Veja a diferença entre EaD e aulas remotas

  • Data de publicação
    24 de abril de 2020
  • Discussão
    Nenhum comentário

Veja a diferença entre EaD e aulas remotas

A Educação a distância, ou seja, aulas no formato EaD, possui metodologia de ensino e materiais específicos para esta modalidade, com aulas gravadas previamente, que o aluno assiste em uma plataforma adequada para o formato, o Cesusc on-line. E, é importante destacar, conta com o acompanhamento contínuo de tutores na realização das atividades da disciplina e com o suporte do docente para tirar dúvidas e realizar as avaliações.

Já no “Regime Remoto Temporário”, formato que foi adotado excepcionalmente, neste momento, as aulas acontecem ao vivo, por videoconferência, nos dias e horários habituais, com o auxílio de ferramentas tecnológicas (TICs), e são disponibilizadas em arquivos gravados. Assim, o aluno tem contato direto com seus colegas e com o seu professor, que está presente em todo o processo de ensino-aprendizagem, aproximando-se ao máximo das aulas presenciais que praticamos. Outro aspecto importante diz respeito à diferença na sequência temporal: no ensino presencial o aluno cursa determinada carga horária durante o semestre, com disciplinas que acontecem concomitantemente; já no EaD, na Faculdade Cesusc, cada disciplina acontece sequencialmente e tem um ciclo mensal de duração, ou seja, a cada mês uma nova disciplina . 

Desta forma, a suspensão das aulas presenciais e a continuidade das atividades acadêmicas de modo remoto não significa, absolutamente, a troca de modalidade de ensino. Este regime é temporário e veio para atender os alunos, com a continuidade das aulas, seguindo Portaria do Ministério da Educação, enquanto enfrentamos o período de Pandemia da COVID-19.