Comissão própria de avaliação (CPA)

Entre as atribuições da CPA podemos destacar: a condução dos processos de avaliação internos da instituição, tabular e divulgar os resultados da avaliação interna, bem como elaborar relatório para consulta da comunidade acadêmica e externa.

Os principais objetivos da CPA são: promover a participação de toda a comunidade no processo de avaliação institucional; apontar as potencialidades e as limitações da Faculdade em suas políticas acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão), políticas de gestão e infraestrutura.

Na Faculdade Cesusc a CPA é composta pelos diferentes segmentos da comunidade acadêmica como, corpo técnico-administrativo, corpo docente, corpo discente e representante da sociedade civil.

Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), toda instituição concernente ao nível educacional em pauta, pública ou privada, constituirá Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

PRESIDENTE DA COMISSÃO
Professor José de Araújo Filho (Psicologia)
CORPO DOCENTE
Professor Rejane Costa (Administração)
Professor Ruben Rockenback Manente (Direito)
CORPO TÉCNICO - ADMINISTRATIVO
Edna Cristina Siqueira
Eduardo A. Magagnin
Estefanía Menéndez
CORPO DISCENTE
Lorenzo Emanuelli Furlan (Direito)
Priscila Moura Werlang (Psicologia)
Vanessa Ciconi (Administração)
REPRESENTANTE SOCIEDADE CIVIL
Genésio Claudio Suene (Associação de Moradores de Santo Antônio de Lisboa)

Os instrumentos de Autoavaliação têm por finalidade verificar, por meio de seus 5 (cinco) Eixos Estruturantes, as dimensões, as categorias e os indicadores presentes no Projeto de Avaliação Institucional da Faculdade (PAIF), que são eles: Planejamento e Avaliação; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; Infraestrutura.

As orientações e os instrumentos propostos na Autoavaliação fundamentam-se na legislação educacional vigente (Lei 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e a Lei 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES) e reforçam o compromisso da Faculdade Cesusc com a qualidade de todos os serviços que oferece para a sociedade.

Para atingir os cinco Eixos Estruturantes da Autoavaliação a Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem realizado avaliações semestrais e anuais com a comunidade acadêmica. Confira abaixo os processos de coletas de dados das Avaliações Institucionais.

PLANO DE AVALIAÇÃO

Envolvidos

  • Direção Institucional
  • Coordenações de Cursos
  • Gestores Técnico-administrativos

Modalidade

  • Análise Documental
  • Análise Documental
  • Análise Documental

Periodicidade

  • Anual
  • Anual
  • Anual

Envolvidos

  • Corpo Discente
  • Corpo Docente

Modalidade

  • Questionário
  • Questionário

Periodicidade

  • Anual
  • Anual

Envolvidos

  • Corpo Discente
  • Corpo Docente
  • Corpo Discente (Pós-Graduação)
  • Egressos

Modalidade

  • Questionário
  • Questionário
  • Questionário
  • Questionário

Periodicidade

  • Semestral
  • Anual
  • Semestral
  • Bianual

Envolvidos

  • Corpo Discente
  • Corpo Docente
  • Corpo Discente (Pós-Graduação)
  • Corpo Técnico-administrativo

Modalidade

  • Questionário
  • Questionário
  • Questionário
  • Questionário

Periodicidade

  • Semestral
  • Anual
  • Semestral
  • Anual

Envolvidos

  • Corpo Discente
  • Corpo Docente
  • Corpo Discente (Pós-Graduação)
  • Corpo Técnico-administrativo

Modalidade

  • Questionário
  • Questionário
  • Questionário
  • Questionário

Periodicidade

  • Semestral
  • Anual
  • Semestral
  • Anual
Fonte: CPA

A CPA tem adotado um processo de divulgação que consiste em 4 (quatro) momentos importantes, além da divulgação à comunidade acadêmica e externa do período de Avaliação Institucional:

Após a conclusão da coleta de dados das avaliações realizadas pelos discentes, docentes e técnico-administrativos, verifica-se a validade quantitativa das respostas e disponibiliza os seus resultados aos gestores, num período concomitante ao procedimento de análise dos resultados, a fim de possibilitar a participação dos mesmos no processo de análise parcial e de viabilizar medidas de resolução em tempo hábil;

Após a etapa de validação das respostas/resultados preliminares e da análise parcial, disponibiliza-se os resultados aos segmentos avaliados em tempo hábil para que os mesmos, particularmente o corpo docente, possam de posse dos resultados ter uma referência para buscar melhorias na sequência do desenvolvimento da dinâmica acadêmica;

Elaboração de relatório anual da Autoavaliação que consiste em analisar todos os resultados estabelecendo parâmetros de inter-relações entre os resultados obtidos pelos diversos segmentos da comunidade interna e externa envolvida no processo;

Tornar público à comunidade acadêmica uma síntese do relatório anual destacando os principais pontos positivos e aqueles aspectos que requerem ações de melhorias institucionais.

EXAME NACIONAL DO DESEMPENHO DO ESTUDANTE (ENADE)

Curso Conceito 2009 Conceito 2012 Conceito 2015

Administração

4

4

4

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

-

-

-

Design de Interiores

-

-

3

Direito

3

4

5

Psicologia

-

4

5

Fonte: CPA

ÍNDICE GERAL DE CURSOS (IGC)

Período IGC Faixa IGC Contínuo

2009

3

2,814

2012

4

2,998

2015

4

3,073

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A próxima Avaliação Institucional para Discentes e Docentes ocorrerá entre os dias 05 a 31 de outubro de 2017. A avaliação será em duas etapas:

Etapa 1
De 05 até 20 de outubro de 2017
Etapa 2
De 21 até 31 de outubro de 2017

OBS.: Durante o período de Avaliação Institucional o Sistema Acadêmico será parcialmente bloqueado para visualização de notas e frequências, até a conclusão do preenchimento do questionário. O bloqueio ocorrerá em dois momentos, no início de cada Etapa (1 e 2). Ao preencher a Avaliação Institucional o Sistema Acadêmico voltará ao normal.

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