Três motivos para trilhar o caminho do desenvolvimento tecnológico

  • Data de publicação
    14 de outubro de 2022
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Quer crescer profissionalmente, mas ainda tem dúvidas sobre que caminho seguir? Descubra os motivos para investir no desenvolvimento tecnológico.

O profissional de marketing sabe que o objetivo de sua área é criar valor e chamar a atenção de determinado nicho, portanto ele sempre precisa estar atualizado com o mercado. Com a transformação digital surgiram milhares de formas para vender. Sendo assim, investir no desenvolvimento tecnológico está se tornando uma necessidade.

Assuntos relacionados à inovação ganham mais espaço no dia a dia, principalmente nesse setor, sob a denominação de Marketing Digital.

Se sua vontade é crescer profissionalmente e se destacar no mercado competitivo com habilidades do futuro, continue estudando. Uma Especialização em Comunicação pode influenciar na sua carreira de forma positiva e te tornar referência na área.

Para te ajudar na escolha certa, nós, da Cesusc, preparamos esse artigo com as principais informações do ramo. Nas próximas linhas, você vai encontrar o conceito das inovações tecnológicas e seu impacto no marketing. Além disso, separamos três motivos para te fazer trilhar esse caminho.

Boa leitura!

Conceito de desenvolvimento tecnológico e seu impacto no marketing

A Revolução Tecnológica é a transformação de tudo que conhecemos para a inserção em um ambiente digital. Celulares, computadores, internet e outros ganharam espaço significativo na vida das pessoas e organizações.

São tecnologias voltadas para a informação, processamento e comunicação que proporcionam uma interação entre o real e o virtual. Mais de 60% da população já vive em um mundo digitalizado e espera-se que esse número suba para 75% até 2025.

No marketing, o desenvolvimento de novas ferramentas impacta diretamente em um desempenho estratégico mais pontual e agressivo. As ações vão desde posts em redes sociais ao contato mais pessoal como o e-mail. 

Os planejamentos se baseiam em dados colhidos por meio de clientes, sites, pesquisas, estudos de público-alvo, tendências e movimentação econômica. Nessas informações são aplicadas práticas de SEO (otimização de sites para atrair tráfego de forma orgânica), gerenciamento de redes sociais, investimento em anúncios e outras ferramentas.

Uma estratégia do ramo pode ser vista da seguinte forma:

  1. Criação do conteúdo utilizado para atrair, envolver e converter o cliente;
  2. Oferta de um contato mais direto e individual a partir de um chat;
  3. Disponibilizar novos conteúdos que englobam seu produto ou serviço para diversificar a visualização;
  4. Por fim, convencer o usuário a comprar e conquistar sua fidelidade com a oferta de um bom atendimento.

Técnicas com Inbound Marketing se tornaram sólidas devido à criação de material que entrega autoridade e qualidade ao público. 

Como profissional que atua na área e está em busca de aperfeiçoamento, entender as etapas de um funil de vendas é fundamental. São soluções pensadas para cada nível de interesse: atração, conversão, relacionamento, fechamento e encantamento.

Agora que mostramos os impactos que a tecnologia apresenta, queremos reforçar sua importância. Continue lendo e conheça algumas ferramentas relevantes e os benefícios de se desenvolver digitalmente.

A importância de acompanhar as inovações tecnológicas

Se você ainda atua como assistente de marketing e deseja crescer na empresa e se diferenciar dos demais, acompanhe as tendências. Por se tratar de um campo fértil em possibilidades, quanto mais informações, maior seu diferencial.

Abaixo, dispomos três tópicos para reforçar a importância de estar conectado às novidades:

  • O conhecimento estimula a competição, pois as empresas vão procurar profissionais qualificados e que estejam atualizados com o que o mercado pede;
  • Um colaborador com desenvoltura positiva em relação às ferramentas e recursos digitais se torna mais produtivo;
  • A organização vai priorizar o profissional que, a partir do seu trabalho, agregue valor à experiência do consumidor utilizando tecnologia.

Entre as principais tendências que você precisa entender e conhecer, destacam-se:

    • Big Data: a coleta de dados e informações se tornou o ponto-chave para tomada de decisões mais assertivas e de insights poderosos;

  • Inteligência Artificial e Machine Learning: a máquina está se tornando mais autônoma em diversos processos a partir do aprendizado proposto por esses mecanismos;
  • Cloud Computing: entre as possibilidades que crescem está a computação em nuvem, essa ferramenta além de armazenar registros na rede também permite o acesso remoto a documentos, softwares e tarefas;
  • Internet das Coisas: relógios inteligentes, sistemas de comunicação avançados e muitos outros acessórios estão conectados e proporcionam a automação do nosso cotidiano.

Portanto, investir em conhecimento e desenvolvimento tecnológico se torna uma arma benéfica para sua jornada. O campo de estudo para comunicação digital pode oferecer diversas trilhas, mas sempre serão abordadas ferramentas, metodologias e recursos online.

Três motivos para trilhar esse caminho

Para uma empresa, investir em atualizações traz muitos benefícios como a redução de custo, aumento de produtividade e otimização dos processos. Para você, estudante de Marketing ou recém-formado, os motivos são outros atrelados ao crescimento profissional.

A expertise nessa área contribui para sua própria produção e gera mais oportunidades no mercado. Sobre tudo isso, esse desenvolvimento também possibilita a sua evolução dentro da organização em que está inserido. 

Vamos te explicar com mais detalhes, confira:

Expertise em tecnologias contribui com o aumento da produtividade

Quando você domina as ferramentas e os insere em sua rotina, o rendimento tende a aumentar significativamente. Isso porque está utilizando recursos que otimizam seu tempo e permitem maior dedicação para o desenvolvimento de planos e estratégias eficazes.

Mais oportunidades no mercado de trabalho

Esse conhecimento adquirido com a automação também favorece seu destaque no mercado de trabalho. Constar no seu currículo que há uma especialização na área de Marketing Digital e hardskills direcionadas faz com que o recrutador olhe com mais atenção para seu perfil.

Possibilita crescer onde você está!

Agora, se você já atua em uma empresa como assistente e está finalizando a graduação, esse passo pode ser bem-visto para a possibilidade de uma efetivação

Portanto, faça MBA em Comunicação Digital na Cesusc e garanta seu crescimento onde está! Nosso ensino está dividido em trilhas que vão te direcionar para o ramo que deseja.

Os professores atuam com autoridade nos segmentos e conduzem orientação prática. Também oferecemos 20h de laboratório e estratégias que vão consolidar sua atuação profissional.

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