Pesquisa

Conheça e participe dos Grupos de Estudos e Pesquisa da Faculdade Cesusc. Interessados de outras Instituições de Ensino e empresas também podem participar.

Os Grupos de Estudos e Pesquisa são estabelecidos a partir de diretrizes pedagógicas no ensino de graduação e na extensão, com particular destaque às ações extensionistas de intervenção social, estando articuladas à análise das necessidades e implicações socioeconômicas locais, regionais e nacionais, o corpo docente e a infraestrutura existente.

Para participar, entre em contato com o(a) Coordenador(a) do Grupo de seu interesse.

Pesquisa
  • Coordenador: Prof° Ibsem Agrello Dias
  • E-mail: [email protected]
  • Contexto e temática: Utilizar os fundamentos, metodologias e ferramentas de Buniness Intelligencepara a construção de processos de coleta, organização análise e compartilhamento de informações que deem apoio a tomada de decisão por meio da construção de Modelos de Avaliação de Desempenho.
  • Encontros: Quinzenais, quartas-feiras, das 18h00 às 19h00 (início em 21/02).
  • Coordenador: Prof° Sergio Roberto Lema
  • E-mail: [email protected]
  • Contexto e temática: O GEDIS tem, entre outros objetivos, o de propiciar espaço fora da sala de aula para estudos, debates e reflexão crítica a partir do pensamento de autores e obras clássicas sobre a formação social brasileira, em perspectiva multidisciplinar, visando a complementação da formação acadêmica dos estudantes da Faculdade Cesusc. A temática transversal que motiva as leituras propostas busca entender algumas causas da (in)eficácia dos Direitos Humanos à luz da formação histórica, econômica, política, jurídica e cultural do Brasil e os desafios para uma transformação social na perspectiva da metabolização da narrativa jurídica pelo conjunto de instâncias e relações que compõem a dinâmica sócio histórica do povo e a nação brasileira.
  • Encontros: Quinzenais, quintas-feiras das 18h às 19h, na sala 13 (início em 08/03)
  • Coordenador: Prof° Samuel Martins e Prof° Leonardo Rossano Chaves
  • E-mail: [email protected] e [email protected]
  • Contexto e temática: Contextualizado no processo de formação dos Estados periféricos na América Latina, o grupo possui como tema as experiências democráticas contemporâneas e suas relações com a Constituição e garantia dos Direitos Fundamentais. Atualmente, o grupo desenvolve pesquisa crítica e interdisciplinar no âmbito do Direito Constitucional, contemplando sua relação com as teoria política de Carl Schmitt e sua contribuição para o enfrentamento dos diversos desafios apresentados `a democracia contemporânea. O jurista alemão teve seu trabalho marcado pela tentativa de justificar a origem e as formas de exercício do poder político na modernidade, sobretudo em Estados marcados pela presença de diversas correntes políticas e, consequentemente, inúmeros pontos de vista a respeito da legitimidade da ordem constitucional, de modo que a releitura de sua obra pode apresentar um novo panorama teórico para algumas das questões mais prementes de nossa contemporaneidade.
  • Encontros: Quinzenais, quartas-feiras, das 17h30 às 19h (início em 21/02).
  • Coordenadora: Profª Denise Nunes
  • E-mail: [email protected]
  • Contexto e temática: Desenvolver o raciocínio complexo dos participantes frente as mais diversas realidades apresentadas, permitindo a eles o surgimento de insights para a realização de pesquisas e estudos resultantes em trabalhos acadêmicos como, por exemplo, artigos e trabalhos de conclusão de curso.
  • Encontros: Quinzenais, quintas-feiras, das 18h às 19h (início em 22/02).
  • Coordenador: Prof° Paulo Potiara Veloso
  • E-mail: [email protected]
  • Contexto e temática: Estimular e desenvolver pesquisas e estudos críticos sobre as influências de aspectos políticos, sociais e econômicos no direito internacional público.
  • Encontros: Quinzenais, segundas-feiras às 17h45, sala 101 (início em 19/02).

 

  • Coordenadora: Profª Daniela Felix
  • E-mail: [email protected]
  • Contexto e temática: Compreender como as Mulheres foram se constituindo historicamente enquanto “seres humanos”, entre o social, o privado e as subjetividades, desde a pré-história à atualidade.
  • Encontros: Quinzenais, sextas-feiras, das 17h45 às 18h45 (início em 23/02).
  • Coordenadora: Profª Juliana Vital
  • E-mail: [email protected]
  • Contexto e temática: O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Financeira tem como preocupação básica estudar e discutir sobre o empoderamento do indivíduo por meio da independência financeira, refletindo em uma economia mais equilibrada para todos. Os encontros são pautados nos seguintes temas: Nossa relação com o dinheiro, Orçamento Pessoal e Familiar, Crédito e Endividamento, Consumo, Investimento e Economia Comportamental. A partir disso, os participantes desenvolvem pesquisas em temas convergentes com o grupo.
  • Encontros: Quinzenais, quartas-feiras, das 18h às 19h (início em 21/02).
  • Coordenadora: Profª Tânia Maris Grigolo
  • E-mail: [email protected]
  • Contexto e temática: Sofrimento psíquico e promoção da autonomia dos usuários dos serviços de saúde mental a partir dos princípios e práticas de recovery (recovery-oriented).
  • Encontros: Quinzenais, quintas-feiras das 13h às 15h (início em 22/02).
  • Coordenadora: Profª Paola Beatriz May Rebollar
  • E-mail: [email protected]
  • Contexto e temática:O Núcleo de Práticas Profissionais e Pesquisa em Design de Interiores ( Np3D) da Faculdade Cesusc desenvolve atividades de suporte para a prática profissional e projetos de pesquisas em iniciação científica. Com o objetivo de integrar professores, estudantes e comunidade as práticas profissionais vinculadas a iniciação científica promovem uma experiência interdisciplinar que contribui com o ensino desenvolvido e visa o desenvolvimento tecnológico, científico e cultural do país. As atividades do Np3D privilegiam uma formação humanista através da problematização de contextos reais onde a intervenção dos futuros designers de interiores possa encontrar soluções para problemas sociais e ambientais.

    As atividades do Np3D se organizam em uma área de concentração denominada Design e Qualidade do Ambiente Construído. Entende-se que a qualidade do ambiente construído tem relação com aspectos econômicos, equilíbrio ecológico e bem-estar humano que interagem nos espaços interiores promovendo satisfação das necessidades físicas e psicológicas. As diferentes atividades desenvolvidas devem se enquadrar em, pelo menos, uma das linhas de pesquisa: Design, Tecnologia e Inovação; Design e Cultura Brasileira; Design e Semiótica; Design Inclusivo.

  • Encontros: Quinzenais, quartas-feiras, das 18h às 19h (início em 21/02).
  • Coordenador: Prof° Gabriel Bueno
  • E-mail: [email protected]
  • Contexto e temática: Problematizar a relação existente entre os saberes da academia e a comunidade na qual ela está situada. O Grupo tem o intuito de aproximar a Faculdade CESUSC da comunidade do Distrito de St. Antônio de Lisboa, a fim de propiciar que ambas possam agregar conhecimento e colaboração uma a outra, almejando um desenvolvimento mútuo em parceria.
  • Encontros: Quinzenais, sextas-feiras, das 10h30 às 12h30 (início em 23/02).

As políticas de pesquisa e iniciação científica estão vinculadas as políticas de ensino e de extensão propiciando assim a indissociabilidade de se triple na formação acadêmica e profissional. Cabe destacar que por se tratar de uma Faculdade, a pesquisa em iniciação científica traduz a produção oriunda dos projetos ensino-pesquisa e extensão e pesquisa.

Na Faculdade Cesusc, a pesquisa e a iniciação científica visam a dois objetivos principais: sustentar as práticas de extensão e instrumentalizar a formação diferenciada dos discentes de graduação e pós-graduação. Tais objetivos são permanentes e perfazem uma política que envolve:

Grupos de ensino-extensão-pesquisa estabelecidos a partir de diretrizes pedagógicas no ensino de graduação e na extensão, com particular destaque às ações extensionistas de intervenção social, estando articuladas à análise das necessidades e implicações socioeconômicas locais, regionais e nacionais, o corpo docente e a infraestrutura existente

Integração com a política de recursos humanos e programas de capacitação docente, já que a pesquisa científica necessita de recursos humanos titulados para o seu desenvolvimento;

Constituição e atualização de grupos de ensino-extensão-pesquisa vinculados às políticas pedagógicas dos cursos de graduação da faculdade, formalmente constituídos, cadastrados e conduzidos pelos respectivos coordenadores dos grupos

Programa de iniciação científica, caracterizado pela inserção do discente, na formulação e desenvolvimento de produção técnico-científica articulada ao ensino e extensão culminando consequentemente nos trabalhos de conclusão de curso

Integração extensão-pesquisa, gerando projetos de pesquisa/ iniciação científica, voltados para a resolutividade social e comunitária;

Integração ensino-pesquisa (programa de iniciação-científica), promovendo aprendizagem e utilização de metodologias de pesquisa para a solução de problemas;

Financiamento de projetos de pesquisa, pela Faculdade e pelos órgãos públicos e privados, fomentando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia;

Divulgação dos resultados da pesquisa, por meio de mecanismos de divulgação como publicações, realização de eventos científicos e programa de auxílio à participação em congressos;

Os Grupos de Estudos e Pesquisa são estabelecidos a partir de diretrizes pedagógicas no ensino de graduação e na extensão, com particular destaque às ações extensionistas de intervenção social, estando articuladas à análise das necessidades e implicações socioeconômicas locais, regionais e nacionais, o corpo docente e a infraestrutura existente.

Na qualidade de proponente e Coordenador de Projeto, poderão inscrever-se os Colaboradores da Faculdade Cesusc e Docente vinculados aos Cursos de Graduação já reconhecidos pelo MEC.

Veja abaixo os Editais:

Revistas e publicações

No intuito de tornar possível a missão institucional da Faculdade tem em sua essência a promoção e disseminação de conhecimento, articulando as esferas práticas e teóricas em um contexto para além das salas de aula.

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