Professora do Curso de Psicologia participa do Plano Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT que será assinado hoje pela Prefeitura de Florianópolis

  • Data de publicação
    25 de julho de 2019
  • Discussão
    Nenhum comentário

Professora do Curso de Psicologia participa do Plano Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT que será assinado hoje pela Prefeitura de Florianópolis

Nesta quinta-feira (dia 25), a partir das 16 horas, a Professora do Curso de Psicologia da Faculdade Cesusc, Marília dos Santos, e outros membros que participaram da elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) serão recebidos pelo Prefeito em exercício de Florianópolis, João Batista Nunes, na cerimônia de assinatura do Plano.

A docente, já foi membro do Conselho Municipal de Direitos LGBT, integrou a equipe de profissionais do Governo do Estado, do Município, de instituições de ensino e de movimentos sociais que elaborou o documento com diretrizes direcionadas às necessidades da população LGBT de Florianópolis.

O plano, que tem cerca de 80 páginas, traça redes de fortalecimento entre Estado e sociedade civil para implantação de ações estratégicas que estimulem as políticas públicas para esta população e contempla sete eixos voltados à capacitação sistemática de gestores, profissionais e terceirizados no âmbito da saúde e da assistência:  Saúde, Previdência Social, Trabalho e Emprego, Turismo, Cultura e Esportes, Educação, Segurança, Comunicação e Assistência Social.

– Uma série de ações devem ser implementadas a fim de contribuir para a garantia dos direitos e bem-estar da população LGBT. Este, que é o segundo plano, foi ampliado e atualizado se comparado ao primeiro, produzido em 2011. É a partir do engajamento da sociedade e do poder público que as políticas públicas alcançaram os resultados esperados – explica Marília.

Ela ainda ressalta as ações fomentadas na Faculdade Cesusc em prol dessa população.

– Temos, no curso de Psicologia, opção de estágio e projeto de extensão na ONG ADEH, que trabalha há 26 anos em defesa da população LGBT. A atividade inclui atendimentos individuais e em grupo, além de ações de acolhimento – destaca.