Pró-Comunidade faz parceria com projeto que ajuda refugiados

  • Data de publicação
    13 de setembro de 2022
  • Discussão
    Nenhum comentário

O Pró-Comunidade da Faculdade Cesusc firmou nova parceria de trabalho e atuação conjunta em projetos de acolhimento e integração da população de migrantes e refugiados em SC. A parceria inclui a possibilidade de assistência jurídica e psicológica, assim como a realização de oficinas de teatro e pintura com crianças e adultos, em todos os casos criando espaços de acolhimento, integração na sociedade de acolhida e orientação sobre acesso a direitos.

O projeto em questão se chama Círculos de Hospitalidade e é uma organização da sociedade civil iniciada em 2015, quando sua fundadora e presidente, Bruna Kadletz, passou a atuar com crianças, mulheres e homens que haviam buscado refúgio e novos recomeços em Florianópolis.

No princípio, as ações e projetos eram focados na comunidade síria, mas atualmente são atendidas regularmente pessoas de mais de 15 nacionalidades. Os projetos têm alcance nacional, desenvolvendo habilidades nos âmbitos educacional, socioeconômico e cultural, com a intenção de facilitar e humanizar o processo de integração de comunidades refugiadas e imigrantes à sociedades de acolhida.

Na foto Bruna Kadletz, coordenadora da ONG Círculos de Hospitalidade, e Claudia Lazcano, coordenadora do Pró-Comunidade da Cesusc.