Profissional de Marketing: por que se tornou fundamental estar sempre atento à inovação tecnológica?

  • Data de publicação
    18 de outubro de 2022
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Mantenha-se atualizado à inovação tecnológica e se destaque no mercado de trabalho! Confira, neste artigo, as últimas tendências e um novo caminho a seguir!

Estar atualizado e alinhado à inovação tecnológica se tornou indispensável para o crescimento das organizações. Para isso é necessário muito estudo e acompanhar as tendências que vão surgindo.

Você acredita que uma empresa que se mantém na zona de conforto consegue sobreviver sem inovar? Talvez, sim, contudo, a ausência de recursos tecnológicos impossibilita a permanência no mercado competitivo.

A área de marketing é a que mais recebe ferramentas e novas possibilidades, logo, o profissional deste setor deve estar pronto para desenvolver novas habilidades a todo momento.

Quer conhecer as tecnologias mais usadas no dia a dia deste setor? Acompanhe esse conteúdo e também entenda a importância de aderir à transformação digital. O aprendizado é constante e vamos te mostrar como segui-lo.

Boa leitura!

A importância de acompanhar a inovação tecnológica

Se engana quem pensa que inovações tecnológicas é apenas manter um blog ativo ou utilizar recursos como “chatbots”. A transformação digital vai além dessas ideias, são ações e ferramentas unificadas em um processo desafiador.

Essas mudanças vêm impactando o cotidiano dos profissionais nos últimos anos e, principalmente, a forma como as empresas se posicionam no mercado.

Manter-se atualizado com relação às ferramentas contribui para que você se destaque no mercado de trabalho. Conhecimento sobre Inteligência Artificial, Cloud Computing, Internet das Coisas, etc., virou sinônimo de diferencial competitivo.

Para as companhias, investir nessa área traz muitos benefícios. Conheça as principais razões para entender as tendências do setor:

  • A otimização dos processos é, com certeza, uma das maiores vantagens. Isso acontece porque a partir dela todas as tarefas passam a ser executadas com mais agilidade. Ou seja, você consegue realizar mais em menos tempo com  assertividade.
  • Outro ponto de destaque para a tecnologia envolve comunicação. Quando a corporação investe nesses recursos, ela está incentivando a integração entre todos os canais. Desse modo, há um fortalecimento da cultura organizacional.
  • Estar alinhado com esses recursos possibilita que você ofereça mais valor para a experiência do cliente.
Quais as inovações tecnológicas mais utilizadas na sociedade atual?

Aprendizado da máquina, sistema criptografado, armazenamento em nuvem, ferramentas inteligentes, uso de redes sociais e recursos de localização e direcionamento. Os avanços ocupam um grande espaço do mundo e oferecem contribuições pertinentes à população.

No marketing, envolve uma mudança de cultura e dá novo sentido a área, assim como surgem novas profissões e campos de estudos. Por exemplo, Social Media, Inbound Marketing, SEO e etc.

Machine Learning

Estamos rodeados de informações e muitas vezes não damos conta de compreendê-las efetivamente. As máquinas estão sendo programadas para aprender com esses dados e com nossas próprias ações.

Um bom exemplo de Machine Learning são os chatbots, recurso destinado ao atendimento de clientes. O sistema vai analisar o compilado de palavras e buscar em seus arquivos possíveis soluções.

Esse contato só para o atendente humano quando não o robô não consegue ajudar. Trata-se de um recurso que agiliza a prestação de serviço e libera o colaborador para a resolução de questões mais complexas.

Blockchain

O surgimento dessa tecnologia se deve a crise econômica de 2009, é uma engenharia computacional associada à criptomoeda Bitcoin. Sendo um recurso alternativo ao dinheiro, ele se tornou um dos sistemas mais inteligentes em relação à descentralização de ativos.

Em outras palavras, a segurança da sua criptografia tem origem na rede de comunicação que valida todas as inserções de dados. Dessa forma, fica praticamente impossível manejar de forma indesejada quaisquer informações presentes nos canais.

Mesmo que a funcionalidade inicial estivesse atrelada ao Bitcoin, a aposta é que no futuro garanta diversas aplicações. Alguns até consideram que pode substituir bancos e dispor de transações mais baratas e sem intermediadores.

Computação na Nuvem

A Cloud Computing começou como uma possibilidade de armazenamento de dados digitais, sem precisar contar com um servidor físico. Mas a evolução constante dos processos possibilita que o trabalho também seja realizado virtualmente.

Com a vantagem de ser escalável, as companhias não precisam se preocupar em aumentar o espaço. Além disso, você consegue acessar remotamente todos os registros disponíveis na corporação.

Manter-se atualizado sobre as diretrizes envolvendo computação em nuvem garante ao profissional de marketing um perfil mais completo e eficiente.

Internet das Coisas

Já passou o tempo em que ter um smartphone era algo novo e surpreendente. Vivemos em um mundo onde relógios fazem chamadas, geladeiras informam o que está no seu interior e roupas analisam a temperatura do corpo.

A cada dia novas tecnologias surgem e agem com mais inteligência, portanto conhecê-las se torna importante na sua trajetória.

Redes Sociais

Sem dúvidas estamos diante de uma era voltada para a comunicação digital. Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube, etc., se tornaram parte da vida das pessoas e também uma forma das marcas ganharem mais espaço.

Manter networking garante muito mais oportunidades para quem está iniciando na jornada profissional. Esse argumento cresce quando falamos de Marketing, visto que conteúdo digital ocupa boa parcela das campanhas em redes sociais.

Últimas tendências

Agora que te mostramos quais tecnologias são mais utilizadas, separamos um espaço para apresentar as últimas tendências. Veja, abaixo, quatro ferramentas que estão ganhando espaço e se desenvolvendo para auxiliar em decisões mais assertivas.

Big Data e Data Driven

Essas ferramentas assumiram um importante papel na transformação digital das corporações. A tomada de decisões não se baseia mais em achismos ou apenas na experiência das pessoas, sua fonte são dados.

O Big Data e o Data Driven são culturas voltadas para a coleta, armazenamento e análise de informações sobre clientes, concorrentes e mercado. A partir disso são criados insights mais assertivos que favorecem o crescimento.

Portanto, ter ciência de como manejar esses arquivos é essencial e contribui para seu desenvolvimento profissional.

Inteligência Artificial

O melhor modo de falar sobre Inteligência Artificial (IA) é com os nomes Alexa, Siri e Google Assistente. Você já deve ter ouvido ou até mesmo utilizado alguma dessas, correto?

As assistentes virtuais foram criadas com o intuito de tornar a vida mais fácil, pois elas auxiliam em diversas tarefas. Sua tecnologia permite que marque reuniões, avise sobre compromissos e previsão do tempo, faça pesquisas na internet e até ligações.

Realidade Aumentada

Conhecer as inovações profundamente permite que você ofereça aos clientes uma imersão maior do produto ou serviço. Utilizando dispositivos de realidade aumentada e/ou virtual, o consumidor consegue ter acesso antes da compra e experienciar a funcionalidade do que deseja adquirir.

Conheça as vantagens de investir na Pós-Graduação

Entendeu a importância de se manter atualizado para crescer como profissional de marketing? Nesse caso, queremos te dar uma oportunidade de aprender ainda mais por meio de uma Pós-Graduação.

O MBA em Comunicação Digital da Cesusc possibilita que você tenha uma imersão completa no universo do Marketing Digital. Se sua ideia é se consolidar na área e aprimorar as habilidades e estratégias inovadoras, investir na educação é o melhor caminho.

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