Projeto de Assistência Jurídica Emancipatória da Faculdade Cesusc fará ação no Morro do 25, dia 18 de maio

17 de maio de 2019

Professores e estudantes da Faculdade Cesusc estarão no Morro do 25, em Florianópolis, no sábado, 18 de maio, para conversar com moradores da localidade sobre meio ambiente, direito penal, do trabalho e civil, violência doméstica e outros temas de interesse público. A iniciativa integra mais uma edição do projeto Assistência Jurídica Emancipatória, que tem como objetivo reunir os moradores em rodas de conversas para discutir e esclarecer temas jurídicos que afetam o dia-a-dia das comunidades. A ação ocorrerá no NEI (Núcleo de Educação Infantil) João Machado da Silva, localizada na Rua José Pedro Gil, 195, Agronômica, às 8 horas.

O projeto é promovido por meio do NAJE, Núcleo de Atendimento Jurídico Emancipatório da Faculdade e, segundo a professora do curso de Direito Isabela Medeiros, uma das coordenadoras do Núcleo e idealizadora da iniciativa, a Assistência Jurídica proporciona conscientização e mobilidade de organização frente aos problemas locais.

– Essa edição não terá um assunto específico. Vamos até lá para estabelecer rodas de conversas com a comunidade. Organizaremos um café da manhã que será preparado com alimentos que normalmente são descartados como cascas de frutas, talos e folhas, por exemplo. Vamos, inclusive, distribuir cartilhas com receitas de pratos sustentáveis. Como a questão do descarte do lixo no meio ambiente é uma preocupação dos moradores da região explanada em conversas anteriores, esse tema ganhará atenção especial. Além disso, serão realizadas atividades recreativas e lúdicas para as crianças como oficina de fabricação de brinquedos com materiais recicláveis e distribuição de mudas para o plantio na horta da NEI João Machado da Silva – destaca.

Além de alunos e professores da Faculdade Cesusc, o evento é  aberto à participação de acadêmicos de outras instituições de ensino e da comunidade em geral.