Professora da Faculdade Cesusc é a vencedora do 10º Prêmio Infi-Febraban de Economia Bancária

31 de maio de 2019

Professora dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Marketing da Faculdade Cesusc e doutoranda em Administração pela Udesc (Esag), Monique Wagner de Souza é a vencedora do 10º Prêmio Infi-Febraban de Economia Bancária, na categoria C (especial), que engloba as inovações da era digital e seus impactos sobre o setor financeiro.

A premiação é promovida todos os anos pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Instituto Febraban de Educação (Infi). O objetivo é incentivar a pesquisa na área de economia bancária e financeira.

Monique conquistou o prêmio por sua dissertação de mestrado, orientada pelo professor Rafael Tezza e defendida em 2016 no Programa de Pós-graduação Acadêmico em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc. A temática da pesquisa foi “Mensuração do risco percebido no uso do M-banking no mercado de jovens”.

– A pesquisa buscou desenvolver uma forma de medir o risco percebido pelos jovens no uso de aplicativos móveis para transações bancárias. A ideia é compreender o que leva os usuários a desconfiar de riscos no uso do mobile banking, especificamente relacionados ao desempenho e privacidade.  Entre os resultados encontrados, o tempo para realizar transações e acesso ao aplicativo bancário foram alguns dos fatores identificados que mais influenciam a percepção de risco. O estudo concluiu que os usuários jovens percebem riscos relacionados ao desempenho quanto à privacidade ao utilizarem os apps bancários – explica Monique.

Na premiação são reconhecidos trabalhos acadêmicos inscritos em três categorias: A (os três melhores entre teses, dissertações e artigos), B (as duas melhores monografias de graduação) e C (especial, com um vencedor, que leva R$ 15 mil). Os prêmios para todas as categorias somam R$ 65 mil.

Na categoria especial, os trabalhos abordam o impacto das inovações digitais nas transações bancárias, na oferta de serviços e na concessão de crédito. Também há pesquisas sobre os impactos das tecnologias digitais na educação financeira, além de cases positivos.

A pesquisadora e o orientador receberão o prêmio no dia 24 de junho, às 14 horas, em cerimônia no Hotel Intercontinental, em São Paulo.