Oportunidades de trabalho para quem faz um curso de Direito

  • Data de publicação
    27 de março de 2018
  • Discussão
    Nenhum comentário

As oportunidades de trabalho para quem faz um curso de Direito estão em expansão em Santa Catarina. O número de vagas para advogados contratados com carteira assinada aumentou 7,4% em 2017, comparativamente a 2016, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). No período, o contracheque inicial médio de um profissional com mais experiência de mercado aumentou 9,02%.

O formando de um curso de Direito tem uma gama de atividades que ele pode desempenhar, assim como de oportunidades no mercado de trabalho. As opções dividem-se em dois grandes ramos: o público, no qual o profissional trabalhará com demandas a favor ou contra o Estado; e o privado, no qual ele se envolverá com os diferentes interesses particulares da sociedade.

As áreas de atuação, tanto em uma esfera quanto na outra, são muito grandes. Na área pública e na área privada, o futuro advogado poderá especializar-se em matérias como Constitucional, Administrativo, Tributário, Empresarial, Civil, Penal, entre outras.

Curso de Direito: tendências em 2018 para os profissionais formados nessa área

Em 2018, a tendência é de que algumas matérias destaquem-se mais que outras. Segundo reportagem publicada em dezembro de 2017 no site da revista Exame, algumas boas opções para quem tem um curso de Direito são os segmentos de contencioso civil, eleitoral, relações institucionais, causas trabalhistas, tributárias, arbitragem, compliance e profissionais mais generalistas.

A área de contencioso civil é estimulada pelo período de desaquecimento pelo qual a economia brasileira passou. Esse cenário fez com que aumentasse o número de conflitos e cobranças judiciais. A área eleitoral é motivada pelas eleições que acontecem em outubro de 2018. A demanda maior será estimulada por partidos e candidatos.

Outra área em que a demanda tende a ser forte é a de relações institucionais. O profissional formado no curso de Direito que se dedica a essa área acompanha o dia a dia do Congresso Nacional e as decisões governamentais.

O advogado consultivo trabalhista também ganha espaço no novo cenário, com a aprovação da nova legislação trabalhista. A tendência, a partir de agora, é de que as consultas nessa área feitas pelas empresas cresçam a partir da mudança do marco legal.

Outra frente interessante para quem tem o diploma do curso de Direito é a área tributária. O principal fator que influencia na demanda é a complexa carga tributária brasileira. Um aspecto essencial é ter bons conhecimentos de matemática. Profissionais que têm essa expertise são bem disputados no mercado, aponta reportagem da Exame publicada em junho de 2017.

Está igualmente em expansão para os advogados a área de arbitragem, por essa ser uma forma menos burocrática, mais barata e mais efetiva de resolver conflitos. Também há grande espaço para os profissionais dedicados ao compliance. Lembrando que o advogado que atua nessa área trabalha para que a empresa esteja sempre adequada aos regulamentos internos e externos.

Profissionais mais generalistas têm a sua vez neste mercado em expansão, principalmente para aqueles que atuam de forma mais estratégica. A área jurídica está sendo considerada, cada vez mais, como uma parceira nos negócios, deixando de ser só uma área de apoio.

Conheça mais sobre o curso de Direito da Faculdade Cesusc

O curso de Direito da Faculdade Cesusc é referência em Santa Catarina. No Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), ele conquistou o conceito 5, a máxima em uma escala de 1 até 5. Com esse resultado, o curso em Direito da Faculdade Cesusc é o melhor particular de Direito do Sul do Brasil e o 15° melhor curso particular nessa área no país.

Na Grande Florianópolis, o Curso de Direito é o único entre os particulares com o selo “OAB Recomenda”, concedido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, gestão 2016–2018.

Além de estar alinhado às principais tendências do mercado, o curso de Direito tem um forte viés voltado aos Direitos Humanos. Ele incentiva uma consciência cidadã que permite ao profissional compreender a sociedade em que vive e as melhores formas de aplicar o Direito na conciliação e na solução de litígios.