Aumentou e trouxe alvos diferentes. Bem como a educação não cedeu. Várias instituições souberam tirar proveito da tecnologia e melhorar seu uso. A maioria das organizações também, soube revisitar processos e crescer.

E você? Profissional de hoje e trabalhador do futuro. Você está preparado? Sabe das necessidades de seu ambiente? Mais importante, você é capaz de atendê-las? Tem conhecimento para propor soluções inovadoras?

Caso não saiba por onde começar, a saída é um curso de pós-graduação. Entretanto invista em um curso que ofereça trocas constantes, que proporcione prática de mercado e cujos professores sejam atuantes e estimulem o uso da tecnologia e do aprendizado constante e contínuo.

Não é mais aprender por aprender. É aprender com propósito. E colocar em prática o que se aprende. Compartilhar conhecimento. Fazer bom uso das informações disponíveis.

Quer uma dica de como começar? Procure a Faculdade Cesusc. Nossos cursos preenchem essa lacuna de aprendizado. E, melhor, preparam para a nova realidade.