Percentual de estudantes da Faculdade Cesusc que faz estágio supera média nacional

1 de março de 2019

Prática é importante aliada para assimilar teoria aprendida em sala de aula e conhecer o mercado de trabalho

Praticar o que se aprende na graduação é determinante para a formação de um bom profissional. Sendo assim, o estágio costuma ser o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho e a melhor oportunidade de conhecer a profissão mais de perto, além de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Foto: Feira de Estágios e Empregos que ocorre todos os anos na Faculdade estimula o jovem a ingressar no mercado de trabalho e a oportuniza conhecer a profissão mais de perto.

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), há cerca de oito milhões de estudantes de ensino superior no Brasil. Destes, menos de 10% conseguem estágio ao longo do curso. Diante desse cenário, se destaca o número de estudantes da Faculdade Cesusc que está estagiando: 25%, isso quer dizer que um em cada quatro alunos de diferentes períodos e graduações está fazendo estágio remunerado. A boa média, segundo a coordenadora de extensão e responsável pelo Núcleo de Assessoria de Carreiras e Estágios da Faculdade, Paola Rebollar, se deve à proposta de ensino da Instituição. “Os cursos de graduação da Faculdade Cesusc vão além dos conteúdos e enfatizam o desenvolvimento de habilidades e competências. Por isso, os estudantes da Faculdade sentem-se preparados e motivados a enfrentar os desafios de um estágio. Também por esse motivo, o desempenho dos estudantes é positivo, o que gera ainda mais a oferta de novos estágios. Atualmente, a Faculdade possui mais de 300 convênios diretos com empresas e instituições que oferecem vagas para os nossos estudantes”, destaca.

Além de essencial para a formação do estudante, o estágio pode ser a mola propulsora para se conseguir o primeiro emprego e engrenar na carreira. Foi assim com o advogado Elton Tibes Júnior, formado em Direito na Faculdade Cesusc e atuante na área de advocacia criminal. “Os estágios me proporcionaram excelentes experiências durante a graduação, pois me ajudaram a conectar teoria e prática. Também me deram mais clareza sobre as áreas em que pretendia seguir carreira. Além disso, auxiliaram no desenvolvimento das minhas competências e no meu amadurecimento profissional”, ressalta o advogado, que estagiou no Ministério Público do Trabalho e também no Tribunal de Contas de Santa Catarina.

Foto: Elton Tibes Junior, formado em Direito: “Os estágios me auxiliaram no desenvolvimento das minhas competências e no meu amadurecimento profissional”

Para Paola, a formação acadêmica de nível superior congrega desenvolvimento de habilidades e competências complexas que são adquiridas somente com a prática. “Cada vez mais a inserção no mercado de trabalho está relacionada à capacidade do profissional em saber fazer e saber aprender continuamente. Essas habilidades e competências são adquiridas na prática e é o estágio que promove isso. Além disso, a inserção do recém-formado no mercado de trabalho é um desafio. Há bastante concorrência e a possibilidade de comprovar experiências prévias bem-sucedidas se torna um diferencial. Quando o estudante faz estágio de forma ativa, comprometida e dedicada, além da grande possibilidade de efetivação, geralmente consegue boas recomendações, o que pode aumentar consideravelmente as chances de obter um emprego”, frisa.

Coordenadora do Curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Cesusc, Simone Yunes dá três dicas essenciais para os estudantes que estão em busca de um estágio: “1. É fundamental que o candidato à vaga de estágio tenha em mãos um currículo bem elaborado, com seus dados pessoais, formação, experiência e objetivos em relação ao estágio; 2. Também é muito importante preparar-se para a entrevista de seleção, buscando informações sobre a empresa que está oferecendo a vaga, bem como sobre a vaga em si; 3. Durante a entrevista, o candidato deve demonstrar não apenas os conhecimentos que possui em relação à vaga pretendida, mas também suas habilidades e atitudes. Estudos apontam que, cada vez mais, os principais requisitos solicitados pelas empresas empregadoras envolvem habilidades como liderança e relacionamento interpessoal, e comportamentos, como comprometimento, organização, proatividade, dinamismo e adaptabilidade”.

Elton endossa as sugestões de Simone e conta que colocá-las em prática foi de grande valia para conseguir alcançar seus objetivos. “O primeiro desafio, logo no início da graduação, foi montar um bom currículo. Depois, busquei empresas e órgãos que contratavam estagiários abaixo do terceiro período da faculdade, pois muitas buscam estudantes com alguma experiência. Também sempre me preparei para as entrevistas, deixando bem claras as minhas capacidades e a minha seriedade para o cargo”, finaliza.