Volta às aulas da Graduação 2021.1!

  • Data de publicação
    4 de fevereiro de 2021
  • Discussão
    Nenhum comentário

Bem-vindos ao semestre 2021.1!

A Faculdade Cesusc retomará as aulas, inicialmente de modo remoto (de 22 a 26 de  fevereiro/2021), e presencialmente a partir de 1º de março de 2021.

Na semana de 22 a 26 de fevereiro/2021 será a recepção para os alunos veteranos, de modo remoto e, a partir de 1º de março de 2021, começam as aulas presencialmente e também, para os calouros.

Este retorno presencial segue rigorosamente as diretrizes do Ministério da Educação. Adotamos uma série de medidas em conformidade com a Portaria SES/SED nº 983 de 15 de dezembro de 2020, primando pela segurança de nossa comunidade acadêmica e respeitando a legislação vigente.  Salientamos que havendo mudanças de parte dos órgãos reguladores e de competência para tal, realizaremos as adequações  a fim de atender integralmente às exigências para a  retomada das atividades  presenciais.

 Sobre as aulas:

1. As aulas ocorrerão simultaneamente em sala de aula e de modo  remoto.

2. Sobre as aulas presenciais:

  • 2.1. Cada sala de aula está preparada para a recepção dos alunos(as), com marcações nas carteiras, respeitando o distanciamento de 1,5m.
  • 2.2 A mesa do professor estará afastada das carteiras dos alunos(as), também respeitando o distanciamento.
  • 2.3. O professor ministrará a aula , tanto para os(as) alunos(as) presentes na sala, quanto para os que acompanham remotamente;
  • 2.4. Cada sala de aula possui a indicação de lotação máxima de ocupação, respeitando 1,5m de distância.
  • 2.5. Para as turmas em que o número de alunos é superior à lotação máxima da sala, será realizado rodízio semanal de grupos de alunos.
  • 2.6. Os grupos serão determinados de acordo com a ordem alfabética da lista de chamada da turma e respeitando a ocupação máxima da sala de aula;
  • 2.7. A lista de alunos e datas de rodízio será encaminhada antecipadamente, via Sistema Acadêmico à cada turma.
  • 2.8. Fique atento ao rodízio, só será permitida a entrada e permanência na sala de aula do aluno escalado no rodízio daquela semana.
  • 2.9. Para as turmas em que o número de alunos(as) não ultrapasse a lotação máxima da sala de aula, não será necessário o rodízio. Também encaminharemos recado no Sistema Acadêmico, se for o caso.

 

3. Sobre as aulas remotas:

  • 3.1. Todos(as) os alunos(as) que não se sentirem seguros para o retorno presencial têm a opção de assistir às aulas em casa.
  • 3.2. Os(as) alunos(as) que fazem parte do grupo de risco, de acordo com as especificações da Organização Mundial da Saúde (OMS) estarão impedidos de frequentar as salas de aula.
  • 3.3. Os(as) alunos(as) que, eventualmente, apresentam sintomas de síndrome gripal ou convivam com pessoas sintomáticas, suspeitas ou confirmadas com COVID-19 devem permanecer em casa, respeitando o período de quarentena definido pela regulação dos órgãos competentes.
  • 3.4. Os professores que fazem parte do grupo de risco ministrarão suas disciplinas no formato 100% remoto durante o semestre 2021.1. Nestes casos, comunicaremos às turmas, via Sistema Acadêmico, quais as disciplinas que serão ofertadas apenas no formato remoto.

4. Quando houver casos confirmados de COVID-19 de alunos(as)  frequentando as aulas na Faculdade, as atividades presenciais serão suspensas durante 10 (dez) dias, respeitando o período de quarentena.

5. No caso de confirmação de COVID-19 de professores(as), cada situação será analisada individualmente e as aulas poderão ou continuar de forma remota durante o necessário período de  quarentena, ou serem  suspensas  pelo mesmo período.

6. Em ambos os casos, será feita comunicação aos alunos (itens 4 e 5) via sistema acadêmico.

7. O Google Classroom é a ferramenta pela  qual os conteúdos estarão disponibilizados. Desta forma todas as disciplinas terão uma Sala de Aula virtual (como no semestre anterior) cujo código de acesso estará disponível no Plano de Ensino de cada disciplina.

8. O Google Meet é a única ferramenta pela qual  as aulas serão transmitidas ao vivo.

9. As aulas serão gravadas e estarão disponíveis aos alunos dentro da Sala de Aula virtual e/ou drive por 30 dias a contar da data da aula.

 

Ferramentas de Apoio

O Unimestre é o sistema acadêmico e o meio de comunicação oficial da Instituição, onde ocorrem a  inserção de notas, frequências, plano de ensino, recados, material de apoio, conteúdo das  aulas, entre outros;

O Google Classroom é a  ferramenta de sala de aula virtual escolhido pela Faculdade  para a realização das atividades remotas no semestre 2021.1;

O Google Meet é o aplicativo para a realização e gravação das aulas on-line-síncronas, sendo  vetado o uso de outros aplicativos.

 

Como acessar o Google Classroom, fique atento:

1 – Verifique no Sistema Acadêmico Unimestre o Planos de Ensino de cada disciplina

2- O professor vai fornecer o código da turma do Google Classroom, via recado, pelo Unimestre e, também, no Planos de Ensino (campo observações), para que você possa acessar os materiais da aula.

3 – Para saber quais disciplinas serão ofertadas de forma  presencial e/ou apenas remota, fique  atento aos recados no Sistema Acadêmico. Salientamos que todas as disciplinas terão a Sala de Aula no Google Classroom.

4 – Para acessar o Google Meet, o link está disponível no Google Classroom e você irá receber um recado no Sistema Acadêmico e/ou por e-mail do professor.

 

E, então, como participar da sua turma do Google Classroom?

  • Há duas formas de participar de uma turma (sala de aula da disciplina):
  • Participar de uma turma com um código de acesso dado pelo professor, via recado e no Plano de Ensino da disciplina; ou
  • O professor vai enviar convite para a turma por e-mail;
  • Se o navegador não estiver logado na sua conta Google, será solicitado o login Gmail (de preferência o @faculdadecesusc);
  • Ao acessar o Google Classroom, na parte superior, clique em Adicionar (+) > Participar da turma. Digite o código da turma, informado pelo professor, e clique em Participar.
  • O código da turma é composto por seis ou sete letras ou números. Por exemplo, hjhmgrk ou g5gdp1.

Dica: É necessário ter e-mail Gmail ou no domínio @faculdadecesusc.edu.br

Para obter e-mail no domínio @faculdadecesusc, solicite para: [email protected]

Dúvidas ou dificuldade de acesso ao Google Classroom, entre em contato conosco: [email protected]

 

E, principalmente, fique atento aos recados no Sistema Acadêmico!

Contamos com a sua colaboração.

Bom semestre!!!