Egresso, graduando e pós-graduanda em Direito da Faculdade Cesusc vencem a competição Lawtech Floripa Hackathon

  • Data de publicação
    17 de julho de 2018
  • Discussão
    Nenhum comentário

Egresso, graduando e pós-graduanda em Direito da Faculdade Cesusc vencem a competição Lawtech Floripa Hackathon

O egresso do curso de Direito da Faculdade Cesusc, Lucas Pereira Raimundo Winter (formado em 2017), o graduando do curso de Direito Guilherme Bauer Schauffert e a pós-graduanda em Direito Empresarial e Societário Mariana May Sangoi conquistaram na semana passada o primeiro lugar no Lawtech Floripa Hackathon, uma maratona de desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado jurídico. A competição aconteceu em junho e destaca-se por ser multidisciplinar.

A equipe vencedora criou a 91guias, uma plataforma que centraliza, descomplica e proporciona mais segurança na emissão de guias judiciais. “O processo de criação desta solução nasceu com a identificação de uma dor recorrente de nós, advogados, que é a insegurança, perda de tempo e falta de padronização nos sistemas usados para emissão de guias judiciais. Existem 91 tribunais no país e cada um deles têm seu próprio mecanismo, layout e regras para emissão destas guias. Isso faz com que o usuário perca muito tempo entendendo as peculiaridades de cada sistema”, explica o egresso Lucas Winter.

O usuário responde algumas perguntas (tipo de guia, número do processo, e CPF/CNPJ da parte que deseja fazer o recolhimento) e a partir destes dados, um robô faz o restante do trabalho e, em segundos, é fornecida a guia desejada. “Agora, passada a competição, já estamos trabalhando na versão para o usuário final e, inclusive, recebemos intenções de parceria de outras lawtechs”, destaca.

As áreas do direito e da tecnologia são duas paixões do egresso. Após a conclusão do curso de Direito na Faculdade Cesusc ele iniciou uma Pós-Graduação em Direito Digital e Compliance. O passo seguinte foi criar, em parceria com outros advogados e empresários, o capítulo catarinense da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L). “Daí em diante, ‘a coisa’ se tornou mais séria. Meu engajamento com o assunto deixou de ser somente por paixão para se tornar uma oportunidade de negócio. Os impactos são muitos e alcançam todos os âmbitos do universo jurídico. As lawtechs, em geral, visam otimizar o tempo dos operadores do direito e fornecer ferramentas para facilitar o fluxo de trabalho”, completa.

Segundo Lucas, o uso das tecnologias é uma realidade em seu dia a dia de trabalho e entre elas estão os Crawlers, para receber intimações de processos e encontrar jurisprudências para fundamentar as petições; um ERP, para gerenciar os processos e facilitar a gerência do fluxo de trabalho; Timesheet, para saber quanto foi gasto na confecção de um contrato, além de plataformas para contratação de advogados correspondentes e um software de gestão e automação de documentos (GED). “Inicialmente, eu via estas tecnologias como custos adicionais. Hoje, entendo a importância e o impacto positivo que elas geram na minha rotina”, finaliza.