Por que a orientação profissional é importante no início da carreira?

4 de novembro de 2022

Já concluiu a graduação, mas ainda não se sente pronto para o mercado? Veja porque a orientação profissional e a pós-graduação são importantes para o currículo!

Por que a orientação profissional é tão importante no início da carreira? Algumas vezes, mesmo após adquirir o diploma da graduação, a pessoa não se sente preparada para o mercado de trabalho. Isso acontece por diversos motivos, mas um destaque está relacionado a qualificação exigida para determinadas funções.

Em muitos casos, o problema está atrelado diretamente à ideia geral de atuação, sem um ramo específico. Logo, optar por um curso de Pós-Graduação vai afunilar as opções, fazendo você encontrar o melhor caminho rumo à estabilidade e segurança financeira.

Para isso, contar com esta estratégia pode te auxiliar no processo de desenvolvimento profissional. Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura desse material que nós, da Cesusc, vamos te mostrar.

Além disso, também traremos a resposta para uma dúvida muito comum: qual a diferença entre orientação vocacional e orientação profissional

Boa leitura!

Vamos relembrar o que é orientação profissional?

É um conjunto de atividades desenvolvidas com o intuito de ajudar as pessoas a tomarem decisões mais assertivas em relação aos seus cargos. Por isso, recebeu o nome de orientação de carreira.

Este procedimento é indicado para adolescentes que estão decidindo qual curso fazer e para pessoas insatisfeitas com a sua profissão atual. Também é de grande relevância para aqueles que estão saindo da faculdade, mas ainda não se sentem preparados para o mercado de trabalho.

A pessoa que atua como orientador costuma ser um psicólogo ou alguém que desenvolva métodos de coaching. O importante é que as conversas e avaliações sejam baseadas na psicologia.

Essa prática funciona a partir de três passos: autoconhecimento, possibilidades e características das profissões e integração. Cada situação requer o desenvolvimento de um plano de ação específico que se adapte ao momento de cada indivíduo. Confira mais a seguir:

Autoconhecimento

Sem dúvidas, a primeira etapa é tomar conhecimento sobre suas habilidades, interesses, ambições e limitações. Ao concluir a faculdade, por exemplo, existem milhares de possibilidades para serem seguidas, mas para escolher o melhor caminho é preciso saber onde quer chegar.

Por exemplo, você deseja crescer e se destacar na sua área de atuação,  porém, não se sente preparado para buscar uma oportunidade. Como já dissemos, essa insegurança pode estar ligada com a ausência de pertencimento.

Ou seja, mesmo formado naquilo que gosta, sente que não é seu lugar de fato. Você sabe por que isso acontece? Os motivos podem variar, mas geralmente é por conta da abrangência de possibilidades.

Ter inteligência emocional pode te ajudar a desenvolver esse aspecto para se conhecer e saber exatamente onde você quer estar.

Possibilidades e características das profissões

Após o primeiro passo, o orientador profissional vai te ajudar a entender mais sobre as possibilidades de cada trilha de carreira. Também serão estudados salários e oportunidades no mercado de trabalho.

Para quem está com medo de ingressar em uma área ampla sem saber ainda para qual direção seguir, esse é o momento de analisar as opções. Dentro de um campo existem diversas possibilidades. O mesmo pode acontecer com quem acabou de se formar na graduação.

Integração

Por meio de muitas conversas, testes vocacionais e uma análise detalhada é traçado um plano de ação. Nele vai constar o objetivo final, que envolve colocação no mercado de trabalho na área escolhida e as possibilidades de segmento em torno disso.

Um dos pontos principais é entender esse ramo e adquirir conhecimentos sobre ele. Por exemplo, se você está se formando em Marketing e sente afinidade com o meio digital. Considerar uma Pós-Graduação em Comunicação Digital vai te proporcionar aprendizado suficiente para ganhar confiança e buscar oportunidades.

Qual a diferença entre orientação vocacional e orientação profissional?

Mesmo que alguns apontem semelhanças ou que sejam funções parecidas, elas são distintas e propõem objetivos diferentes. Contudo, são métodos válidos que podem atuar em conjunto durante o processo de orientação do indivíduo.

A orientação vocacional propõe que o indivíduo tenha mais compreensão sobre si, conhecendo suas preferências e tendências profissionais. Enquanto isso, a profissional tem um foco maior nas atividades e nas informações técnicas e lógicas.

Em resumo, o intuito da vocacional é ajudar cada pessoa a descobrir qual sua vocação profissional. Já a orientação profissional, considera fatores sociais, econômicos e políticos durante o processo de aconselhamento.

Por que a orientação profissional e cursos de Pós-Graduação são tão importantes?

Quando você tem um conhecimento profundo sobre si e consegue lidar bem com questões internas, suas decisões são tomadas com mais assertividade. Logo, as chances de se tornar um profissional qualificado são maiores, além de adquirir um sentimento de realização.

Essa sensação de estar no caminho certo acontece, pois o indivíduo tem o autoconhecimento elevado e soube utilizar suas habilidades com precisão.

Pensando assim, o ingresso em uma especialização se torna uma alternativa que promove benefícios para sua carreira. A Cesusc oferece diversos cursos nas áreas de Engenharia e Arquitetura, Direito, Psicologia e Marketing e Comunicação Digital.

Nossa missão é “promover a formação de profissionais capacitados para interagir de forma ética e produtiva com a comunidade, visando o desenvolvimento social”. E comprovamos isso a partir do reconhecimento de órgãos importantes na comunidade acadêmica. Entre eles estão Enade e MEC.

Venha conhecer os nossos cursos de Especializações e dê mais esse passo para o sucesso da sua carreira!