Professor do curso de Psicologia da Cesusc publica livro internacional sobre grafite

  • Data de publicação
    27 de junho de 2019
  • Discussão
    Nenhum comentário

Professor do curso de Psicologia da Cesusc publica livro internacional sobre grafite

Gabriel Bueno, professor do curso de Psicologia da Faculdade Cesusc, é autor de um dos capítulos da coletânea de textos acadêmicos intitulada “Graffiti: vandalism, street art and cultural significance”, lançado nos Estados Unidos, sobre a temática do grafite pelo mundo. Com versão somente em inglês, a obra é vendida pela Internet e também está disponível na Instituição, na biblioteca da Sede SC-401.

Os autores apresentam inicialmente um estudo em que a dimensão política da arte foi analisada no contexto micropolítico de cidades contemporâneas. A obra traz, ainda, experiências de cinco escritores sobre grafite, expondo temas de resistência.

– O graffiti é uma linguagem democrática de artes visuais presente na grande maioria dos espaços urbanos das sociedades ocidentais. Os artistas, ou mesmo pessoas que não têm inserção no universo da arte, podem participar dos embates discursivos presentes nas cidades. A arte urbana em geral possibilita que mensagens que não são oriundas do Estado, das grandes empresas, dos poderosos meios de comunicação possam circular pelo espaço público. Outra perspectiva de se pensar o graffiti é como uma forma de experienciar a vida contemporânea, ou uma forma de lazer ou de esporte urbano. Um meio de transitar e deixar rastros por onde passamos, vindo a existir junto ao corpo da cidade – destacou Gabriel.