Teoria aliada à prática: confira os cursos que preparam você para o mercado de trabalho

9 de janeiro de 2018

Uma das principais características dos cursos da Faculdade Cesusc, de Florianópolis, é a forte sintonia que eles têm com o mercado de trabalho. Os professores dos nove cursos, sendo oito deles presenciais e um online, reúnem o que há de melhor na experiência acadêmica junto com a vivência do dia a dia no ambiente corporativo, em suas respectivas áreas de atuação.

Outra característica fundamental dos cursos da Faculdade Cesusc é que as suas matrizes curriculares estão em constante evolução, apresentando disciplinas inovadoras e atentas às demandas mais recentes do mercado de trabalho. Somado a tudo isso, outra estratégia da instituição é oferecer uma visão plural e multifacetada aos alunos, de tal forma que eles estejam sintonizados e preparados para atuar no mercado dentro das áreas que eles escolheram.

Cursos que se destacam pelo diálogo direto com o mercado de trabalho

Diversos cursos da Faculdade Cesusc investem no diálogo constante e direto do conhecimento universitário com as práticas do mercado de trabalho.

No curso de Administração os alunos têm vivências com o mercado para que compreendam como um ambiente empreendedor funciona na prática. Para isso, eles conhecem a realidade da profissão e do mercado de trabalho por meio de encontros com empresários, visitas técnicas às empresas da Grande Florianópolis e participando de diversos eventos ao longo do ano.

Outros dois cursos que se destacam no contato com o mercado de trabalho são a graduação em Gestão de Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Nessas formações, os professores combinam a experiência acadêmica com a vivência profissional, o que assegura uma formação alinhada às demandas do mercado.

Alguns fatores que contribuem para esse alinhamento são parcerias com empresas com Dell Computadores, Microsoft, e ainda parceiros regionais como a ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia), entre outras. Outro diferencial dessas graduações e que ajuda na inserção dos alunos no mercado de trabalho são as certificações intermediárias.

Um quarto exemplo de formação alinhada ao mercado de trabalho é dado pelos professores do curso de Design de Interiores, que são qualificados e atuantes nessa área profissional. O curso de Design de Interiores aproxima os alunos da prática profissional por meio de parcerias e da realização das mostras “Vitrine Design de Interiores Cesusc”. Nela, os alunos do curso da Faculdade Cesusc apresentam suas iniciativas para a comunidade acadêmica e para representantes do mercado de trabalho.

No curso de Direito, o corpo docente também é extremamente qualificado e tem grande experiência no mercado de trabalho, o que possibilita uma sólida formação técnica para os alunos, que têm o conhecimento das mais modernas tendências em seu campo de estudo.

Neste curso os alunos aliam teoria e prática com diversos grupos de estudo e pesquisa, bem como o Escritório de Atendimento Jurídico e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, ambos serviços gratuitos voltados à comunidade, e que auxiliam na formação acadêmica

O curso online de Gestão Comercial, por sua vez, tem uma matriz curricular apoiada em conhecimentos disciplinares e interdisciplinares, o que acaba proporcionando uma visão integral da área e preparando o profissional para encarar as mais variadas situações que podem ocorrer no mercado de trabalho.

Já o curso de Marketing apresenta um importante fator que faz diferença para a inserção dos alunos no mercado de trabalho: a inclusão da língua inglesa ao longo de todo o curso. Dessa forma, nos cinco semestres dessa graduação, o inglês está presente na matriz curricular.

Assim como ocorre nos demais cursos da instituição, os professores da graduação em Marketing também combinam a prática acadêmica com a vivência do dia a dia do mercado de trabalho. Dessa forma, os docentes do curso estão alinhados às principais tendências de mercado, contribuindo para que os alunos tenham facilidade em analisar o cenário atual da área de Marketing e para que proponham soluções ao mercado de trabalho.

O curso de Produção Multimídia, por sua vez, coloca ênfase nas atividades interdisciplinares com o objetivo de buscar uma forte associação entre a teoria e a prática da formação. Os alunos também participam do Projeto Multidisciplinar Integrador, que possibilita o entendimento completo do processo de uma produção multimídia e, consequentemente, prepara os estudantes para os desafios que enfrentarão na sua futura profissão.

Já um dos pontos fortes do curso de Psicologia da Faculdade Cesusc é o seu corpo docente extremamente qualificado, formado 100% por mestres e doutores que têm, ao mesmo tempo, grande experiência no ensino e no mercado de trabalho. A matriz curricular está sempre atualizada e atenta às melhores práticas e pesquisas da área, e outro diferencial é que os alunos do curso são incentivados a procurar oportunidades no mercado de trabalho e encontram diversas oportunidades de estágio.

O curso também mantém o Centro de Produção de Saberes e Práticas em Psicologia que possibilita a qualificação da formação profissional do Psicólogo em condições de responder adequadamente às necessidades da sociedade e do mercado de trabalho, além, de constituir uma formação voltada para a cidadania e para ética por meio dos serviços prestados à comunidade.