Tudo o que você precisa saber sobre o ENEM!

  • Data de publicação
    15 de janeiro de 2021
  • Discussão
    Nenhum comentário

A  prova do ENEM está se aproximando e queremos ajudar você a  arrasar na prova!

 

Essa fase de ingresso no ensino superior pode ser cheia de responsabilidades, tensão e expectativas sobre o futuro, mas com todo o seu esforço, esses momentos valerão a pena.

A prova do ENEM que você está fazendo é considerada o passaporte para  universidades federais, estaduais, para ingresso sem vestibular nas privadas e até algumas universidades estrangeiras, por esse motivo  a pressão por um bom desempenho é constante.

Sabemos o quanto você deve ter estudado, afinal quem não deseja garantir uma vaga em uma das melhores faculdades do país? Muitos de vocês ainda podem ter dúvidas sobre como funciona o ENEM, e isso é super comum. Por esse motivo, vamos te ajudar trazendo as informações necessárias para entendê-lo.

O primeiro exame do ENEM foi aplicado em 1998 com o intuito de avaliar os estudantes que finalizaram o ensino médio, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Houve diversas mudanças com o passar dos anos e somente em 2009 foi atribuída a principal função pela qual ele é utilizado hoje em dia, a de ingressar nas instituições públicas e privadas de ensino superior ou  programas do Governo Federal.

Começando pelo básico

 

A prova tem várias finalidades,  a  principal é  facilitar o acesso ao ensino superior no Brasil. Além disso, dependendo da sua nota, é possível obter bolsas e financiamentos em instituições de ensino privadas, como por exemplo, a Faculdade Cesusc.

Outros exemplos de como usar a nota do ENEM são os programas como ProUni, que oferece bolsas de estudo parcial ou integral, e o Fies, um financiamento estudantil com juros menores.

O ENEM é uma forma de auxiliar muitas pessoas a realizar o sonho de fazer uma boa faculdade, inclusive quem já concluiu o Ensino Médio mas está fora da idade escolar tradicional. Alunos que ainda estão no ensino médio também podem realizar a prova como forma de treinar, mas a nota só poderá ser utilizada no último ano ou após a conclusão do ensino básico.

Há uma acessibilidade muito grande, visto que oferece atendimento especializado para candidatos com deficiência física ou intelectual, como por exemplo cegueira, surdez, dislexia, autismo, TDAH, entre outras.

Além disso, oferece atendimento específico para pessoas hospitalizadas, em tratamento de saúde, grávidas, lactantes, pessoas privadas de liberdade e idosos, que devem solicitar essas adaptações no momento da inscrição no exame.

A prova

 

A prova do ENEM contém uma redação e quatro provas objetivas, que incluem as principais áreas de conhecimento, como matemática, linguagens, códigos, ciências da natureza e ciências humanas, com 45 questões de múltipla escolha para cada prova.

As provas são feitas somente uma vez ao ano, em  2 dias, com duração aproximada de 5 horas. Nos últimos anos o ENEM recebeu mais de 5 milhões de inscritos por edição.

 

A inscrição

 

Geralmente esse período costuma ser em abril ou maio, pelo site do Inep. Na página do participante  serão requisitados dados pessoais do candidato, como CPF, data de nascimento, RG e órgão expedidor, nome dos pais, nacionalidade, naturalidade, estado civil, cor/raça, sexo e CEP. Nessa parte é necessário informar se é preciso atendimento especializado ou específico, , que deve ser comprovado por laudo médico.

O próximo passo é escolher a língua estrangeira, que pode ser inglês ou espanhol – a prova de linguagens possui cinco questões e você faz a do idioma selecionado..

Depois serão feitas algumas perguntas como se você concluiu ou ainda está cursando o ensino médio, qual a instituição de ensino onde ele foi ou está sendo realizado, ainda um questionário socioeconômico com 25 questões e por último uma solicitação dos dados para contato como telefone e e-mail.

Por fim, o candidato deve escolher em qual formato deseja realizar a prova do ENEM, entre tradicional e digital, enviar uma foto com o seu rosto e confirmar os dados. Então receberá o número de inscrição e o boleto com a taxa de inscrição, a não ser que tenha sido solicitado a isenção da taxa.

 

No dia da prova

 

Recomendamos que você se organize para chegar com antecedência o ideal é 30 minutos antes. É obrigatório levar um documento de identificação com foto, como RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho. Caso não possua nenhum desses documentos, é necessário levar um boletim de ocorrência informando roubo ou perda.

Também é obrigatório o uso de canetas individuais exclusivamente pretas e de tubo transparente, procedimento que evita colas e garante que os gabaritos sejam legíveis. Dica: leve mais de uma, já que não é possível pegar emprestado qualquer tipo de material.

É aconselhável trazer um lanche, já que  a prova dura, em  média, 5 horas. Especialistas recomendam alimentos leves para evitar problemas e necessidade de ir ao banheiro. Tenha em mente que o tempo é primordial nesse exame, ele pode ser o seu maior inimigo!

Objetos eletrônicos, por exemplo, celulares, relógios, tablets, entre outros, devem ser desligados e guardados em um envelope oferecido durante a prova. A sugestão é nem levar esses dispositivos no dia, visto que caso eles vibrem ou emitam algum som, o aplicador pode retirar sua prova e eliminá-lo do exame.

O primeiro dia a prova testa  as áreas de Ciências Humanas, Linguagens, Códigos e a redação, enquanto no segundo  contempla os cadernos de Ciências da Natureza e Matemática. Lembramos que os últimos 3 candidatos devem sair juntos e assinar uma ata.

         

Tente manter a calma

 

A maior dificuldade da prova não é  o português  ou a  matemática, mas sim os próprios candidatos. É um teste que traz  a pressão e o estresse de muita preparação, geralmente de um ano inteiro de estudos.

Por isso, no dia da prova organize sua rotina  com antecedência para evitar  imprevistos, durma e se alimente bem na véspera da prova, e foque para recordar ao máximo  os conteúdos ou as aulas para se sair bem. Caso aconteça o famoso “branco”, respire fundo, pense em outra coisa por alguns segundos e depois tente retomar o foco no assunto.

No mais, é esperar pela prova. Desejamos a todos boa sorte e nos vemos no domingo!