Biblioteca

A Biblioteca Cruz e Sousa tem como missão contribuir para a produção e inovação do conhecimento, mediando acesso à informação necessária ao processo de aprendizagem, sendo base para o ensino, pesquisa e extensão voltada às demandas da sociedade.

Ciente de seu cunho social promove ações de incentivo à leitura e implementa vários projetos socioambientais.

Seu acervo está em constante crescimento, com enfoque especial nos conteúdos digitais. São mais de 45 mil itens no acervo físico, entre livros, revistas, vídeos, jogos e produção acadêmica. No acervo digital estão disponíveis 18 mil e-books em português e mais de 3 mil periódicos eletrônicos das maiores publicadoras do mundo científico.

Horário de atendimento:

Segunda à sexta: 7h45min – 22h30min

Sábados: 9h às 13h

E-mail: [email protected]

Telefone: (48)3239-2640

GUIA DO USUÁRIO BIBLIOTECA
QUEM FOI CRUZ E SOUSA

CONSULTE AS OBRAS EXISTENTES NA BIBLIOTECA DA FACULDADE CESUSC

CONSULTAR OBRAS

FAÇA RESERVAS E RENOVAÇÕES ONLINE USANDO SUA MATRÍCULA E SENHA DA BIBLIOTECA

RESERVAR OU RENOVAR

Na Biblioteca cada tipo de material encontra-se em ambientes distintos, conforme layout disponível.

Acervo geral: livros técnicos e legislação comentada;
Monografias: Trabalhos de conclusão de curso de Graduação e Pós-Graduação da Instituição;
Referência: dicionários, e enciclopédias;
Legislação: estatutos e códigos, e todo tipo de legislação integral;
DVD: técnicos e de lazer;
Literatura: literatura brasileira e estrangeira;
Periódicos: revistas e jornais.
Para obter uma listagem dos periódicos que atendem a um curso utilize o terminal web SophiA.
Na busca rápida selecione “Assunto” e na caixa de busca insira a área geral de conhecimento desejada seguida do termo “periódicos”.
Exemplo:

Arquitetura periódicos
Contabilidade periódicos
Design periódicos
Direito periódicos
Informática periódicos
Gestão periódicos
Inovação periódicos
Marketing periódicos
Psicologia periódicos
Utilize o filtro por tipo de material para selecionar os periódicos impressos  ou os periódicos eletrônicos (eJournals).

RELAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO DIVIDIDA POR ÁREA

 

Portal de periódicos Ebsco: A EBSCO é o principal agregador de bases de dados do mundo. As bases assinadas pela Cesusc são: Academic Search Elite, Business Source Elite, Fonte  Acadêmica, Legal Source e Regional Business News. Ao todo são mais de 3 mil títulos de periódicos e 70 mil documentos.

BV Pearson: Coleção de e-books das editoras Pearson, Contexto, InterSaberes, Casa do Psicólogo, Papirus, Cia. das Letras, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Blucher, Atheneu e outras. Mais de 8 mil livros disponíveis em português. Acesso através do Unimestre ou pelo catálogo da Biblioteca.

Minha Biblioteca: Coleção de e-books das editoras Atlas, Saraiva, Grupo GEN (Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica Forense, Método, LTC, E.P.U. e Forense Universitária) e Grupo A (Bookman, Artmed, McGraw-Hill, Penso). Mais de 10 mil livros disponíveis em português. Acesso através do Unimestre ou pelo catálogo da Biblioteca.

Biblioteca de Links: Lista selecionada de sites e fontes de pesquisa com informação científica de acesso livre.
https://tagpacker.com/user/biblioteca.cesusc

RELAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO DIVIDIDA POR ÁREA

O regulamento da Biblioteca da Faculdade Cesusc estabelece parâmetros de funcionamento, serviços, procedimentos e dá outras disposições. Consulte o regulamento na íntegra no arquivo abaixo.

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

O presente documento estabelece parâmetros que norteiam o desenvolvimento de coleções, seleção/aquisição e desbastamento de documentos para composição do acervo da Biblioteca da Faculdade.

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

Como fazer a solicitação de empréstimo:

Como buscar no acervo da Biblioteca:

Como acessar o acervo da Biblioteca Online:

Como renovar o empréstimo de um livro:

Como trocar a senha do sistema da biblioteca:

Como acessar as bibliotecas virtuais:

NORMAS ABNT

Normas ABNT – 1 – Margens e Sumário – Monografia

Normas ABNT – 2 – Artigo Científico

Normas ABNT – 3 – Citação + Referências

Normas ABNT – 4 – Paginação

Orientações básicas sobre como formatar trabalhos acadêmicos a partir das normas ABNT e APA.

Todos Trabalhos de Conclusão de Curso são encaminhados à Biblioteca, porém só estão disponibilizados os arquivos com autorização expressa do autor para publicação. A Biblioteca possui arquivos digitais dos trabalhos a partir de 2006.

As multas por atraso na devolução dos materiais emprestados são computadas na forma de pontos, que são acumulados da seguinte forma: um ponto a cada dia de atraso na devolução de cada obra, descontando-se sábados, domingos e feriados.

Cada 5 pontos correspondem a R$1,00. É possível acumular até 10 pontos sem prejuízo dos serviços de circulação. A partir do 11 º ponto os serviços de empréstimo, renovação e reserva ficarão suspensos até regularização.

As multas podem ser pagas em dinheiro, diretamente no balcão da Biblioteca.

Mas também poderão ser convertidas em pena alternativa:

Troca por livros: novos ou usados, desde que em ótimo estado de conservação e cuja temática seja de interesse da Biblioteca

Troca por itens para doação: os itens arrecadados são repassados a entidades carentes. São várias campanhas ao longo do ano. Confira abaixo a campanha ativa no momento.

CAMPANHA JULHO – DEZEMBRO 2020

 

CONVERSOR DE PONTOS EM DINHEIRO

Caso prefira compensar a pena em dinheiro, use o conversor de pontos. Basta arrastar para os lados até a quantia de pontos desejados e o valor em reais será atualizado automaticamente.

PONTOS ACUMULADOS
VALORES EM REAIS

A Biblioteca da Faculdade CESUSC possui diversos projetos voltados às comunidades acadêmica e externa.

Os mesmos buscam atender alguns dos principais valores e princípios do CESUSC, como por exemplo o de Responsabilidade social e a sustentabilidade, pois os projetos desenvolvidos concretizam a interdependência existente entre os diversos componentes sociais envoltos nas comunidades interna e externa ao campus efetivada por meio do incentivo a leitura e a informação, fomento a cultura e a expressão artística, além de estimular um caráter cooperativo, colaborativo e social com diversas campanhas.

O Projeto Livros Livres foi criado pela Biblioteca para proporcionar a continuidade de acesso ao acervo aos alunos egressos da Faculdade.

Por meio do programa, estes se tornam usuários na categoria denominada ‘sócios’ da Biblioteca, com acesso para empréstimo domiciliar a livros do acervo geral, de literatura, DVD’s, referências, monografias e periódicos. Com isso, pretende-se estimular a prática da pesquisa e fomentação de produção do conhecimento sem restringir condições para que isso aconteça, além de possibilitar ao egresso uma continuidade de vínculo com o universo da Faculdade, sendo assim, tem-se mais uma maneira de conduzir a cidadania e responsabilidade social por meio do fomento e produção de conhecimento. Para realizar o cadastro, os usuários devem comprovar o término do curso de graduação ou pós-graduação na Faculdade.

A responsabilidade pela condição de empréstimo e devolução é acordada no momento da matrícula com o próprio usuário. Dados como e-mail e telefone são obrigatórios e um novo número (matricula) é atribuído para acesso a conta, considerando o ano letivo acrescido de mais três números que correspondentes a sequencia de cadastro, exemplo: 201001.

OBJETIVOS
– oportunizar, aos egressos da faculdade, acesso a estrutura da biblioteca;
– fomentar a produção técnico-científica.

O espaço tem a expectativa de ampliar a “Biblioteca” para além dos livros e leitura e oportunizar aos seus usuários e visitantes um espaço com apreciação cultural e artística em suas diversas manifestações visuais. Além disso, pretende-se estimular a prática da pesquisa e fomentação de produção do conhecimento ao considerar a temática exposta, sendo esta mais uma maneira de conduzir a cidadania e responsabilidade social através do lúdico dentro de espaço considerado acadêmico.

A ideia básica do programa é fomentar os segmentos de disseminação da cultura – produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão, abrangendo as seguintes temáticas para exposição: arte popular, artes visuais, dança, letras, música, patrimônio cultural e teatro. Além disso, pretende-se criar um espaço para o lançamento e divulgação de livros à comunidade.

Principais Objetivos

.: Criar um espaço alternativo para expor todos os tipos de obras de arte;
.: Promover a cultura do uso da Biblioteca;
.: Oportunizar maior acesso dos acadêmicos e comunidade externa aos bens culturais;
.: Proporcionar momentos culturais;
.: Resgatar valores de responsabilidade coletiva e apreciação de obras de arte de diversos tipos;
.: Incentivar a pesquisa da diversidade cultural e dos processos de criação.

 

O Epopeia Literária no Terminal de Ônibus de Santo Antônio de Lisboa consiste na alocação de um quiosque de autoatendimento, aberto 24 horas no Terminal situado ao lado da Faculdade. O usuário retira a obra que desejar e devolve assim que terminar a leitura. São feitas algumas recomendações como levar um livro por vez, não ficar muito tempo com o livro em casa, manter o quiosque organizado, entre outras.

A iniciativa teve início no dia 31 de outubro de 2007, com ampla divulgação na mídia e com o apoio da Secretaria de Transportes da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Para que seja sustentável, o Projeto conta com a parceria de todos.

Caso você tenha livros que não estão sendo utilizados e podem ser doados, basta levar a Faculdade CESUSC, aos cuidados da Biblioteca.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail .

O Projeto “Literatura Mais Vendidas” consiste na aquisição das obras consideradas mais vendidas na atualidade seguindo a relação dos títulos propostos por revistas de circulação geral, livrarias e sites de cultura e literatura.

Os livros são adquiridos mensalmente através do Programa Penas Alternativas e tem como principal objetivo estimular a leitura de obras que não sejam estritamente técnicas, através da exposição destes e da atualização constante do acervo.